A APLICAÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Barros, M.M.P. (IFTO) ; Carvalho, R.F. (IFTO) ; Alexandre, G.P. (IFTO) ; Rosa, A.C.F. (IFTO)

Resumo

Este resumo apresenta a experiência vivenciada por dois discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)-Campus Paraíso do Tocantins, durante o Estágio Supervisionado. O objetivo está pautado na utilização dos jogos lúdicos de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para um novo olhar dos alunos para disciplina de Química. O estágio foi realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, estes não compreendiam conceitos básicos como os diferentes elementos químicos e as substâncias, produtos Ácidos e Básicos. Com a aplicação dos jogos, teve-se maior facilidade em trabalhar os conteúdos de química devido os alunos se encontrarem mais motivados e conseguirem relacionar os conteúdos com cotidiano.

Palavras chaves

Jogos lúdicos; ensino-aprendizagem ; estágio supervisionado

Introdução

As atividades referentes ao período de estágio supervisionado obrigatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)- Campus Paraíso do Tocantins, do Curso de Licenciatura Plena em Química, foram realizadas no Centro de Ensino Médio Diaconízio Bezerra da Silva - (ETI) na turma de 2° ano do (EM). Segundo Silva e Schnetzler (2008), o Estágio Supervisionado se constitui da formação teórica com a vivência profissional, que compõe-se de uma interação constante entre o saber e o fazer. A falta de interação dos alunos 2° do ensino médio com a disciplina de química não sabendo relacionar os conteúdos com cotidiano, não tendo nenhuma relação familiar, apenas decorar fórmulas e conceitos é uma dificuldade de ensino-aprendizagem na escola, precisando de estratégias que dinamize as aulas. Diante da realidade vivenciada em sala de aula, teve-se o interesse da aplicação de jogos didáticos, procurando oferecer estímulo ao aprendizado de Química, com iniciativa espontânea dos alunos, através de jogos que permitam a aplicação do conhecimento e a fixação do conteúdo e avaliar o desenvolvimento do mesmo após a aplicação do jogo. Os jogos didáticos envolve a motivação, gerada pelo desafio do jogo, acarretando o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, a avaliação das decisões tomadas e a familiarização com termos e conceitos apresentados no jogo. Do ponto de vista do professor, os jogos permitem identificar erros de aprendizagem e atitudes e dificuldades dos alunos (SANTOS; MICHEL, 2009). Dessa forma, o objetivo deste trabalho está em facilitar o processo de ensino-aprendizagem, de forma a deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas, contribuindo para um novo olhar dos alunos da rede pública para disciplina de Química.

Material e métodos

O Estágio Curricular Supervisionado com regência de 6 horas, foi realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio com 25 estudantes com média de idade de 15 anos na Escola de Tempo Integral-Diaconízio Bezerra da Silva no período de 26 de setembro a 10 de março de 2017. Os conteúdos trabalhados na regência foram: Termoquímica e Equilíbrio Químico (equilíbrio iônico da água: pH e pOH). Os materiais adotados foram: quadro branco, pincel, apagador, retroprojetor, computador, 02 jogos lúdicos. As aulas foram, em sua maior parte, expositivas e algumas vezes com experimentação. A aplicação deste recurso metodológico foi realizado em dois dias diferentes, cada jogo tomou 60 minutos para sua aplicação, foi aplicado para todos os alunos, pois se encontravam com dificuldade na aprendizagem. A atividade foi iniciada com uma explanação da Química Geral, abordando os assuntos específicos dos jogos, Tabela Periódica, Ácidos e Bases. De acordo com cada conteúdo evidenciou as regras dos jogos de forma a estimulá-los a curiosidade. Esperou-se que através desta observação, estes estudantes conseguissem realizar a atividade proposta.

Resultado e discussão

Utilizou-se para o ensino de química, o jogo da Adivinhação e Baralho Ácido + Base: O lúdico como auxílio para demonstrar o pH relacionado com cotidiano, para o ensino de Química Geral. O Jogo da Adivinhação contêm 57 envelopes que dentro estão pistas dos elementos Químicos relacionadas ao cotidiano, especificando um tipo de elemento, a professora cedeu algumas dicas para os alunos relacionadas com cotidiano e os mesmos tentaram adivinhar qual elemento estava se referindo. Aquele que acertou maior número de elementos ganhou. O Jogo Ácidos e Bases contêm 35 cartas variadas medindo o valor do seu pH, com a imagem de cada produto. Cada jogada continha dois participantes, que tiravam três cartas do baralho. Em sequência cada aluno jogava uma carta, e a que identificava maior pH ganhava a partida. Assim aquele que acabou primeiro as cartas em mãos, finalizou a jogada e venceu. Por fim a professora pediu para que eles relacionassem os produtos e substâncias identificados nas cartas com seus devidos pH e qual a importância deles para vida. Durante a execução dos jogos, os alunos demonstraram dificuldades em associar os nomes dos elementos químicos com seus respectivos símbolos e a compreender a acidez e alcalinidade de substâncias e produtos. Os estudantes foram motivados a continuarem com as jogadas e o professor esclareceu os erros cometidos pelos alunos no decorrer das mesmas. O aumento da participação dos alunos na aula instigou a curiosidade, os questionamentos e entendimento do conteúdo. Depois da aplicação dos jogos verificou uma maior interação entre os alunos e a familiarização dos mesmos com os conteúdos de Química. Estes resultados foram possíveis devido ao ambiente de aprendizagem descontraído e informal proporcionado pelo jogo didático.

Conclusões

Enfim, a utilização dos Jogos da Adivinhação da Tabela Periódica e o Ácidos e Bases, reforçou um dos temas mais comentados pedagogicamente, que é a humanização das ciências exatas, que chega a ser abstrata para os alunos e com o uso das peças tornou-se mais claro o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de Química. A ação conseguiu mostrar aos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química que a forma tradicional de ensino não cumpre a meta principal, que é a aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

SANTOS, A. P. B.; MICHEL, R. C. Vamos jogar uma suequímica? Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 179-183, 2009.

SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P.; Concepções e Ações de Formadores de Professores de Química sobre o Estágio Supervisionado: Propostas Brasileiras e Portuguesas. Química Nova, v.31, n.08, p. 2174-2183, 2008.

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