ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA NO IFMA CAMPUS CODÓ

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Morais Neto, M.D. (IFMA) ; Andrade, E.R. (IFMA) ; Rojas, M.O.A.I. (IFMA) ; Meireles, W.B. (IFMA) ; Nobre, E.M.C.S. (IFMA) ; Cordeiro, M.R. (NEYDE MAGALHÃES ARAÚJO) ; Fernandes, I.A. (IFMA) ; Diniz, G.P. (IFMA) ; Cavalcante, K.C. (IFMA) ; Marques, I.S. (IFMA)

Resumo

O estágio apresenta-se como um espaço de aprendizado que articula as habilidades adquiridas no meio acadêmico com o campo de atuação pretendido pelo discente. Nesse contexto, a pesquisa buscou avaliar as contribuições formativas do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Codó. Os resultados mostraram que a maioria dos discentes acreditam que esse tem um real impacto na formação acadêmica e profissional, entretanto, precisa ser melhor estruturado, uma vez que possui uma grande carga horária, e não garante um profissional que o mercado busca. Podemos assim dizer que o estágio é indispensável a formação acadêmica, enquanto componente curricular, entretanto é necessária uma revisão na forma como é aplicado, baseado no tipo de profissional que o mercado busca.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; Formação Profissional; Licenciatura em Química

Introdução

O estágio pode promover o desenvolvimento das capacidades didáticas e metodológicas do licenciando ao possibilitar a interação com o ambiente escolar uma vez que fornece o espaço para exercício do processo de ensino e aprendizagem. Esta afirmação é sustentada pela legislação brasileira ao declarar que “o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (BRASIL, 2008). Além desta possibilidade permite também o exercício de investigação do processo ensino aprendizagem. Quanto a isso, Feldkercher (2010) afirma que no processo de estágio, o licenciando irá desenvolver atividades concernentes a competência profissional que nortearão sua noção sobre o ambiente escolar e seu desenvolvimento como professor. Em razão do exposto foi efetuada a avaliação das contribuições formativas do Estágio Supervisionado no IFMA Campus Codó, como uma forma de compreender se esse é suficiente para concluir a formação do profissional que o mercado busca. Nesse contexto, a investigação teve como objetivo avaliar a visão dos discentes do curso de Licenciatura em Química do IFMA Campus Codó sobre as contribuições formativas do Estágio Supervisionado I, II e III, e através dos dados obtidos verificar em que pontos os discentes acreditam que este possa ser melhorado.

Material e métodos

Foi elaborado um questionário com 5 perguntas fechadas e 2 abertas, sendo escolhido alunos concluintes do Estágio Supervisionado I, II e III nos anos de 2015/2016. Para ter acesso aos alunos concluintes, o questionário foi disponibilizado online, utilizando a plataforma do Google Formulários, após este procedimento foi enviado o link para que os discentes pudessem responder tendo dado a estes um determinado tempo, totalizando 17 alunos das turmas de Licenciatura em Química. Após constatado o preenchimento dos dados, o próximo passo foi analisar e discutir os resultados já tabulados pela própria plataforma do Google.

Resultado e discussão

O estágio, enquanto espaço de definição profissional, instiga o discernimento sobre a indissociabilidade que articula a formação teórica e prática (MARRAN, 2011). Isso estimula o licenciando a definir estratégias enquanto futuro profissional em formação, pois 100% concordam que o Estágio Supervisionado apresenta um real impacto direto na sua formação acadêmica/profissional, como em uma das respostas, “permitiu verificar a teoria na prática” (A13). Quanto às contribuições do estágio supervisionado na formação acadêmica/profissional, praticamente todos disseram que puderam ter uma noção da realidade que o profissional da licenciatura enfrentará, afirmado por 88,2% dos discentes, e dessa forma traçar metas e metodologias a serem executadas que se adequem a cada realidade vivenciada. Ou seja, é imprescindível desenvolver nos licenciandos, futuros professores, a capacidade de conhecer e compreender o espaço escolar, ambiente onde ocorre o ensino e a aprendizagem, bem como o meio em que ela se insere (PIMENTA e LIMA, 2006, p.20). Sobre melhorias, ressaltaram que deveria ser somente um período de observação e outro de regência, pois está dividido em estágio I e II com 90h e estágio III (225h), ou seja, “o estágio na grade do curso de Química está dividido em três estágios, o que se torna cansativo” (A09). Baseado nisso, 58,8% disseram que a estrutura do Estágio Supervisionado está mal distribuída, caracterizado pelo fato de que 64,7% não sentiram refletir as expectativas iniciais ao término do estágio, bem como 76,5% afirmaram que esse não é suficiente para formar o profissional que o mercado busca, havendo assim a necessidade de uma reformulação curricular que traduza a real necessidade do discente, bem como as reais contribuições a que o Estágio Supervisionado se destina.

Conclusões

A análise dos resultados mostraram que, apesar dos alunos entenderem que o Estágio Supervisionado é indispensável à formação do profissional docente, este ainda não dá bases metodológicas suficientes e nem prepara na sua totalidade o licenciando, sendo assim necessário uma reformulação tanto na estrutura curricular, como na forma com que é aplicado, pois, a maioria dos alunos dizem que é desnecessário a grande carga horaria e a forma que o Estágio Supervisionado está distribuído na grade curricular do curso de Licenciatura em Química no IFMA Campus Codó.

Agradecimentos

Ao IFMA pela concessão do estágio

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Brasília, set. 2008. Extraído de: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm > Acessado em 25.07.17

MARRAN, A. L. Estágio curricular supervisionado: Algumas reflexões. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. In: 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2011. p. 1-13. Extraído de: < http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0042.pdf > Acessado em: 25.07.17

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. nº 3 e 4. 2006. p.5-24

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