ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: ESTUDOS DOS GASES

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, A. (UEPA) ; Guedes, G. (UEPA) ; Machado, D. (UEPA)

Resumo

Acredita-se que as aulas de química precisam de suportes necessários para se tornar mais atrativas e compreensivas aos alunos, desse modo, uma das soluções seria que os professores trabalhassem a história da ciência (HC) nos conteúdos de química, visando principalmente deixar o ensino de química mais compreensível através da contextualização. O presente trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa investigativa em três livros da biblioteca da universidade do estado do Pará, campus Belém, visando identificar como a história da ciência é abordada no conteúdo que relatam os estudos dos “gases”. Utilizou-se para a análise da HC nos três livros os critérios descritos por Carneiro e Gastal (2005), que são: Histórias Anedóticas; Linearidade; e Ausência do contexto histórico.

Palavras chaves

História da ciência; Livros didáticos; Estudo dos gases

Introdução

Segundo os parâmetros nacionais curriculares (PCN), na escola, de modo geral, o alunado tem se deparado com um conhecimento particularmente acadêmico, sobretudo através da transmissão de informações, a qual supõe que os estudantes, memorizando-as, adquiram conhecimento. (Brasil, 1999). Acredita-se que as aulas de química precisam de suportes necessários para se tornar mais atrativas e compreensivas aos alunos, desse modo, uma das soluções seria que os professores trabalhassem a história da ciência nos conteúdos de química, visando principalmente deixar o ensino de química mais compreensível através da contextualização, e mostrar, através das relações entre o presente e o passado, o que é ciência; como ela ocorre e que a mesma não é algo isolado. De acordo com Gastal (2006), não é suficiente ensinar só os conteúdos de ciências, mas sim, fazer a abordagem da história de ciências nos livros didáticos e nas escolas, pois através dessa abordagem, os alunos iram entender melhor como os cientistas chegam a um conhecimento, ou seja, vão compreender como o conhecimento científico é produzido no decorrer dos anos.

Material e métodos

O presente trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa investigativa em três livros da biblioteca da Universidade do Estado do Pará, campus Belém. Livros estes que se encontram a disposição dos alunos da universidade e apresentam um vasto corpo de conteúdos com abordagens significativas. Para a pesquisa foram selecionados os livros: Atknis e Jones (2006); Russell (1994), livros estes de nível acadêmico e bastante utilizados pelos alunos, e Bianchi, Albrecht e Maia (2005) de nível de ensino médio, mas também utilizados no ensino superior. Estes três livros foram selecionados de forma aleatória dentre os livros de química que estão à disposição dos alunos na biblioteca da universidade. Como se pode observar, os livros apresentam datas de publicação em anos diferentes, tendo como Russell (1994) o mais antigo e os outros dois mais recentes. O desenvolvimento da investigação nos livros escolhidos e mencionados anteriormente foi de cunho qualitativo. Esta pesquisa qualitativa não está a preocupasse com representações numéricas, mas sim, com o estudo aprofundado característico da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc. (GERHARDT e SILVEIRA, 2009).Diante de vários aspectos e métodos utilizados para a realização de um estudo científico, utilizamos para a produção deste trabalho os critérios descritos por Carneiro e Gastal. Podemos destacar estes critérios sendo: Histórias Anedóticas; Linearidade e Ausência do Contexto Histórico.

Resultado e discussão

A seguir é apresentado o resultado de análises levando em consideração os critérios ou categorias descritas por Carneiro e Gastal (2005). Histórias Anedóticas: Ao ser realizado as Leituras e analises do conteúdo nos três livros foi possível retirar momentos históricos que se remetem a categoria Histórias Anedótica. Pois, estes momentos ou episódios que se centralizam em biografias de autores que relatam personagens históricos da ciência, assim, destacados no livro Química Geral, os cientistas Torricelli e Avogadro. Mas apesar de trazerem esta abordagem biográfica eles não problematizam historicamente de maneira mais profunda a inserção das grandezas na química; Linearidade: A sucessão de momentos históricos apresentados nos livros vem ser uma genealogia, desde as origens até os dias atuais, que leva a ideia de linearidade. É como se o conhecimento científico atual fosse sempre o resultado linear de conhecimentos preexistentes. Percebeu-se que os livros analisados trazem relatos de momentos históricos distintos, mas de forma linear e acumulativa. Isso é perceptível no livro Química Geral (p.179) em que o postulado 2 deixa claro que a continuidade de uma linha de raciocínio de Robert Brown; Ausência do contexto histórico mais amplo: De acordo com Carneiro e Gastal (2005), nessa categoria a ciência é enfatizada como algo fechado, a qual não sofre influência de questões sociais, culturais e políticas. Nas análises desenvolvidas nos três livros didáticos não detectou em momento alguma essa categoria da história da ciência, pois não se observou nos estudos dos gases fatores sócio cultural que viessem a interferir na linha de pensamento dos cientistas da época. Destacando assim, a ciência como algo isolado que não sofre interferência alguma.

Conclusões

Foi possível perceber através da análise feita nos livros didáticos citados anteriormente, que a história da ciência está presente em cada um deles, porém é apresentada de forma simplificada. Nos livros a HC é abortada, na maioria das vezes, simplesmente através de nome de um cientista importante acompanhado de uma data. Mas apesar de trazerem esta abordagem biográfica eles não contextualizam e nem problematizam historicamente como se desenvolver o conhecimento cientifico.

Agradecimentos

Referências

ATKNIS, P.; JONES, L. Princípios de Química. 3º edição Porto alegre: Bookman, 2006.
BIANCHI; ALBRECHT; MAIA. Universo da Química. 1º edição – São Paulo, 2005.
CARNEIRO, M. H. S.; GASTAL, M. L. História e filosofia das ciências no ensino de biologia. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005. Disponível em< http://www.scielo.br>. Acesso em: 09 de dezembro de 2016.
GASTAL, M. L. As contribuições da História da Ciência e Filosofia da Ciência para a Educação. Eixo: Biologia, sociedade e conhecimento, 2006. Disponível em<www.lume.ufrgs.b>. Acesso em: 10 de dezembro de 2016.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Serie educação a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em< http: www.ufrgs.br>. Acesso em: 10 de dezembro de 2016.
RUSSELL, J. B. Química Geral. 2º edição – São Paulo: Pearson Makron Books,1994.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em< http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 11 de dezembro de 2016.

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