UM LEVANTAMENTO SOBRE A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Paixão, L.N. (IFRJ) ; Freitas, A.B.R. (IFRJ)

Resumo

O presente trabalho analisa a concepção dos professores de química e a prática docente no que se refere ao uso da criatividade como recurso metodológico,onde foi verificado se sua formação apresentou disciplinas ou áreas afins de conhecimentos que tratassem da utilização da criatividade para a educação de química. Sendo assim, foi observado que a inserção ou a motivação a criatividade como recurso independe da formação, mas quando inserida no desenvolvimento da mesma, torna-se usual a prática com diferentes recursos.

Palavras chaves

criatividade; recurso metodológico; prática docente

Introdução

Considerando o momento atual em que vivemos, onde a tecnologia está inserida na vida de todos, podemos perceber que diante de tantas opções tecnológicas vigentes, a educação tradicional concorre de forma desleal com as novas ferramentas de auxílio à prática de ensino. Diferentes ferramentas pedagógicas vêm sendo difundidas com o objetivo de superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional, além de oferecer alternativa para que os professores consigam atrair o interesse dos alunos que apresentam déficit de atenção ao mostrar uma nova maneira de entender o conteúdo, mais dinâmica, mais moderna, mais interativa e menos didática. Desta forma, o professor tende a utilizar a criatividade como instrumento de auxilio no processo ensino-aprendizagem. Mas afinal o que é criatividade no ambiente educacional? Na tentativa de definir, segundo Mariani (2005), a Criatividade é geralmente definida como um pensamento ou uma ação de perspectivas inovadoras em relação a padrões rígidos de procedimentos. Para Wechsler (2001) tem a visão que um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.Entretanto, Segundo Oliveira (2011), a formação do professor, em pleno século XXI, ainda está aquém das necessidades atuais. Visando a interação entre o mundo atual e o ensino tradicional, na busca por métodos criativos para o desenvolvimento da prática docente tornando-a mais atrativa, esta pesquisa tem por objetivo verificar o uso da criatividade como recurso metodológico, sendo ou não originária da formação do professor.

Material e métodos

A metodologia aplicada foi um estudo realizado com vinte docentes de química escolhidos aleatoriamente, a fim de verificar o uso da criatividade como recurso metodológico na prática docente, sendo este inserido ou não em sua formação. O instrumento utilizado para essa pesquisa foi um questionário previamente elaborado com questões objetivas, na qual foi indagado se em sua formação o professor foi instruído ou instigado a fazer uso da criatividade como ferramenta metodológica, se faz uso da mesma e se sua utilização é facilitadora da aprendizagem. O questionário foi entregue individualmente e acordado um prazo para devolução conforme a disponibilidade de cada professor.

Resultado e discussão

Considerando o professor como responsável pela sistematização das atividades pedagógicas , podemos ressaltar que possivelmente essa condição infere no resultado do seu trabalho e supostamente em sua criatividade (MARIANI,2005).Do grupo analisado 70% tiveram disciplinas que abordassem ou incentivassem o desenvolvimento da criatividade em sua formação, porém, 80% dos professores que participaram da pesquisa utilizam o recurso criativo para o auxilio da prática docente. Observa-se que da população que respondeu ao questionário há professores que utilizam o recurso, mesmo que não houvesse nenhuma disciplina que tratasse do assunto em seu processo de formação. Ao serem questionados sobre o uso de quais métodos criativos utilizavam, mais de 50% dos professores se mostraram adeptos às ferramentas metodológicas para inserção de conceitos através de jogos lúdicos e filmes. Outros recursos criativos como músicas e teatro científico se mostraram pouco utilizados com a porcentagem abaixo de 20%. Fleith (2000) explica que os professores, embora reconheçam a importância de se estimular a criatividade em sala de aula, implementam de maneira intuitiva práticas favoráveis ao potencial criador. Dos professores que não utilizam o recurso criativo, 80% afirmaram que falta criatividade para desenvolver alguma atividade atrativa e possibilite o desenvolvimento do conhecimento. Deste mesmo grupo, 67% acreditam que não utilizam de recursos criativos devido ao excesso de conteúdo, não havendo tempo para pesquisar atividades alternativas ou preparar recursos variados, tampouco conseguem inserir alguma prática no conteúdo já programado. A criatividade como recurso metodológico foi considerado por 65% dos professores muito bom para a aprendizagem, 30% consideraram o recurso bom e apenas 5% ruim.

Representação dos recursos criativos

Recursos criativos utilizados pelos professores como ferramenta metodológica.

Consideração dos professores sobre o uso da criatividade como recurso

A utilização da criatividade como recurso metodológico na concepção dos professores.

Conclusões

Diante dos dados obtidos através dos questionários observamos que a criatividade independe da formação. Os professores que não tiveram a criatividade inserida em nenhum momento de sua formação ainda assim utilizam de recursos criativos para auxiliar no processo de ensino, ou entendem que a utilização destes métodos auxilia na prática docente mesmo que não os utilizem. Dessa forma concluímos que seria mais importante a interação do ensino-aprendizagem com o mundo atual, diversificando a forma de transmitir o conhecimento e a assimilação do conteúdo tradicional.

Agradecimentos

Referências

FLEITH, D. S. Teacher’s and student’s perceptions of creativity in the classroom environment. Roeper Review. 22, 148-153,2000.
MARIANI, M. F. M. Barreiras à criatividade no trabalho docente. IX Simpósio internacional Processo civilizador, 2005. Paraná, Brasil.
OLIVEIRA, Z. M. F. ‘Criativar’ a formação e a atuação do professor: Uma necessidade no século XXI. X Congresso nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Curitiba, PR.
WECHSLER. S. M. A educação criativa: possibilidade para descobertas. In: CASTANHO, S.;CASTANHO, M. E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas:Papirus, 2001, p. 165-170.

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