QUÍMICA NA PRAÇA: UMA PROPOSTA DE DESMISTIFICAR A QUÍMICA NOS INTERIORES DO ESTADO DO AMAZONAS A PARTIR DE EXPERIMENTOS COM EFEITO VISUAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Orleans, T. (UFAM) ; Cortes, M. (UFAM) ; Alexandre, J. (UFAM)

Resumo

O Projeto Química na Praça tem o propósito de mostrar experimentos com efeitos visuais, dos quais explicam transformações e fenômenos químicos que nos deparamos constantemente, tornando o ensino-aprendizado mais proveitoso, onde todos podem compreender e explicar as teorias a partir dos seus pontos de vista de modo que ao final de cada apresentação o público atingido tenha a capacidade de formar uma rede de conceitos dos quais interligam todos os seus conhecimentos a partir do que foi apresentado, sem deixar de lado o que para eles é tido como explicação valida, e com isso o projeto tenta desmistificar a química da qual foi tida durante muito tempo como teoria que não se tem aplicação em nossas vidas.

Palavras chaves

QUÍMICA; EXPERIMENTOS; ENSINO-APRENDIZAGEM

Introdução

O desajuste entre o que é ensinado e o que os alunos querem aprender é cada vez maior, refletindo na crise cultural educacional, que requer adotar novos métodos, metas, uma nova cultura educacional que podemos vincular ao chamado construtivismo (POZO; CRESPO,2009). O Projeto Química na Praça surgiu a fim de demonstrar que novos métodos podem ser eficazes no ensino de ciências e o instrumento utilizado foi a experimentação visto que há uma grande precariedade na estrutura física das escolas nos interiores do estado do Amazonas, porém quando estas possuem laboratórios não ocorre a utilização destes. De acordo com Melo e colaboradores, a experimentação desenvolve a curiosidade dos alunos despertando estes a chegarem em respostas, e é essa busca, troca de informações e necessidade do diálogo que torna esta, uma ferramenta capaz de instruir, desenvolver o intelecto, a criatividade e, principalmente o caráter investigativo” (MELO, N.S.et al.,2015). Como a maioria dos interiores são pequenos e é costume ter uma praça para lazer que é amplamente frequentada esta se tornou um espaço não formal ideal visto que o projeto ao passar por determinado município não somente atenderia aos discentes de determinada escola mas há todos os alunos e comunidade interessada. A partir do projeto o aluno de Licenciatura conhece os desafios da docência principalmente se tratando do interior do Amazonas marcado por diversas regiões de difícil acesso e necessitadas de docentes e a importância da contextualização.

Material e métodos

Materiais: -Data show; -Materiais de expediente, como por exemplo, cola, tesoura, cartolina, isopor; -Pesquisas na internet para auxiliar na melhoria dos experimentos realizados; -Vídeos de experimentos dos quais não podem ser desenvolvidos com facilidade nos locais onde foram realizadas as apresentações; -Reagentes e vidrarias cedidas pela Universidade Federal do Amazonas; -Artigos científicos diversos a respeito das práticas de laboratório e o ensino de química a partir das atividades de extensão, para que a equipe do projeto pudesse desenvolver com mais precisão as suas atividades e com isso obter um maior rendimento do ensino e aprendizado do público alvo. Métodos: O projeto Química na praça enviou convites primeiramente para comunidades, escolas e eventos para que fossem desenvolvidas as suas atividades, foram realizadas reuniões com todos os colaboradores do projeto para que pudessem ser acertadas a função de cada um durante o período de aplicação do projeto. Em seguida foram realizados ensaios em laboratório para que os voluntários envolvidos pudessem ter o total domínio das suas práticas e durante o período de aplicação, onde foram realizadas as visitas, todos os voluntários estavam cientes das práticas a serem desenvolvidas e com isso as apresentar. Ao final foram realizadas reuniões para trocar experiências, fazer o balanço geral da aplicação do projeto e com isso sugerir melhorias e a partir destas reuniões foram recolhidos os materiais necessários para a elaboração dos relatórios.

Resultado e discussão

O projeto química na praça por onde passou conquistou o interesse da comunidade em relação a compreensão da química e das ciências de um modo geral, e com isso pode-se notar que os objetivos deste projeto em todas as apresentações foram alcançados, não deixando de levar em consideração que toda evolução no âmbito da educação necessita de bastante tempo para que se possa observar os resultados, mas é este intuito que incentiva e faz o projeto química na praça continuar, sempre buscando melhorias em suas apresentações e com isso promovendo um maior interesse no estudo das ciências na comunidade de um modo geral. Um dos desafios e único fator que dificultou e interfere nas apresentações é o meio de locomoção da equipe do projeto e dos materiais que estes utilizam para desenvolver as apresentações pois muitas das vezes ao sermos convidados um ou dois meses para uma apresentação ao procurar a prefeitura do campus éramos informados que todos os ônibus estavam reservados. Em se tratando dos municípios que aplicamos o projeto neste ano temos o Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Caracaraí, Coari e tivemos o privilégio de ultrapassar as fronteiras Nacionais ao sermos convidados para fazer várias apresentações em Bonfim município de Roraima e em seguida fazermos uma apresentação na escola ST. IGNATIUS SECONDARY SCHOOL localizado em Lethem uma cidade da Guiana onde todos os alunos falavam Inglês proporcionando a todos os acadêmicos um desafio na preparação das apresentações e uma oportunidade única visto que não só o sistema da escola era muito diferenciado como há uma grande diferença cultural principalmente marcada pela grande quantidade de alunos Mulçumanos na escola.

Apresentação Lethem - Guiana

Aluna participando do experimento "fogo na mão" do projeto química na praça.

ST. IGNATIUS SECONDARY SCHOOL

Estrutura da escola, horário cívico e experimento "Balão de Carbureto" feito por uma aluna do química na praça.

Conclusões

A utilização de experimentos com efeito visual geram interesse nos alunos em aprender e como a química é uma ciência experimental a demonstração dela no cotidiano do aluno através dos experimentos propicia a desmistificação da mesma assim mostrando que se trata de algo simples e não impossível de aprender. Através do projeto é possível ter o contato com diferenças realidades vivenciadas nas escolas públicas assim o projeto química na praça é uma oportunidade única ainda dos alunos de licenciatura estando no perfil de discente de ter os parâmetros de como será no papel de docente futuramente.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, a minha família e orientador por todo apoio e minha amiga e também elaboradora do projeto Juliana Limeira.

Referências

MELO, N.S.; SILVA, A. B.; JESUS, M. P.; SANTOS, L.D.; SANTOS, K.R.; CRUZ, M.C.P.; Abordagem de pigmentos naturais no Ensino de Química através de experimentação. Scientia Plena, v. 11, n. 06. p.2, 2015.
POZO, J.I.; CRESPO, M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico.5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

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