Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ligas Metálicas no Ensino Médio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Santana, J. (IFPB) ; Nascimento, M. (IFPB) ; Vargas, G. (IFPB)

Resumo

Os discentes do Ensino Médio costumam apresentar dificuldades de aplicar os conhecimentos adquiridos em sua formação, parte em resposta às metodologiasutilizadas em sala de aula. Nesse sentido, objetivou-se fazer uso de recursos interdisciplinaresa fim de consolidar tal relação.A aplicação ocorreu em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do curso técnico em Mecânica, do IFPB, versando sobre Ligas Metálicas. Foram realizados diálogos e, ao término, houve apresentação de seminários pelos estudantes. Os discentes demonstraram interesse na atividade, participando dos diálogos e desenvolvendo os seminários.A partilha de suas experiênciasdesencadeou um aperfeiçoamento de seus conhecimentos prévios.

Palavras chaves

INTERDISCIPLINARIDADE; ENSINO-MÉDIO INTEGRADO; LIGAS METÁLICAS

Introdução

A educação brasileira vem passando por reformulações, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio, com intuito de atingir as novas orientações de ensino, devido à mudança estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Tais propostas intentam democratizar o acesso e permanência dos estudantes, especialmente em relação aos aspectos socioculturais (BRASIL, 2006). Nessa direção, os PCN’s defendem o uso da interdisciplinaridade, que objetiva interligar as diversas disciplinas com a finalidade de tornar o conhecimento mais dinâmico e significativo, não apenas memorativo. Dentro dessa perspectiva, a interdisciplinaridade é aplicada na interação entre aluno e professor possibilitando infinitas conexões para um melhor ensino. Ou seja, ela permite uma formação integral, omnilateral, indo além do ensino técnico voltado à decodificação, avançando para o processo de ressignificação e leitura do mundo. Sob esse viés, o planejamento educacional engajado permitiria aos sujeitos envolvidos a apreensão dos fenômenos sociais cotidianos à luz dos conhecimentos científicos, contribuindo para a formação humana e acadêmica. Coerentemente com essa visão, idealizou-se desenvolver novas técnicas de ensino que permitissem aos alunos o desenvolvimento pleno a partir do conhecimento químico. Tal esforço foi empreendido por professores de Química em formação e aplicado aos estudantes do curso de mecânica do Ensino Médio integrado do IFPB, evidenciando aprendizagens mútuas possíveis.

Material e métodos

O planejamento da atividade ocorreu após uma sondagem realizada com os estudantes, com o intuito de selecionar um tema de interesse no ensino técnico, sendo escolhida a temática Ligas Metálicas. A aplicação da atividade deu-se durante 3 (três) encontros com duração de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, tendo as seguintes etapas na aplicação. No primeiro encontro: os graduandos se organizaram para analisar as possíveis abordagens na disciplina de Química, considerando as possibilidades de interações das disciplinas, e foi selecionada a interdisciplinaridade para desenvolver um projeto. No segundo encontro: os estudantes do ensino técnico, juntamente com os graduandos, fizeram a explanação do tema, mostrando-lhes como se integrar a interdisciplinaridade, desafiando-os a se aprofundar sobre o tema com pesquisas, preparação de materiais e apresentação de um seminário com diversas abordagens. No terceiro encontro: houve a apresentação da temática “Ligas Metálicas” através de seminários ministrados pelos estudantes do ensino técnico de Mecânica, com a utilização de ferramentas como slides, materiais da área técnica em mecânica e ilustração das ligas metálicas com cartões. A apresentação do seminário teve como avaliação a análise qualitativa, a fim de comparar o que foi atingido pelo estudante e o que se tinha nos objetivos almejados.

Resultado e discussão

No primeiro encontro, foi realizada uma sondagem com a turma a fim de verificar o nível de conhecimento dos alunos em Química através da problematização da relação entre a Química e a Mecânica. Verificou-se que a maioria conseguiu relacionar os possíveis conteúdos sem a ajuda do professor. Dentre os vários temas levantados, o conteúdo Ligas Metálicas interessava a 70% da turma. A dificuldade de aplicação na Mecânica dos conhecimentos químicos, assim como o desenvolvimento de aulas práticas de laboratório – a exemplo de métodos de fabricação de peças, propriedades físicas e químicas dos metais – motivaram a escolha do tema. Destarte, dividiu-se a turma em grupos, cada qual com um viés específico dentro do conteúdo Ligas Metálicas, sobre o qual realizaram uma pesquisa bibliográfica. No segundo encontro, os alunos foram questionados sobre a pesquisa realizada, gerando assim um debate na turma, promovendo a interação dos discentes que iam compartilhando suas percepções, conforme a fala de um estudante: Estudante [A]: "Quando estou na sala de aula, estudo os assuntos sem entender onde vou usar na minha vida profissional. Mas percebi que a partir do momento que comecei a pesquisar a fundo os conteúdos no tema que escolhemos com as professoras, o que já tinha estudado passou a ter sentido". No terceiro e último encontro, foram feitas as apresentações dos seminários. Cada grupo teve a oportunidade de expor o tema escolhido, cuja premissa foi a integração dos discentes como profissionais capacitados, transformando as necessidades dos alunos em questionamentos, favorecendo assim o processo ensinoaprendizagem.O papel do docentecomo mediador no processo ensinoaprendizagem é adaptar possíveis ferramentas metodológicas que possam favorecer o aprimoramento cognitivo dos discentes.

Conclusões

O objetivo principal do presente trabalho foi desenvolver uma técnica com ênfase interdisciplinar sobre o tema Ligas Metálicas. A aplicação da técnica e análise qualitativa das interações obtidas, demonstraram que a aprendizagem sofreu influência positiva, permitindo não apenas a apreensão do conteúdo, mas sua relação com o cotidiano. O método aplicado viabilizou aos próprios discentes modificar seu pensamento a partir do processo de aprendizagem, dado que eles foram além da memorização do conteúdo, ressignificando-o à luz da prática profissional.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

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