AVALIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA REDE PUBLICA DE CONFRESA-MT

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa Pereira, E. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Pereira de Sousa, V. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Calado Luz, C. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

Resumo

Com o objetivo de avaliar como a Química está sendo apresentada aos alunos da rede publica da cidade de Confresa-MT, desenvolvemos o presente estudo, o qual se fundamento na dificuldade encontrada pelos estudantes frente a esta disciplina. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário aplicado aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa, Mato Grosso. A avaliação realizada pelos estudantes evidencia que o ensino de química ainda é visto com receio por parte deles, onde 74,50% admite ter dificuldade na aprendizagem da disciplina.

Palavras chaves

Ensino aprendeizagem; Avaliação; Química

Introdução

A Química, uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes do ensino médio, é vista como uma das áreas do conhecimento mais difíceis de ser compreendida, por exigir conhecimentos prévios, que na maioria das vezes os estudantes não possuem. O ensino dessa disciplina, assim como as demais, requer planejamento e organização por parte dos professores, uma vez que a aprendizagem do aluno está relacionada à forma com que o professor ministra a sua aula (ARRUDA et. al., 2015). Com o intuito de averiguar como a Química está sendo apresentada aos alunos da rede publica da cidade de Confresa-MT, desenvolvemos o presente estudo, o qual se fundamento na dificuldade encontrada pelos estudantes frente a esta disciplina.

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário impresso, composto por 05 (cinco) questões, objetivas e discursivas, que decorrem sobre o ensino de Química. O questionário foi aplicado a estudantes das turmas de 2° e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, situada em Confresa – Mato Grosso.

Resultado e discussão

Foram entrevistados 51 estudante que cursam o 2º e 3º ano do ensino médio da escola supracitada, com faixa etária entre 15 e 33 anos, dos quais 58,8% são do sexo feminino. A análise das respostas evidenciou que 52,94% dos alunos avaliaram como bom o ensino de Química da escola (Figura 1). Quando perguntados se a linguagem utilizada pelos professores facilita na compreensão dos conteúdos, 84,31% disseram que sim. Em relação á dificuldades no aprendizado da disciplina, 75,50% alegam que possuem dificuldades, tais como “a minha maior dificuldade é na resolução dos cálculos, não consigo resolvê-los”, e “em interpretar alguns conteúdos, deveria ter experimentos para facilitar a compreensão e deixar as aulas mais dinâmicas”.

Figura 1.

Avaliação do ensino de Química

Figura 2.

Quantidade de estudantes que possuem dificuldades em Química

Conclusões

A avaliação realizada pelos estudantes evidencia que o ensino de Química é afetado diretamente pela deficiência em conceitos básicos de matemática, outro fator que teve destaque de forma negativa foi a falta de estrutura da escola. Verificou-se que a linguagem utilizada pelos professores de Química tornam o ensino aprendizagem mais significativo, constatando que a metodologia adotada pelo professor em sala de aula interfere no processo de construção do conhecimento do educando.

Agradecimentos

Referências

ARRUDA, L; PEREIRA, E; BORGES, J; ALVES, A; Experimentação no ensino de química como ferramenta de aprendizagem. In: 54° Congresso Brasileiro de Química, 2014, Natal-RN. Anais eletrônicos. ISBN 978-85-85905-10-1

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