O Ensino de Química Orgânica na Cozinha

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Borges, E. (IFMT - BELA VISTA) ; Freire, V. (IFMT - BELA VISTA) ; Mendes, C. (IFMT - BELA VISTA) ; Mello, A.V. (IFMT - BELA VISTA) ; Ferreira, J. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

Que o aprendizado de Química Orgânica é algo que os alunos têm dificuldade não é mistério para ninguém e com isso o presente trabalho foi proposto com a finalidade de melhorar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para análise dos compostos utilizados foi levado em consideração os conhecimentos e pesquisas sobre ésteres que foram aprendidos em Química Orgânica. Para o experimento foram usados ésteres artificiais e naturais para preparação de doces (marshmallow e sorvete). O experimento foi realizado com vinte e oito discentes, e os mesmos provaram duas sobremesas popularmente conhecidas, sendo as duas a base de açúcar, água e morango e foi perceptível que essas dificuldades puderam ser sanadas a partir dessas práticas corriqueiras.

Palavras chaves

éster; ensino; compreensão

Introdução

As funções orgânicas é um dos conteúdos escolares em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem, especialmente nos aspectos de identificação, nomeação e aplicação dos compostos orgânicos (GERMANO et al., 2010).De acordo com Silva (2011) o ensino de química vem em declínio e para este autor os principais motivos são: a deficiência na formação do professor, baixos salários dos professores, metodologia em sala de aula ultrapassada, falta de contextualização e interdisciplinaridade, redução na formação de licenciados em química, poucas aulas experimentais e desinteresse dos alunos. O presente trabalho tem a finaliade de colocar os conhecimentos antes vistos nas aulas teóricas de Química Orgânica em prática e aplicá-los na produção de doces: sorvete e marshmallow e proporcionar uma melhor compreensão e maior interesse dos discentes sobre a função orgânica éster, sendo a função orgânica no qual o trabalho é pautado. A maioria dos ésteres que existem na natureza são ésteres de glicerina, chamados glicéridos. Esses últimos são os constituintes principais dos óleos e das gorduras. Encontram-se igualmente em diversas essências de frutas, sendo constituídos, nesses casos, de ácidos monocarboxílicos de baixo peso molecular e álcoois superiores as ceras ou cerídeos são também fontes naturas de ésteres formados de ácidos e de álcoois superiores segundo, Amaral, Luciano Francisco, 1980. Os ésteres são muito usados pelas indústrias alimentícias, de cosméticos e de produtos de higiene e limpeza, pois eles são encontrados na natureza nas frutas e flores, na forma de líquidos voláteis que conferem os seus cheiros característicos.

Material e métodos

O seguinte trabalho consistiu em uma análise sensorial com 28 (vinte e oito) alunos de em média 16 anos do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Bela Vista do ensino médio integrado em química, onde foi proposto que os mesmos provassem duas sobremesas popularmente conhecidas (marshmallow e sorvete) feitas a base de açúcar, água e morango (Fragaria vesca) que por sua vez foi o reagente mais abundante utilizado no procedimento. Enquanto promovíamos esta metodologia, explicávamos de uma forma didática os conceitos sobre os ésteres para complementar o experimento, visto que alguns alunos ainda estavam com dúvidas relacionadas ao conteúdo. Após essa ação os alunos foram submetidos a dizer qual era o sabor e se este era artificial ou natural, para que assim pudessem relacionar a função do éster como aromatizante e flavorizante através do aroma e sabor característicos do morango. Então conseguinte a isso foi proposto que os alunos assinalassem uma resposta que caracterizasse o o quão proveitoso foi a experiencia do Química Orgânica na Cozinha sendo elas: Auxiliou na compreensão da função (_); Não compreendi a metodologia (_); Já compreendia o conteúdo porém gostei da ideia (_). Conseguinte a isso, foi realizado cálculos para se quantificar a porcentagem de respostas referente a cada alternativa acima descritas.

Resultado e discussão

Foi observado que após a análise houve uma melhor compreensão por parte dos alunos sobre o conteúdo de funções, especificamente a função éster, pois conseguiram relacionar o conteúdo com o seu cotidiano. E segundo OLIVEIRA, 2012, a ligação entre os conteúdos de química e o cotidiano dos estudantes, é imprescindível para que o aluno tenha uma reflexão crítica do mundo e um desenvolvimento cognitivo, através do seu envolvimento de forma ativa, criadora e construtiva, com os conteúdos abordados em sala de aula. E com base nas respostas dos discentes observou-se que o ensino da função éster por meio das sobremesas foi avaliado de forma positiva visto que 83,6% dos alunos marcaram a primeira alternativa , revelando que a metodologia de transmissão-recepção em consonância com as aulas praticas podem trazer uma melhor assimilação do conteúdo por parte dos discentes. Entretanto, houve uma pequena parcela de 4,6% que não atendeu a expectativa pois assinalaram a alternativa referente ao fato de não ter compreendido o que foi transmitido. Já o restante, 11,8%, tinha domínio do conteúdo porém gostou da ideia apresentada em sala.

Conclusões

Conclui-se que os conceitos antes vistos em sala foram utilizados na produção de doces com a essência de morango (acetato de isobutila) obtendo-se sucesso na absorção e aprendizado do conteúdo que a partir da corrente filosófica aplicada por John Locke de que todo conhecimento se vem a partir da experiência, pela tentativa e erro. Portanto, pode-se afirmar que o Ensino de Química Orgânica na Cozinha foi de suma importância para o aprendizado dos discentes.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, ao IFMT - Bela Vista e aos professores por terem nos apoiado e ajudado na realização deste trabalho.

Referências

Fundamentos de Química Orgânica. Marcello de Moura Campos coordenação; autores: Luciano Francisco Pacheco do Amaral … [ et. al. ] - São Paulo: Edgard Blucher: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980. OLIVEIRA, F. A. Percepção dos Alunos do Ensino Médio Quanto à Contextualização do Ensino de Química no Munícipio de Gurjão – PB. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. SILVA, A. M. Proposta para tornar o Ensino de química mais atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, ano 79, n. 731, 7-12, 2011. GERMANO, Carolina M. et al.. Utilização de Frutas Regionais como Recurso Didático Facilitador na Aprendizagem de Funções Orgânicas. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010

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