Análises laboratoriais de água e solo: Facilitando o diálogo entre científico e pedagógico na Licenciatura em Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, S.S. (IFRJ) ; Marcelo, L.R. (IFRJ)

Resumo

O presente trabalho retrata a experiência discente frente a unidade curricular Métodos Laboratoriais de Análises de Água e Solo ofertada pelo curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Duque de Caxias. Tendo por objetivo analisar diferentes águas disponíveis para consumo e solos de variados terrenos, propõe-se na disciplina executar análises que determinem parâmetros químicos das amostras, comparando padrões estabelecidos por órgãos responsáveis pelo controle da qualidade da água e do solo. Dessa forma, visa-se despertar no graduando pensamento crítico frente às metodologias utilizadas na disciplina e através de um questionário identificar sua relevância e influência científica e pedagógica no futuro docente.

Palavras chaves

Ensino de Química; Análise de Água e Solo; Formação Inicial Docente

Introdução

A água é essencial à vida, porém encontra-se cada vez mais escassa. Sabe-se que apenas 2,5% de toda água disponível no planeta Terra representa a água doce e, apenas 0,3% provém de rios e lagos, disponível para tratamento e posterior distribuição (MAY apud SHIKLOMANOV, 1998). Para que não ofereça risco à saúde, esta necessita tratamentos que a façam atender padrões de potabilidade definidos pela Portaria MS Nº2914/2011 e Resolução CONAMA Nº357/2005, órgãos responsáveis por controlar a qualidade da água (BRASIL, 2004). O solo é a superior camada da crosta terrestre, tendo todos os nutrientes necessários para manutenção, alimentação e desenvolvimento das plantas, sendo essenciais à sua vida (RIBEIRO, 2013). Dessa forma, contaminações no solo influenciam diretamente a estrutura de plantas, que podem ou não se adaptar às novas condições, como hortênsias que apresentam diferentes colorações mediante o pH do solo, e cebolas onde o crescimento de suas raízes pode denunciar a presença de contaminantes. Dessa forma, define-se de suma importância à sociedade analisar a qualidade da água e do solo, e de extrema relevância construir tal conhecimento com alunos, onde a relação entre seu cotidiano e o conhecimento científico produza a aprendizagem significativa (GUIMARÃES, 2009), sendo notória a participação ativa do aluno. Portanto, o presente trabalho pauta-se nos relatos de experiência discente frente a componente curricular Métodos Laboratoriais de Análises de Água e Solo ofertada pelo curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – campus Duque de Caxias, identificando conhecimento científico e pedagógico adquirido pelos futuros docentes e visando validar as estratégias pedagógicas utilizadas na disciplina.

Material e métodos

A disciplina foi oferecida pela professora Luciana Resende Marcelo como optativa no semestre letivo de 2017.1. As etapas compreenderam parâmetros químicos, onde para a água 5 análises foram realizadas: valor de pH; quantidade de cloreto na amostra; dureza (cátions metálicos presentes); alcalinidade, capacidade de neutralizar ácidos; e quantidade de ferro dissolvido. E para o solo, 4 principais análises: determinação do pH; acidez trocável (concentração de alumínio – quanto maior, mais ácido); cátions trocáveis (cátions metálicos no solo); e carbono orgânico, fonte de energia e nutrientes para as plantas. No laboratório, incentivou-se os licenciandos a garimpar vidrarias, reagentes e conhecimentos para a realização das etapas de análise, tendo a professora como mediadora. Uma feira de experimentos foi realizada no instituto ao final do semestre para alunos da graduação, do ensino médio/técnico e convidados de um colégio estadual da redondeza. Após, foi realizada apresentação de banner contendo resultados experimentais obtidos através das análises, divulgando assim suas realizações. Como forma de avaliar a relevância da disciplina, foi elaborado e aplicado aos licenciandos um questionário com as seguintes questões: 1. Em sua opinião, qual a importância da disciplina na sua formação científica? 2. Quais impactos consideras relevantes durante a disciplina que influenciam positivamente na sua formação docente? Utilizaria conceitos e metodologias realizadas quando professor? 3. Alguma dificuldade foi identificada por você, que o faça considerar um ponto negativo na disciplina? 4. O professor responsável pela disciplina atuou como mediador do conhecimento científico e docente? Descreva metodologias utilizadas e momentos vividos que o fazem chegar a essa conclusão.

Resultado e discussão

As análises de água visavam relatar a qualidade da água potável, comparando os resultados com padrões estipulados pela Portaria (MS) e a Resolução CONAMA, e em média as amostras apresentaram-se dentro dos padrões. Quanto ao solo, encontrou-se variadas concentrações de cada item nas diferentes amostras. Assim, os graduandos observaram seu comportamento em diferentes perspectivas. A chance de desenvolver métodos de análises sem roteiro ou vidrarias separadas possibilitou a emancipação científica dos graduados, fazendo-os ativos na construção de conhecimento e instigados a solucionar problemas encontrados. Dessa forma, asseguram-se de uma experiência inicial de seus futuros desafios docentes em encontrar respostas pautadas em seu conhecimento. A possibilidade de apresentar seus conhecimentos e demonstrar resultados das análises produz a desenvoltura em adaptar a linguagem e abordagem de conteúdos, visados alcançar qualquer público alvo. No questionário, ressaltam-se algumas respostas obtidas. Na 1ª questão, enaltece-se o aprendizado sobre as legislações responsáveis pelo controle de água, pois desenvolve pensamento crítico frente à sociedade. Diferentes técnicas aprendidas e o estímulo do caráter investigativo são altamente mencionados, pois produzem a resolução de problemas. Influenciando na questão 2, onde identificou-se o desejo de promover futuramente atividades investigativas, onde se analisem dados para superarem desafios. Nos pontos negativos, menciona-se defasagem pessoal de conteúdos, não responsabilizando a disciplina, dificuldade insignificante frente a quarta questão, onde a professora responsável executou eficientemente seu papel de mediadora, onde “em todo momento o docente construiu o conhecimento junto a turma.” (Amanda F. Pinheiro, discente da disciplina).

Conclusões

Conclui-se portanto que a utilização de aspectos cotidianos em sala de aula contribui para uma maior conversa entre o conteúdo e a disposição do aluno em contribuir para a construção do conhecimento. Colocar-se aberto a novos desafios através daquilo que o cerca desenvolve uma visão crítica no indivíduo, produzindo emancipação e tornando fértil o ambiente educacional em parceria com a mediação docente. Portanto, todas as ações da disciplina refletem diretamente nas ações futuras do licenciando, proporcionando assim uma melhor formação para melhores professores, que formarão melhores alunos.

Agradecimentos

Ao IFRJ – Campus Duque de Caxias Ao laboratório de Química Analítica Aos colegas matriculados na disciplina Métodos Laboratoriais de Análises de Água e Solo À profes

Referências

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. RESOLUÇÃO No 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005. Alterada pela Resolução 410/2009 e pela 430/2011. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Publicada no DOU nº 053, de 18/03/2005, págs. 58-63

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 518 de 25 de março de 2004. Dispõe sobre os Procedimentos e Responsabilidades Relativos ao Controle e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, Vol. 31, nº3, 2009.

MARCELO, L. R. Determinação dos parâmetros de qualidade de água. Apostila desenvolvida para a disciplina de Métodos laboratoriais de análise de água e solo. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Duque de Caxias. 2017.


MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2004.

RIBEIRO, M. A. C. Contaminação do solo por metais pesados. Dissertação apresentada no curso de Mestrado em Engenharia do Ambiente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, Junho 2013.

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