O petróleo como tema problematizador das questões ambientais no Ensino Médio

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Herculano, M.F. (UFG) ; Nunes, L.D. (UFG) ; Cavalcante, M.F.O. (UFG) ; Mesquita, N.A.S. (UFG)

Resumo

O trabalho lida com a aplicação de um questionário e apresentação de seminário na turma de 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) considerando intervenções dos bolsistas do PIBID/Química UFG. O intuito do trabalho é relacionar conteúdos de Química Orgânica à educação ambiental. A primeira etapa foi a apresentação de um filme e na segunda etapa, foi proposto que os alunos apresentassem seminários sobre o tema. A partir das respostas ao questionário percebeu-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados. Nos seminários, os alunos buscaram referências científicas e identificou-se que o tema petróleo, ao ser aprofundado em sala de aula, pode promover a contextualização e proporcionar um outro olhar dos estudantes para as questões socioambientais.

Palavras chaves

PIBID; Questões ambientais; Petróleo

Introdução

As questões ambientais têm se mostrado uma grande preocupação na atualidade considerando-se o contexto de poluição e devastação em decorrência do progresso do mundo moderno. Nessa perspectiva, a inserção da Educação Ambiental (EA) em todas as etapas da educação básica foi implementada como diretriz a partir dos Temas Transversais na década de 1990 (BRASIL, 1997). Considerando-se que os conteúdos de Química do Ensino Médio têm estreita relação com o recorte ambiental, uma das vertentes de ação do projeto PIBID/Química da UFG tem sido a discussão de temas ambientais de forma crítica junto a estudantes do Colégio de Aplicação da UFG (CEPAE), uma das escolas que participam do PIBID. A perspectiva crítica da EA parte do pressuposto de que uma visão ambiental precisa considerar o viés da economia capitalista na qual a produção e o consumo se sobrepõem à necessária mudança de hábitos do ser humano (JACOBI, 2005). Nesse contexto, dentro das atividades do PIBID, foi organizada uma discussão sobre o petróleo tendo em vista as etapas de extração, refino, importância econômica na indústria bem como as principais consequências da exploração desse recurso natural.

Material e métodos

A intervenção foi dividida em duas etapas e desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Na primeira etapa, com o auxílio do projetor e de um som estéreo foi apresentado o documentário Maravilhas Modernas: O Segredo do Petróleo; seguido de uma discussão sobre a ciência e importância do petróleo e, posteriormente, foi aplicado um questionário com questões relacionadas a utilização do petróleo, seus impactos ambientais e suas relações com os conteúdos de Química Orgânica, buscando contextualizar com o conteúdo hidrocarbonetos. Na segunda etapa, os alunos se dividiram em 7 grupos para apresentarem seminários (de maneira livre) com subtemas do petróleo focados na ampla variedade de aplicação do petróleo e nos problemas causados pelo consumo, produção e exploração deste recurso natural (Indústria Farmacêutica, alimentos, cosméticos, plástico, combustível, oceanos e poluição atmosférica) além de trazerem possibilidades de solução para os problemas levantados. O questionário aplicado contou com 15 perguntas, mas para o presente trabalho serão analisadas apenas respostas a duas questões: 1) Qual a importância do petróleo e dos hidrocarbonetos no nosso dia a dia?2) O petróleo é um fator socioeconômico? Justifique comentando sobre os fatores sociais envolvidos na exploração do petróleo. Os resultados da análise das respostas são apresentados no próximo tópico.

Resultado e discussão

Em resposta representativa da questão 1, um dos alunos disse: O petróleo depois de passar pelos processos de refino se transforma em vários produtos como combustíveis, medicamentos é a principal fonte de energia usada hoje em dia sendo a principal fonte de hidrocarbonetos. Pode-se notar a relação entre o tema petróleo e a matéria estudada, pois os estudantes estavam na introdução à Química Orgânica, vendo os conceitos de hidrocarbonetos, tipos de estruturas e ele conseguiu fazer a relação com o material estudado. Na resposta à pergunta 2, um outro aluno demonstra a compreensão da importância do petróleo na sociedade, seu impacto e consequências na sociedade. Na segunda etapa, todos os alunos participaram das apresentações dos seminários. Nos slides de apresentação dos grupos foram identificadas as seguintes referências BIGNARDI (1997) e YOSHIDA (2016). Esse material mostra que eles buscaram fontes científicas para construir suas argumentações. Entendemos que houve interesse dos estudantes por informações de fontes confiáveis cientificamente e que a atividade contribuiu para que eles se aprofundassem em temas que são de interesse tanto para vestibulares como para o ENEM. Essa inferência veio da fala dos alunos, um deles disse querer concorrer à vaga para o curso de Biotecnologia e pesquisou sobre estudo de bactérias que consomem plástico. Durante as apresentações houve levantamentos sobre os impactos ambientais causados pelo uso e exploração do petróleo como o derramamento de petróleo e acúmulo de resíduos plásticos no oceano. As possíveis soluções apresentadas pelos alunos foram: valorização do transporte público, plástico biodegradáveis, utilização de biotensoativos, dentre outros.

Conclusões

A intervenção realizada pelos pibidianos no CEPAE/UFG contribuiu para que os alunos buscassem fontes de informação científica sobre o tema e construíssem argumentações que considerassem as questões econômicas e ambientais relacionadas ao uso do petróleo. Foi possível identificar aos alunos que os conceitos de química orgânica que eles estudam no ensino médio são importantes, pois a partir deles é possível compreender questões que envolvem a sociedade atual e que o petróleo é um assunto presente em seu dia-a-dia e que tem impacto gigantescos em todas as singularidades da sociedade.

Agradecimentos

Ao CEPAE, à UFG, ao PIBID e à CAPES.

Referências

BIGNARDI, F. Ecologia médica homeopatia e agricultura orgânica. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE HOMEOPATIA NA AGROPECUÁRIA ORGÂNICA, 1., Viçosa. Anais. Viçosa: UFV,. p. 7-17, 1999
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago, 2005.
NEIVA, J. Conheça o petróleo. 6a ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1993.
SILVA, E. L. Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo.
______. A dimensão ambiental da educação. Campinas: Papirus, 1995.
____. Maravilhas Modernas: Os Segredos do Petróleo. Documentário History Channel, duração:1:20:00. Acesso em 10 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BEtfeFXU3b8>
YOSHIDA, S.; HIRAGA, K.; TAKEHANA, T.; TANIGUCHI, I.; YAMAJI, H.; MAEDA, Y.; TOYOHARA, K.; MIYAMOTO, K.; KIMURA, Y. ODA, K. A bacterium that degrades and assimilates poly (ethylene terephthalate). Science, Vol. 351, Issue 6278, p. 1196-1199, 2016.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul