A Química da Informação: uma proposta de abordagem sobre o tema “Drogas licitas e ilícitas” no ensino de Química Orgânica

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, S.H.L. (IFAM) ; Mendonça, R.B.S. (IFAM) ; Costa, K.M.G. (IFAM) ; Chaves, E.V. (IFAM)

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem diferenciada do ensino de química. Através de uma sequência didática para ensinar a temática “Drogas lícitas e ilícitas” dentro do conteúdo de funções oxigenadas e nitrogenadas para os alunos do 1º ano do ensino médio. Essa temática é importante porque aborda dentro de sala de aula o uso de drogas dentro e fora do ambiente escolar. Pois criou uma possibilidade de discussão sobre o uso de drogas tema muito comum na realidade social. Cada equipe teve que produzir seu próprio vídeo afim de ter um material disponível sobre esse assunto. E esclarecer sobre os riscos, do uso indevido de tais substâncias, trás para a pessoa em si e a sociedade.

Palavras chaves

Química Orgânica; drogas licitas e ilícitas; produção de vídeo

Introdução

De acordo com Martins (2003) a abordagem do cotidiano relacionando a Química e a sociedade vem sendo utilizada numa tentativa de despertar o interesse dos alunos por essa disciplina. Notícias em jornais e revistas podem levar a uma discussão de temas interessantes no contexto escolar e promover o esclarecimento de conceitos frequentemente distorcidos, sejam os conceitos químicos/científicos ou os cotidianos. Este trabalho trata de um ponto de relevância social que pode ser abordado no estudo dos conteúdos de química orgânica que são as drogas lícitas e ilícitas. Embora exista muitos esclarecimentos sobre o uso de drogas e suas consequências, no Brasil. Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos usam maconha diariamente, segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do total, 62% tiveram o primeiro contato com a maconha antes dos 18 anos. Dado relevante que reforça a importância de se abordar essa temática com os alunos do ensino médio. Em especial nas aulas de química orgânica devido a relação direta do tema com os conteúdos estudados como funções orgânicas. Dentre elas o Álcool e outras funções que são possíveis de identificar observando a fórmula estrutural de algumas drogas. O trabalho é resultado do desenvolvimento de uma sequência didática realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, como parte das atividades desenvolvidas pela equipe PIBID – química (CMC) do Projeto Uirapuru – PIBID/IFAM. E teve como objetivo despertar o interesse dos alunos na disciplina, levando a discussões interessantes no contexto escolar que promoveriam o esclarecimento de conceitos frequentemente distorcidos deste tema - drogas lícita e ilícitas - tanto no campo científico como no cotidiano buscando uma abordagem diferenciada de relacionar o conteúdo funções orgânicas com uma visão social.

Material e métodos

Esta atividade foi realizada a partir da construção de uma sequência didática constituída de quatro etapas. que foram desenvolvidas em um período de um mês. Na primeira etapa, foi realizada uma aula expositiva dialogada abordando o tema “Drogas lícitas e ilícitas”, na qual explanou-se sobre o significado dos termos e também ocorreu uma discussão aberta sobre o tema que levou à alguns questionamentos: quais funções orgânicas aparecem na estrutura da droga? Como atuam no organismo? O que é dependência? Tais questionamentos precisariam ser respondidos até o final da atividade que teria como produto a produção de um vídeo. Nesta mesma aula, com base na seção “Química e Saúde” do livro didático adotado na escola, foi realizado um sorteio dos temas das seções e formadas oito equipes com os subtemas: Álcool, Cigarro, Maconha, Inalantes, Ecstasy, Sintéticas, Cocaína, Crack, Merla, Oxi e Opiáceos. Esse primeiro momento está registrado na figura 2. Para a segunda etapa, cada equipe precisou fazer um esboço de um roteiro com a intenção da produção de um vídeo, baseado na seção “Química e Saúde” do livro didático, em pesquisas realizadas na internet e não esquecendo que deveriam incluir nesta produção, as respostas aos questionamentos levantados na primeira etapa. Na terceira etapa foram realizadas as gravações e edições que iriam compor o vídeo (Fig. 1). Para este momento o trabalho foi realizado fora do horário de aula e também foi disponibilizado três tempos de aula para esta produção. A socialização foi prevista como etapa final onde os alunos apresentaram o vídeo e expressaram a partir do que foi estudado e produzido suas opiniões são sobre as implicações cientifica e social do tema abordado.

Resultado e discussão

Cada equipe apresentou diferentes propostas nas gravações do vídeo, como jornal, documentário, reportagem, entrevista. Uma equipe apresentou um vídeo em forma de entrevista, dois em documentários, um como filme cômico, outro como roda de conversa, e ainda outro como perguntas e respostas e dois em forma de Jornal. Foi apresentado o vídeo em sala de aula onde cada equipe mostrou o material produzido com os demais que por sua vez tiveram a oportunidade de assistir os oitos vídeos produzidos. (Fig. 3 e 4). Foi levado em conta para avaliar o vídeo apresentado se eles estavam seguindo as orientações do professor previamente acertada. Como por exemplo se respondiam dentro do vídeo produzido os questionamentos levantados em sala de aula na primeira etapa como: “quais funções orgânicas são encontradas na estrutura da droga e o seu uso causam quais efeitos no organismo”. Foi observado de forma positiva que os alunos responderam esses questionamentos em seu trabalho e ainda levaram muito a sério a responsabilidade de se produzir um material de boa qualidade. Até mesmo trouxeram dentro da sua proposta: um relato real de experiencia de um ex-usuário de droga. Como também a influência de pessoas de destaque na mídia que promovem certas atitudes tanto positivas como negativas, como parar de fumar e outros. Realidades que acontecem dentro da família no abuso de álcool. Além de contextualizar a questão de como essa temática “Drogas licitas e ilícitas” se relacionam com outras áreas. E não só trouxeram o que há de ruim no uso de drogas licitas, como no caso do álcool, mas também alguns benefícios que o uso moderado de bebidas alcoólicas pode trazer a saúde.

Conclusões

Esse trabalho proporcionou aos alunos a compreensão não apenas do conteúdo de química como, a identificação das funções orgânicas e nomenclatura, mas também a importância social da temática e a contextualização do conteúdo de química orgânica com o cotidiano deles. A produção dos vídeos possibilita para os alunos um registro do que foi feito como uma linguagem diferenciada de aprendizagem.

Agradecimentos

IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas - (CMC). Projeto Uirapuru – PIBID/IFAM.

Referências

FONSECA. Martha Reis Marques da. Química. 1 ed. V. 3. São Paulo: Ática, 2013
MATINS. A. B. et al. As Drogas no Ensino de Química. Química nova na escola. São Paulo. Nº 18, novembro de 2003.

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