Proposta de sequência didática para discutir a importância do ensino de reações químicas para o 9° ano do Ensino Fundamental

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira Bernardes Neto, J. (IFAM - CMC) ; Marins de Azevedo, R. (IFAM - CMC)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de reações químicas no 9° ano do Ensino Fundamental usando a abordagem histórica, alinhamento construtivo para o ensino de reações químicas. Essa sequência tem a finalidade de mostrar meios que permitam discutir as concepções alternativas apresentadas por estudantes. Para que essa sequência seja mais bem vista, esse texto começará discutindo o que vem a ser uma abordagem que é usada na sala de aula e seguirá discutindo alguns aspectos da reação química.

Palavras chaves

Ensino Fundamental; Sequência Didática; Reações químicas

Introdução

Este artigo discute a importância do ensino de reações químicas dentro do meio educacional, proporcionando que todos obtenham do conhecimento e experiências coletivamente. Enfoca a atuação do professor, tendo papel importante, como mediador no trabalho educativo, da mesma maneira as condições que desempenham seu exercício profissional. A importância das reações químicas é muito extensa, pois está presente em tudo, são fenômenos que transcorrem em diversas situações e circunstâncias ao nosso contorno. Segundo Canto (2009) reação química é substancialmente uma ou mais substâncias, presentes no estado inicial de um sistema, transformam-se em uma ou mais substâncias diferentes, que estarão presentes no estado final, a transformação é uma reação química. É um processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras. Autores como Nery, Liegel e Fernandez (2006) apontam ainda a dificuldade em compreender a representação das reações através de equações químicas. Além disso, muitos estudantes entendem que qualquer mistura de substâncias resulta em uma reação química. Essa sequência didática tem como objetivo principal observar os diferentes tipos de reações químicas, levar o aluno a conhecer as reações químicas que existem em seu cotidiano, proporcionando-o um aprendizado completo e duradouro, pois o mesmo vai absorver o conhecimento com esse método de ensino. O ensino de Química no Ensino Fundamental, é de notável importância, visto que nas séries seguintes (Ensino Médio), é necessário ter uma base dos conteúdos de Química, para um melhor compreensão dos assuntos expostos em sala de aula, portanto a introdução de reações químicas no Ensino Fundamental é indispensável.

Material e métodos

Está proposta de sequência didática está desenvolvida em 5 (cinco) etapas: Primeira Etapa - Aula introdutória ao assunto de Reações Químicas, mostrando um pouco do contexto histórico e conceitos químicos e a correlação da química com seu cotidiano e importância da mesma. Utilizando notebook e data show para apresentação com slides sobre o tema abordado (reações químicas). Os alunos observarão a importância do conteúdo, e durante a aula poderão fazer questionamentos para tirar as demais dúvidas. Segunda Etapa - um vídeo sobre reações químicas , mostrando como são originadas a reações químicas e utilizadas no nosso dia a dia. Os alunos identificarão no vídeo, como algumas reações são originadas, tendo assim uma melhor contextualização e visão do tema abordado (reações químicas). Terceira Etapa - o aluno deve identificar a investigação de um experimento relacionado ao tema de reações químicas, selecionando experimento pertinente por meio de pesquisa feita em sala de aula com auxílio do professor. O aluno buscará por meio de pesquisas em livros, internet que contenham experimentos de reações químicas. O professor irá orientar os alunos, tirando dúvidas pertinentes sobre as práticas que serão desenvolvidas pelos alunos. Quarta Etapa - será elaborada e feita uma aula experimental, na qual o professor auxiliará os alunos a fazer experimentos em grupo dentro de sala, no primeiro momento serão formadas equipes de quatro alunos e logo após isso os grupos se reunirão para elaborar e quantificar materiais necessários para o experimento de uma reação química. No segundo momento já com os materiais em mãos, os alunos irão fazer a prática do experimento dentro de sala para os demais colegas de classe e professor. Quinta Etapa - Avaliação através de um relatório elaborado pelos aluno.

Resultado e discussão

Está proposta de sequencia didática tem como base a sequência de Biggs e Tang (2011), sendo providas de orientações para professores planejar suas atividades de ensino e avaliação, alinhando-as. É uma forma de planejar o ensino de tal modo que as ações e avaliação estejam alinhadas e, os estudantes sejam engajados para o alcance dos resultados pretendidos da aprendizagem. A Taxonomia SOLO fornece uma forma sistemática de descrever como a performance de um aprendiz cresce em complexidade quando realiza muitas tarefas, particularmente as escolares. “Uma sequência geral do crescimento na complexidade estrutural de muitos conceitos e destrezas é postulada, e tal sequência pode guiar a formulação de metas específicas de acesso a dados de saída específicos”(BIGGS apud MENDONÇA, 2014). Uma vez que a Taxonomia Solo apresenta um sistema para identificação de formas de pensamento em tarefas realizadas por estudantes, ela tem sido usada de diferentes formas e em diferentes domínios de conhecimento: para fins de avaliação de aprendizagem por professores, para identificar professores experts e para avaliar programas de ensino, além de servir como instrumento metodológico de pesquisas educacionais. Como sugere uma progressão dos estudantes em quatro níveis de complexidade dentro de um modo específico, sua utilização por professores tem implicado no desenvolvimento de programas para capacitar os estudantes a enriquecer e aumentar sua aprendizagem profunda. "Os educadores devem deixar claro aos alunos que o diálogo é a melhor forma de aprender." (PCN, 1997) O professor de ciências naturais acompanha tendências dividindo-se entre o ensino de ciências caracterizado por teórico para uma metodologia ativa, valorizando as atividades experimentais. (SEMED,2010).

Sequência Didática

Apresenta-se em detalhes como a sequência será desenvolvida com os alunos.

Conclusões

A importância da elaboração de uma sequência didática para ensinar reações químicas para alunos do 9° ano do ensino fundamental é a motivação pela descoberta do conhecimento, levando a eles a busca do conhecimento através de questionamentos e problemas apresentados durante as aulas. O alinhamento construtivo de BIGGS foi de extrema importância para elaboração desta sequência didática por que contribuiu para embasamento teórico, construção e planejamento da mesma. Espera-se que a sequência didática possa vir ajudar futuros educadores na área de Química, auxiliando-os em sua metodologia.

Agradecimentos

Referências

BOND, L., Smith, T., BAKER, W. K., & HATTIE, J. A. (2000). The certification system of the National Board for Professional Teaching Standards.(Research Report). University of North Carolina at Greensboro, Center for Educational Research and Evaluation.
CANTO. Química aprendendo com o cotidiano - 3° edição. São Paulo, 2009. Editora: Moderna.
MENDONÇA, A. P., 2014. Alinhamento Construtivo: Fundamentos e Aplicações.
NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. Reações envolvendo íons em solução aquosa: uma abordagem problematizadora para a previsão e equacionamento de alguns tipos de reações inorgânicas. Química Nova na Escola, v. 23, p. 14-18, 2006.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametros-curriculares-nacionais-do-6-ao-9-ano>. Acesso em 10 de jul. de 2017.
SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Manaus. PROPOSTA CURRICULAR DE 6° AO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Manaus – AM, 2010.

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