SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS SOBRE OS IMPACTOS GERADOS POR LÂMPADAS FLUORESCENTES

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Perez Rengifo, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Urbano Arcanjo, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Andrade de Almeida, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Ribeiro da Silva, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Costa Ribeiro, B.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; da Silva Lomas, F.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Marinho Araújo, T.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Almeida de Souza, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Abreu Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC)

Resumo

A sensibilização é um meio em que se pode conscientizar os cidadãos em realizar atitudes adequadas para se ter um ambiente agradável, e consequentemente se ter um boa qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre os danos ocasionados pelo descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes. O trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano, do ensino fundamental numa escola pública, localizada no município de Benjamim Constant-AM, iniciou-se com um pré-questionário, em seguida uma aula expositiva sobre o tema com o auxílio de data-show e finalizou-se com o mesmo questionário. Por meio dos métodos utilizados analisou-se que os alunos não continham informações sobre o assunto, após a exposição da aula notou-se que houve um índice bom de assimilação sobre o assunto.

Palavras chaves

contaminação; meio ambiente; conscientização

Introdução

Desde o ano de 2001 as lâmpadas fluorescentes passaram a ser consumida constantemente no Brasil e as mesmos foram indicados aos cidadãos para consumo por serem mais econômicas. Assim, a questão do descarte sobre este resíduo é uma preocupação, já que este objeto possui várias substâncias químicas muito nocivas ao meio ambiente e aos habitantes. Segundo Pawlowski (2011), o mercúrio representa uma ameaça para o meio ambiente global, pois é um poluente tóxico, persistente e bioacu-mulativo, o qual está se dispersando continuamente através da superfície terrestre. Por ser persistente, não pode ser eliminado e permanece no meio ambiente. Deste modo, o rejeite deste produto é uma aflição, visto que grande parte da sociedade os joga em qualquer lixeira e posteriormente este lixo é eliminado em aterros comuns e lixões, pois o abandono inadequado do mesmo é uma ameaça para o ambiente onde ocorre vida, ao adentrar em contato com o solo as substâncias que contem no material acaba poluindo os lençóis freáticos e consequentemente acaba contaminando a água e tornando impropria para o consumo, deste modo os seres humanos ao manter contanto com estes elementos acabam adquirindo problemas gravíssimos de saúde como respiratórios, neurológicos e consequentemente cânceres. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre os danos ocasionados pelo descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado em uma turma de 8º ano, do ensino fundamental numa escola pública, localizada no município de Benjamim Constant- AM. O período da realização deste trabalho ocorreu no mês de julho de 2017. No início da exposição do projeto aplicou-se um questionário contendo apenas perguntas descritivas relacionadas ao tema para responderem cinco minutos feito isso recolheu-se os questionário e em seguida realizou- se uma apresentação oral com auxílio de recursos multimídia onde apresentou- se os malefícios causados por esses resíduos e demonstrou-se a maneira adequada de descarte, ao término da apresentação aproveitou-se o mesmo questionário que se aplicou no início da exibição do trabalho para verificar o nível de aprendizado.

Resultado e discussão

Conforme as respostas obtidas no primeiro questionário observou-se que apesar de alguns alunos terem o conhecimento básico em relação ao conteúdo apresentado, a maioria deles não tinham as devidas informações sobre o descarte de lâmpadas fluorescentes. Uns dos motivos que podem influenciar para essa falta de informação é que temas como esses não são divulgados na hora da comercialização. Com a aplicação do segundo questionário ao término da apresentação pode-se notar que os alunos tiveram uma aprendizagem significativa, pois comparando com o primeiro questionário as respostas foram relevantes, notando-se que é importante a execução de projetos nas escolas impulsionando assim a valorização do meio ambiente e da saúde humana. Além disso, percebeu-se que os alunos puderam aprender sobre conceitos novos como, por exemplo, a composição química das lâmpadas fluorescentes. Nesse sentido, nota-se a importância de se expor assuntos dessa natureza no ambiente escolar, pois contribui para a construção do conhecimento.

Conclusões

Portanto, sensibilizar os seres humanos no descarte de lâmpadas fluorescentes corretamente é de suma importância, pois ao realizar esta sensibilização vários campos se beneficiam como a sociedade, meio ambiente e o setor econômico, pois este meio permite relatar aos ouvintes como minimizar o problema encontrado e assim tornando o meio onde se vive mais agradável. Espera-se que estas campanhas educativas sejam sempre realizadas não só em escolas mas também em praças, comunidades, ruas etc.

Agradecimentos

A Escola Estadual Imaculada Conceição por ter cedido os professores para a realização do projeto e aos docentes por se disponibilizarem a participar do referido traba

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998.

PAWLOWSKI, L. Effect of mercury and lead on the total environment. Environmental Protection Engineering, v.37, n.1, p.105-117, 2011.

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