UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA CTS COMO RECURSO PARA A DISCUSSÃO DE PROBLEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAS E SUAS APLICAÇÕES NA SOCIEDADE

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, K.M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Souza, D.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Santos Anjos, B. (UFPE) ; Bezerra, B.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) na perspectiva CTS desenvolvida com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio (EM), situada no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. A abordagem metodológica tem caráter qualitativo com aspectos quantitativos, sobretudo na análise dos dados. A SEA foi desenvolvida com 36 estudantes composta por 4h/aula, aplicada em uma turma do 1º ano do EM. Ao longo da SEA foi desenvolvida aula expositiva dialogada, experimentação, e avaliações diagnóstica e prognóstica. Os resultados da pesquisa mostram que, cerca de 72% obtiveram bom aproveitamento, evidenciando, em certa medida, apropriação dos conteúdos de Química estudados através do tema proposto na SEA.

Palavras chaves

Métodos de Separação; SEA; CTS

Introdução

O ensino de uma disciplina experimental como a Química requer uma infraestrutura com laboratórios, materiais, reagentes e equipamentos que são essenciais para a potencialização do seu entendimento. A ausência de tais recursos dificulta o aprendizado e a ministração dos conteúdos, onde professores recorrerem a métodos de ensino tradicional, não possibilitando estímulos e desafios. Com isso, os estudantes não se sentem atraídos para aprender o novo, contribuindo assim, para a falta de interação em sala de aula, provocando a falta da aprendizagem. Diante desse contexto os profissionais da educação são estimulados a buscarem alternativas que tornem o Ensino de Química mais atrativo gerando um maior interesse e participação por parte dos discentes, culminando na construção do conhecimento. A perspectiva CTS visa subsidiar a compreensão entre o desenvolvimento da ciência e tecnologia e os impactos sociais e ambientais da construção do conhecimento científico e tecnológico, proporcionando num nível crítico e reflexivo uma participação cidadã responsável na sociedade. Santos (1999, p. 25) traz consigo a concepção no ensino de Ciências sobre a relação CTS, onde se busca “um ensino que ultrapasse a meta de uma aprendizagem de conceitos e de teorias centrados em conteúdos canônicos. Um ensino que tenha uma validade cultural, para além da validade científica, e como meta ensinar a cada cidadão o essencial para chegar a sê-lo de fato, aproveitando os contributos de uma educação científica e tecnológica.” Nesse contexto, foi elaborada uma pesquisa, com a proposta de investigar como uma SEA com foco na Perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode proporcionar a construção crítica e reflexiva dos conhecimentos químicos.

Material e métodos

Com base nas indagações apresentadas, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de ordem investigativa, descritiva e qualitativa. A perspectiva metodológica utilizada para o planejamento da aula foi a CTS, pois funciona como eixo norteador para a produção das atividades, buscando relacionar diferentes atribuições para a construção no processo de ensino e aprendizagem do conceito científico. A escola para o desenvolvimento da pesquisa, pertence à rede estadual de educação, sendo localizada no município de Jaboatão dos Gurarapes - PE. São considerados como sujeitos de pesquisa uma turma do 1º ano do EM, totalizando 36 estudantes. Foram realizadas observações de aulas na turma escolhida, tendo como carga horária 2h/aula, a fim de conhecer o perfil dos estudantes envolvidos. Em seguida, foi desenvolvida a SEA, composta por 4h/aula na referida turma. Foram explorados conceitos de: Substância, Mistura, e Métodos de Separação da Matéria e suas Aplicações na Sociedade. A escolha desses conceitos surgiu a partir do distanciamento que parece existir entre os conceitos científicos e o contexto destes estudantes. Os dados foram coletados através de fichas distribuídas individualmente aos estudantes durante SEA, assim como pela observação da interação e participação nas atividades. A SEA encontra-se dividida em 3 etapas: 1. Aplicação de avaliações diagnóstica e prognóstica, ao início e término da aula; 2. Aula expositiva dialogada sobre Substância, Mistura, e Métodos de Separação da Matéria, com leitura de texto, utilização de vídeo, e imagens com suas aplicações no cotidiano para subsidiar a discussão; e por fim, a 3. Montagem em pequenos grupos de simulações de processos utilizados em uma Estação de Tratamento de Água – ETA.

Resultado e discussão

Os gráficos 1 e 2, apresentam o desempenho obtido pelos estudantes na avaliação diagnóstica e prognóstica, totalizando 5 questões, sendo atribuídas 2 pontos por cada questão correta. De acordo com o gráfico 1, a maioria dos estudantes apresentaram dificuldades, não conseguindo promover associações dos diferentes métodos de separação, resultando no distanciamento entre os métodos científicos, com os métodos utilizados para realização de atividades diárias, isto é, demonstraram fragilidades em perceber as relações da ciência com a sociedade. Com base nos resultados da avaliação diagnóstica foi desenvolvida a segunda etapa da SEA, composta por um conjunto de atividades (aula expositiva dialogada, leitura de texto, utilização de vídeo, e imagens com aplicações no cotidiano, debates) com o objetivo de superar as dificuldades dos estudantes quanto a estabelecer as relações entre o conhecimento científico e o contexto em que estão inseridos socialmente. No decorrer da aula, os estudantes mostraram envolvimento, curiosidade e participação, e desta forma, começaram a estabelecer conexões entre os conhecimentos abordados e as relações CTS. Entre as atividades que assumiam o objetivo de explorar as relações CTS, foi proposta a construção da simulação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Assim, foi possível que os estudantes ficassem mais próximos dos métodos que eram utilizados e suas implicações científicas e tecnológicas. Através dos resultados observou-se a construção do conhecimento químico, e reflexivo, na qual, obteve-se na avaliação prognóstica um percentual em torno de 72,2% de acertos, apresentando assim, uma melhora em 160% nos resultados. Os dados evidenciam um aumento significativo no desempenho dos estudantes após o desenvolvimento das atividades da SEA.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

O Ensino de Química deve proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do estudante, assim como, pensamento químico, possibilitando o aprendizado e relacionando com as transformações do dia a dia da sociedade. A SEA embasada na perspectiva CTS se constitui numa abordagem de potencialmente positiva quando oferece uma formação crítica e reflexiva para os estudantes. Com isso, a SEA utilizada, propôs a discussão sobre os conteúdos e contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens que permitiram à interlocução de aspectos ligados a ciência e tecnologia e os conteúdos científicos.

Agradecimentos

À Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

SANTOS, M. E. N. V. M. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de ciências. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos, SP, 1999.

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