A UTILIZAÇÃO DO TEMA FÁRMACOS HORMONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Pinto Corrêa, C. (IF SUDESTE MG) ; Cúgula Coelho, B. (IF SUDESTE MG) ; Moraes Gonçalves, M.E. (IF SUDESTE MG) ; Barros de Almeida Barbosa, D. (IF SUDESTE MG) ; Alves Toledo, T. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Esta pesquisa propõe uma aula lúdica com ênfase na utilização como ferramenta de ensino a interdisciplinaridade e o atrelamento de diversos aspectos vivenciados em sociedade como forma de desenvolvimento científico, social e crítico para com o discente, utilizando ainda a abordagem CTS. Neste ínterim, utilizamos o tema Fármacos Hormonais e seus respectivos contextos históricos para proporcionar uma reflexão social e uma visualização da teoria aplicada em sala de aula em seu cotidiano, proporcionando assim um maior despertar do interesse e uma maior participação, além do progresso do senso crítico e curioso do estudante.

Palavras chaves

Atividade Lúdica; Fármacos Hormonais; CTS

Introdução

A utilização de aulas experimentais e lúdicas no Ensino de Química é uma grande estratégia para a motivação dos discentes, além do seu alto efeito educacional. Atado a isso, a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nos permite transpassar da melhor maneira a compreensão prática dos programas, porquanto esta consiste em uma proposta didática utilizada como uma forma de se compreender as inter-relações entre seus quatro aspectos e visa à introdução de concepções do cotidiano do estudante no seu desenvolvimento científico e tecnológico (BORGES et al, 2010). Conquanto, nota-se uma significativa importância no atrelamento de diversos aspectos vivenciados em sociedade com o aprendizado em sala de aula, tendo como ferramenta importante para este recurso a ligação de outros ramos e disciplinas que compõem a grade do ensino. Ademais, a inter-relação entre os aspectos citados e a CTS no Ensino de Química proporciona uma significativa visualização do que está sendo trabalhado em sala de aula no cotidiano dos discentes. Dessa forma, utilizando uma inter-relação entre o social e o científico e entre a História e a Química, este trabalho propõe uma aula lúdica, utilizando como tema principal os Fármacos Hormonais. A introdução do assunto proposto em sala de aula foi através de contextos históricos referentes à castração química, levando em consideração não só aspectos ligados à ciência, mas também problemas sociais graves atados a este.

Material e métodos

O projeto foi ministrado em 2 turmas do 2º ano do ensino médio no IF Sudeste MG - JF, totalizando uma amostragem de 42 alunos. A metodologia escolhida para abordagem com foco nos Fármacos Hormonais em foi, em sua primeira parte, um debate visando proporcionar uma maior liberdade para os alunos, permitindo que estes tenham autonomia em suas opiniões e críticas. Em seguida, houve a aplicação de uma atividade lúdica com ênfase na estrutura química de alguns hormônios, visando uma melhor visualização e interesse do tema, o qual proporciona uma melhor compreensão das cadeias carbônicas e identificação das funções orgânicas. Ademais, o debate foi construído pela crítica social e contexto histórico carregado pelo assunto adotado inicialmente (Castração Química) e, em seguida, houve uma introdução teórica com ênfase nos aspectos químicos do tema principal, como funções orgânicas. Após isso, houve a aplicação da atividade lúdica, a qual foi constituída pela construção da geometria molecular do estradiol e progesterona, a sala foi dividida em grupos de cinco pessoas. Essas representações estruturais foram feitas utilizando os palitos de dentes e as jujubas, onde cada cor destas representa um elemento que compõe a molécula em questão. Por conseguinte, foi utilizado a disposição em “U” dos discentes em sala durante o debate (MUNSBERG, et.al., 2014), porquanto esta facilita a circulação do professor e o contato direto com estudante. Destarte, no início e final de cada aula, houve a aplicação de questionários, os quais foram elaborados a partir de metodologias descritas por Günther (2003) e eram constituídos por questões de punho específico e pessoal que visavam a investigação do conhecimento dos alunos sobre o tema, desde a parte social até a científica.

Resultado e discussão

A partir das observações durante o debate e análises dos questionários iniciais aplicados, inferimos que grande parte dos alunos demonstrou um grande interesse pelo tema social abordado, porém pouco conhecimento relacionado ao seu lado teórico e científico. Em contrapartida, este quadro se alterou durante a aplicação da atividade lúdica, visto que houve um entendimento dos discentes o quanto os dois aspectos do tema abordado andam totalmente entrelaçados, consequentemente o senso crítico e curioso também se voltou para parte realmente química da aula proposta. Dessa forma, houve uma considerável melhora nos questionários ao final da aula por parte das perguntas teóricas em relação aos aspectos químicos referente aos Fármacos Hormonais, porquanto, dentre outras perguntas presentes no questionário (vide gráfico em porcentagem de alunos), quando perguntamos no questionário aplicado ao início da aula, sobre identificação de funções orgânicas presentes na progesterona, somente 11 dos 42 alunos conseguiram responder razoavelmente. Em contrapartida, no questionário aplicado ao final da aula, o quadro se alterou, pois 34 dos 42 conseguiram respostas satisfatórias. Já os questionamentos referentes a parte social do tema, apresentou respostas, em sua maioria, enriquecedoras nos dois questionários. A metodologia utilizada teve grande influência na atividade, a qual proporcionou uma interação e visualização maior do assunto abordado devido as inter- relações e a interdisciplinaridade utilizada em todas as etapas da aula.




Conclusões

A partir da análise dos dados obtidos percebemos o quão engrandecedor foi construção do conhecimento científico através de assuntos tão distantes tratados, porém que estão entrelaçados de forma ininterrupta. Notamos que houve um desenvolvimento, durante as atividades,de um significativo senso curioso e crítico dos discentes,além do despertar de um significativo interesse em relação ao conteúdo teórico abordado. Neste ínterim, o trabalho de agregar a CTS com inter-relações de diversos aspectos social-científico proporcionou grandes resultados referentes à aprendizagem, tornando-a mais atraente.

Agradecimentos

IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

Referências

GÜNTHER, H. (2003). Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, No 01). Brasília, DF:UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psi-ambiental.net/pdf/01Questionario.pdf.
MUNSBERG, J. A. S.; FELICETTI, V. L. A Sala de Aula como Espaço de formação Mútua dos Sujeitos. In: 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2014, Bento Gonçalves. Processos de Privatização da Educação. Porto Alegre: ediPUCRS, 2014. v. 1. p. 1-13.
BORGES, C. O. et al; Vantagens da Utilização do Ensino CTSA Aplicado à Atividades Extraclasse. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), 2010.

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