Caracterização analítica das questões das provas de Química aplicadas no Ensino de Ciências

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, F.S. (UFMA) ; Pinto, L.V. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA)

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar questões de Química elaboradas por 15 professores de ciências do município de Codó/ Maranhão que atuam no 9º do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. A análise foi realizada tendo como referencial os estudos desenvolvidos por Neus Sanmartí e Ivan Marchan Carvajal. A metodologia empregada foi baseada na estruturação da pesquisa qualitativa, fazendo uso de análise documental e análise de conteúdo dos enunciados das provas. Observou-se que a prova é instrumento de avaliação previsto em todos os planos dos professores e que estes, não costumam realizar questões contextualizadas e reflexivas, diferentemente do que está preconizado em seus planejamentos.

Palavras chaves

Avaliação da Aprendizagem; Prova escrita; Ensino de Química

Introdução

Atualmente, a avaliação da aprendizagem escolar ganhou mais espaços nas discussões politico-educacionais, no tocante ao processo de ensino/aprendizagem. Hoje, é tida como um elemento essencial e integrador do processo de ensino aprendizagem, contudo, ainda persistem concepções de avaliação como um meio de mensuração dos conteúdos e classificação dos alunos (FERNANDES, 2008; SILVA; MORADILLO, 2002). Essa representação que se tem a respeito da avaliação é reforçada diariamente por meio da utilização das provas como o principal instrumento avaliativo utilizado pelos professores. Contudo, há quem defenda que é possível avaliar competências científicas por intermédio das provas e testes, como é o caso de Sanmartí e Carvajal (2014). Para estes autores é possível realizar uma avaliação das competências científicas por meio de uma prova, desde que ela possua enunciados com perguntas Contextualizadas, Produtivas e Complexas. Uma pergunta Contextualizada aquela que planeja uma situação problema que tenha a ver com a realidade do aluno e exige dele um aprofundamento de como e por que atuar nessa situação. Uma pergunta Produtiva aquela instiga o aluno a demonstrar sua capacidade de transferir o que aprendeu. Já uma pergunta Complexa é aquela que estimula o aluno a mobilizar saberes diversos e inter-relacioná-los. Nesse contexto, o presente trabalho, um recorte de uma pesquisa de mestrado, realizou uma análise das questões das provas de Química. Com isso, buscou-se identificar o perfil dos enunciados das perguntas e traçar a identidade dessas provas, verificando se as mesmas possibilitam ao professor avaliar os objetivos e/ou competências os quais foram propostos inicialmente em seus planos de ensino.

Material e métodos

Este trabalho insere-se no contexto da abordagem qualitativa de pesquisa, na qual o pesquisador tem a possibilidade de obter informações significativas para a compreensão do objeto de estudo, pois leva-se em consideração a riqueza de descrições que a pesquisa dispõe. Essa abordagem possui métodos e técnicas específicos, contudo, não são tidos como exclusivos, o que possibilita para o pesquisador, até mesmo, fazer uso de combinações dos procedimentos de coleta e análise dos dados. (BOGDAN; BIKLEN, 1994; LÜDKE; ANDRÉ, 1986; MINAYO, 2006; STRAUSS; CORBIN, 2008). A pesquisa foi realizada no município de Codó - Maranhão, localizado na mesorregião leste maranhense com distância de 290 Km da capital São Luís, com 15 professores de ciências que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental, equivalente a 75% do total, distribuídos em 11 escolas. O processo de recolha de dados fez-se uso de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de obter o perfil formativo dos professores participantes da pesquisa; Documentos da disciplina de ciências, tais como planos bimestrais e /ou anuais e as provas de Química do 1º e 2º bimestres de 2016 que os professores aplicaram aos seus alunos. As provas e os planos foram analisados de acordo com a metodologia de análise do conteúdo, na qual são retiradas as unidades de significados (Signos) mais recorrentes, que são palavras ou expressões pertinentes à questão investigada e agrupadas em categorias e subcategorias (BARDIN, 2009; BLISS; OGBORN, 1983).

Resultado e discussão

Foram analisadas 66 questões referentes ao conteúdo de “Matéria e Energia”. A categoria Contextualização representa 12 % desse total (P1Q13; P5Q5; P13Q1; P13Q4; P2Q7; P8Q1; P12Q1; P13Q8), em sua maioria, apresentam situações comuns à realidade dos alunos, contudo, as perguntas chave não exploravam ou instigavam o pensamento reflexivo dos alunos, ou até mesmo avaliavam a capacidade de demostrar o que aprendeu, ao invés disso, após a apresentação do contexto, solicitava apenas que o aluno escrevesse o nome de uma propriedade ou elemento da matéria. As questões inseridas em Produtivas representam 7,6% (P10Q8; P12Q6; P4Q4; P11Q5; P14Q4) e apresentaram as características referentes às especificidades da referida categoria a qual estão inseridas, uma vez que todas solicitam dos alunos uma interpretação e explicação de alguma situação. A seguir é apresentada uma das questões inserida nessa categoria: “8º) Considere os seguintes valores de Densidade: Vela – 0,9 g/cm³ Álcool – 0,8 g/cm³ Água – 1,0 g/cm³ Foi colocado um pedaço de vela na água e no álcool. Você acha que vela flutuou ou afundou na água? E no álcool? Justifique sua resposta.” P10Q8 Durante o percurso da análise das questões, viu-se a necessidade de inserir mais uma categoria para agregar as questões que não se encaixavam nas categorias pré-definidas (Contextualização, Produtivas e Complexas). Deste modo, inseriu-se a categoria Reprodução que abrange os enunciados onde não há nenhum tipo de contextualização e suas perguntas exigem dos estudantes apenas a recordação de conceitos, termos ou fórmulas, caracterizando-se como ideias captadas e fixadas previamente para o momento da prova, sem nenhum tipo de reflexão. Esta categoria envolveu a maioria das questões, 80,4% do total das questões referentes à Matéria e Energia

Conclusões

Observou-se que os professores não costumam realizar questões contextualizadas, tendo em vista que maior parte das pergunta apenas solicita a definição ou caracterização de um conceito. Eles priorizaram em suas questões, mesmo que de forma inconsciente, a memorização de definições e caracterização de conceitos ou termos. Não apresenta para os alunos situações problemas que exijam deles um esforço reflexivo maior para responder o que é proposto. Deste modo, entende-se que o aluno prioriza a memorização dos conceitos que são apresentados nas aulas e principalmente nos livros didáticos.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão - FAPEMA

Referências

BLISS, J. M., M.; OGBORN, J. Qualitative data analysis for educational research: a guide of systemic network. London: Croom Helm, 1983.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Portugal: Porto editora, 1994.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no
domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional. v. 19, n. 41, set./dez. 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 406 p.
SANMARTÍ, N; CARVAJAL, I. M. Como elaborar uma prueba de evaluación escrita? Didáctica de las Ciências Experimentales, Alambique, n. 78. Julio 2014.
SILVA, J. L. P. B.; MORADILLO, E. F. Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, jul. 2002.
STRAUSS, A. E CORBIN, J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artemed, 2008.

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