DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS NO LABORATÓRIO PELOS ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE NACIONAL DA AMZÔNIA PERUANA-IQUITOS, PERÚ.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cabrera Pizango, E.Y. (UNAP) ; Pastor Rojas, R. (UNAP)

Resumo

As práticas no laboratório são atividades desenvolvidas com a finalidade de relacionar a teoria por meio da manipulação de materiais e equipamentos de alta tecnologia que serviram como base no desenvolvimento laboral, considerando as práticas laboratoriais indispensáveis na formação do engenheiro químico. Esta pesquisa teve como objetivo realizar práticas no laboratório e reconhecer as dificuldades encontradas por parte dos alunos do primeiro período do curso de Engenharia Química. Dentre a principal dificuldade enfrentada mencionaram a falta de reagentes e materiais no laboratório, fato que gera preocupação nos acadêmicos por considerar-se não capacitados para o ambiente laboral. Acredita-se que neste contexto é imprescindível repensar no investimento por uma educação de qualidade.

Palavras chaves

educação; aulas práticas; química

Introdução

A educação em química exige uma relação intrínseca entre teoria e prática, devido a este direcionar a um ensino de qualidade. As práticas no laboratório são atividades desenvolvidas com a finalidade de relacionar a teoria aprendida por meio da manipulação de materiais e equipamentos de alta tecnologia, além de oferecer um aprendizado na manipulação de aparelhos científicos que serviram como base no desenvolvimento laboral, considerando as práticas laboratoriais indispensáveis na formação do engenheiro químico. Assim também é fomentar um ensino mais ativo, participativo e individual na qual se impulse o método científico, desta maneira o aluno se favorece, desenvolve habilidades, aprende técnicas elementais e se familiariza com a manipulação de instrumentos e aparelhos. No curso de engenharia química as aulas práticas são pouco realizadas, fato que instigou o desenvolvimento desta pesquisa procurando conhecer as dificuldades encontradas no desenvolvimento das práticas no laboratório. Para tanto os alunos do primeiro período do curso de engenharia química mostram certa preocupação neste sentido, uma vez que acreditam não estar capacitados ou aptos para o futuro campo laboral.

Material e métodos

Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do primeiro período do curso de Engenharia Química da Universidade Nacional da Amazônia Peruana na disciplina de Química I, participando um total de setenta e cinco alunos. De acordo aos procedimentos técnicos a caracteriza como pesquisa experimental (GIL, 2008). Realizaram-se quatro práticas no laboratório de Química Geral. Os temas das práticas foram as seguintes: 1) Segurança no Laboratório, 2) Descrição e uso do bico Bunsen, 3) Medições dos aparelhos e 4) Mudanças físicas e químicas das substâncias. No término de cada aula prática os alunos redigiram no máximo de uma lauda as dificuldades enfrentadas em cada prática executada. A análise dos dados foi realizada por meio de técnica descritiva, apontando os dados provenientes dos relatos dos alunos.

Resultado e discussão

Dentre as dificuldades mencionadas pelos alunos do primeiro período, mencionam a falta de reagentes e materiais no laboratório como a principal dificuldade, diante disto os acadêmicos são obrigados indiretamente a comprar materiais com custos elevado do mercado com a finalidade de realizarem atividades práticas. Somado a isto, a falta de equipamento tecnológico na qual os professores na ausência dos mesmos, não desenvolvem práticas no laboratório. Estes são fatores que impedem o aprendizado e a realização de práticas profissionais como futuros engenheiros químicos. Por outro lado os alunos mostram certa preocupação com respeito a educação de qualidade não recebida o que futuramente os impedirá de ser competitivos na área laboral e também o fato destes terem que enfrentar essas dificuldades desde o início da vida acadêmica. Entre tanto acredita-se na importância das aulas práticas no curso de engenharia química, uma vez que estas além de proporcionar um preparo para o futuro campo laboral gerem nos acadêmicos motivação, entusiasmo e aceitação no estudo de certas disciplinas dentro do curso (LUGO, 2006; TOVÁR-GALVES & CONTRERAS, 2012).

Conclusões

Por meio do desenvolvimento desta pesquisa, obteve-se as dificuldades enfrentadas pelos alunos do primeiro período do curso de engenharia química, diante esta problemática se geram as seguintes questões para reflexão que tipo de ensino está sendo oferecido? é desta maneira que preparamos futuros profissionais com alto nível de competitividade no mercado de trabalho?. Acredita-se que neste contexto é imprescindível repensar no investimento por uma educação de qualidade.

Agradecimentos

A UNIVERSIDADE NACIONAL DA AMAZONIA PERUANA.

Referências

LUGO, G. La importancia de los laboratorios. In Construcción y tecnologia, 2006. Disponível em: www.imcyc.com Acesso: 25/08/2017.

TOVAR-GÁLVEZ, J.C; CONTRERAS, G.A. Investigación en la práctica docente universitaria: obstáculos epistemológicos y alternativas desde la Didáctica General Constructivista. Educ. Pesqui. vol.38 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2012

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul