Levantamento de laboratórios de Química em escolas públicas no município de Benjamin Constant – AM

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Pissango Rodrigues, J.J. (UFAM) ; Abreu Lima, R. (UFAM) ; Gama dos Santos, G. (UFAM) ; Carvalho Franco, K. (UFAM) ; Castro Pinto, R. (UFAM) ; Ramos Rodrigues, D. (UFAM) ; Carvalho Alves, L. (UFAM)

Resumo

Percebe-se que os alunos, no ensino da Química, muitas vezes, não conseguem aprender ou não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de laboratórios de Química em escolas públicas. A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória, por meio da aplicação de questionários abertos. Verificou-se que a maioria das escolas não possuem ferramentas institucionais oferecidas pelo sistema educacional não permitindo assim aliar o conhecimento teórico com o prático.

Palavras chaves

Sala de aula; Recursos didáticos; Ciência

Introdução

Atualmente, estudar Química sem uma orientação didática pode ser uma atividade exaustiva para os alunos, considerando as vastas infinidades de símbolos que são abordados ao longo dessa ciência. Muitos alunos por sua vez entram em um processo de decorar os símbolos e fórmulas, desde modo é de suma importância que o ensino de Química seja relevante para os estudantes. Mesmo com toda a importância que é atribuída ao ensino de Química, sabe-se que os alunos têm uma grande dificuldade em assimilar os conceitos básicos da disciplina. Dentre os vários fatores que originaram esta dificuldade, acredita-se que os mais latentes são: conteúdo ministrado sem vinculação com a realidade e a vivência do aluno, dificuldade dos alunos em raciocinarem em termos de modelos abstratos e aulas meramente expositivas e livrescas, sem o uso de demonstrações e/ou experimentos relacionados com o conteúdo teórico ministrado. Para Nascimento; Ventura (2003), “a aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria no ensino- aprendizagem de Química, pois os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos conceitos científicos, auxiliando no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas.” Com isso, este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento de laboratórios de Química em escolas públicas no município de Benjamin Constant-AM, uma vez que os experimentos facilitam a compreensão do conteúdo, tornando as aulas mais dinâmicas, tendo assim uma aprendizagem mais significativa.

Material e métodos

O presente trabalho teve como público-alvo quatro escolas estaduais. Inicialmente aplicou-se um questionário semiestruturado com quatro perguntas dissertativas, são elas: 1. A escola possui laboratório de Química? 2. Os professores de Química utilizam o laboratório para fins didáticos? 3. Existe um responsável em ajudar o professor nas aulas de laboratório de Química? 4. A escola possui laboratório de Química com equipamentos necessários para as aulas?. As perguntas especificadas acima foram aplicadas para os responsáveis ou gestores das escolas.

Resultado e discussão

Após levantamento da pesquisa, verificou-se que apenas uma escola possui laboratório de Química, mas este não está em funcionamento por motivos de estrutura e a falta de materiais para o uso das aulas práticas. Além disso, nenhuma escola pesquisada possui um responsável para auxiliar o professor durante as aulas práticas. Com isso, é bastante preocupante para um ensino que não disponibiliza ao professor um recurso didático que poderia aprimorar a qualidade de ensino. Onde vincularia a teoria x prática, e assim alcançaria melhores resultados para o ensino de Química. Segundo Krasilchik (2004), somente nas aulas práticas os alunos enfrentam os resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio. Ademais, o método experimental permite que os alunos vivenciem suas diferentes etapas como: manipulação observação, investigação e interpretação. Sendo assim, o laboratório de Química contribui para o aluno adquirir uma vivência e manuseio de instrumentos, que irão lhe permitir conhecer diversos tipos de atividades, contribuindo para a curiosidade e a vontade de seguir o campo da ciência. O laboratório deverá incentivar o aluno a aprender técnicas, a aprender a teoria na prática contribuindo para desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas em pesquisas científicas.

Conclusões

Este trabalho ressaltou em verificar a importância que os laboratórios de Química influenciam para um ensino de qualidade onde unir a teoria x prática são fundamentais para alcançarmos bons resultados. Sendo necessário que o governo estadual invista nas políticas públicas de educação para que assim todos os envolvidos adquiram mais conhecimentos.

Agradecimentos

As Escolas Estaduais que participaram desta pesquisa.

Referências

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Ed. USP, 2004.
NASCIMENTO, S.S.; VENTURA, P.C. Física e Química: uma avaliação do ensino. Presença Pedagógica, v.9, n.49, p.21-33, 2003.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul