Aplicação de procedimentos práticos de conteúdos de química em salas de aula do 1º ano do Ensino Médio Integrado a cursos técnicos do Campus Juiz de Fora do IF SUDESTE MG

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Brandel de Souza, D. (IF SUDESTE MG) ; Peres Delgado, M. (IF SUDESTE MG) ; José Bueno Cotta, A. (UFES) ; Pereira de Andrade, R. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se a utilização de procedimentos práticos meramente ilustrativos pelo professor em sala de aula teórica contribuiria para uma melhora significativa no rendimento dos alunos. Os resultados das avaliações que exigiam aplicações práticas revelaram que a turma A obteve média 9,4 ± 1,9, enquanto a turma B obteve média 6,1 ± 2,0, esses resultados foram analisados por teste t (p<0,05) e verificou-se diferença significativa nas médias. Já os resultados das avaliações conceituais teóricas revelaram que não houve diferença significativa nas médias (tabela 1) das notas obtidas pelos alunos da turma A (7,5 ± 2,0) em relação a turma B (8,0 ± 2,3). Os resultados desse trabalho reafirmam a importância do uso de alguma forma experimentos químicos em sala de aula.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ensino Médio; Procedimentos Práticos

Introdução

Atualmente estudar Química pode ser um desafio emocionante ou trágico para os alunos de ensino médio, tudo vai depender de alguns fatores, tais como: estrutura da escola, material didático escolhido pelo professor, formas de abordagem do conteúdo pelos docentes e um facilitador que pode ser implementado é a utilização de aulas práticas dos mais variados conteúdos com contextualização com o cotidiano do aluno. Na Química, podemos distinguir duas atividades: a prática e a teoria. A atividade prática ocorre no manuseio e transformação de substâncias nos laboratórios e nas indústrias, quando então se trabalha em nível macroscópico, isto é, em coisas visíveis. A atividade teórica se verifica quando se procura explicar a matéria, em nível microscópico. (NARDI , 1998). Considerando as duas atividades, se não houver uma articulação entre as duas, os conteúdos poderão não ser relevantes à formação do indivíduo. Porém, as ementas das disciplinas de química do Campus Juiz de Fora do IF SUDESTE MG não contemplam aulas práticas de química e com isso a escola não oferece um laboratório de aulas práticas para o professor utilizar com os alunos. Diante dessa situação o esse trabalho teve como objetivo verificar se a utilização de procedimentos práticos meramente ilustrativos pelo professor em sala de aula teórica contribuiria para uma melhora significativa no rendimento dos alunos.

Material e métodos

O projeto foi ministrado em duas turmas do 1º ano do ensino médio do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, totalizando uma amostragem de 52 alunos. Foram selecionadas duas turmas com 26 alunos cada uma, sendo que na turma A abordaram-se os conteúdos de forma teórica com contextualização com o cotidiano e complementaram com atividades onde se utilizou procedimentos práticos demonstrativos dos conteúdos de separação de misturas, identificação de substâncias puras e misturas, efeito fotoelétrico e níveis quânticos de energia no átomo de Bohr. A turma B não houve qualquer intervenção prática em sala de aula, sendo trabalhados os mesmos temas apenas de forma teórica com contextualização com o cotidiano. Foram aplicadas duas avaliações nas duas turmas, sendo uma abordada apenas aspectos conceituais teóricos e outra prova mais ampla que abordava aplicação práticas cotidianas dos conteúdos estudados. Para verificar se houve diferença entre as médias das notas das avaliações aplicou-se o teste t (p<0,05) para as duas avaliações.

Resultado e discussão

Os quatros experimentos foram feitos apenas de forma demonstrativa devido à falta de material para todos e visando também minimizar os riscos de possíveis acidentes, pois a instituição de ensino não tem equipamento de proteção individual para todos os alunos e a sala de aula teoria não era apropriada para montagem de vários grupos experimentais simultâneos. Os resultados das avaliações que exigiam aplicações práticas cotidianas dos conteúdos estudados revelaram que a turma A obteve média 9,4 ± 1,9, enquanto a turma B obteve média 6,1 ± 2,0, esses resultados foram analisados por teste t (p<0,05) e verificou-se diferença significativa nas médias (tabela 1). Já os resultados das avaliações que verificava apenas aspectos conceituais teóricos dos conteúdos de química abordados revelaram que não houve diferença significativa nas médias (tabela 1) das notas obtidas pelos alunos da turma A (7,5 ± 2,0) em relação a turma B (8,0 ± 2,3). Muitas vezes, os professores comentam a falta de aulas experimentais como consequência das dificuldades cotidianas, como ausência de laboratório, de material e equipamento (CACHAPUZ, 2002). Desejando-se comprovar que o laboratório não é essencial, inserimos em nosso roteiro práticas adaptadas a sala de aula que pode ser realizada em qualquer ambiente. Foi importante apresentar ao aluno fatos concretos, observáveis e mensuráveis dentro dos quatro conteúdos abordados, uma vez que os conceitos que o aluno traz para a sala de aula advêm principalmente de sua leitura do mundo macroscópico. Esse entendimento prévio pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento e habilidades referentes aos reconhecimentos de tendências e relações a partir de dados experimentos, de raciocínio proporcional, bem como de leitura e construção de

Figura 1

Resultados das avaliações dos alunos da turma A e da turma B

Conclusões

Os resultados desse trabalho reafirmam a importância do uso de alguma forma experimentos químicos em sala de aula. Os experimentos, mesmo que apenas demonstrativos, revelaram uma melhora significativa no aproveitamento dos alunos que tiveram acesso a práticas em relação aos alunos que não tiveram acesso. Diante disso, sugere-se sempre que o professor de ensino médio tente abordar parte do conteúdo de forma prática, considerando a sua realidade local (escola) e disponibilidade de materiais, para fortalecer a construção da relação ensino-aprendizagem do seu aluno.

Agradecimentos

Ao IF SUDESTE MG pela bolsa de treinamento profissional dos alunos e pelo apoio a apresentação desse trabalho.

Referências

NARDI, R. Pesquisa em Ensino de Física São Paulo: Escrituras, 1998.
NARDI, R. Questões Atuais no Ensino de Ciências São Paulo: Escrituras, 1998.
CACHAPUZ, A. F. A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

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