CARTUNS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Antunes, A.A. (UNIPAMPA) ; Pazinato, M.S. (UNIPAMPA) ; Miranda, A.C.G. (UFSM) ; Freitas, R.T.G. (UNIPAMPA) ; Oliveira, L.E. (UNIPAMPA)

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a utilização de cartuns como um recurso didático para a abordagem de química orgânica com 48 estudantes da 3ª série do ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Dom Pedrito, RS. Os resultados foram obtidos por meio de dois questionários aplicados em duas etapas e composto por questões em forma de cartum e questões fechadas. A análise e categorização dos dados foram desenvolvidas de forma qualitativa. Os resultados revelaram que a utilização de cartuns é uma alternativa metodológica inovadora e que pode se tornar um importante aliado na prática pedagógica.

Palavras chaves

Cartuns; Recurso Didático; Ensino de Química

Introdução

A abordagem da Química no nível médio, no que tange ao processo de ensino– aprendizagem, é algo extremamente desafiador para o docente. A utilização de novas técnicas e métodos que despertem a atenção e o interesse dos alunos, frente aos conteúdos abordados em sala de aula, torna-se uma necessidade. De maneira geral, existe um forte desinteresse dos estudantes do ensino médio em relação à Química. Isso pode estar diretamente relacionado à limitação de recursos tradicionalmente utilizados pelos professores, que muitas vezes se limitam ao giz ou pincel, lousa, livros didáticos e exercícios de fixação. Diante de tal cenário, vários pesquisadores (ROXAEL et al., 2015; GONICK; CRIDDLE, 2013; BARROS, 2011) têm se empenhado na busca de outros recursos didáticos que possam reverter tal situação. Neste contexto, surge a utilização dos “Cartuns” como um potencial material didático para o ensino de Química. Emerge a necessidade de investigar o impacto dos cartuns como um instrumento para a abordagem de Química Orgânica no Ensino Médio, pois se trata de um recurso inovador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de cartuns como um recurso didático para a abordagem de Química Orgânica na 3ª série do Ensino Médio. Cartuns, histórias em quadrinho (HQs) e charges são alguns tipos linguísticos que podem ser empregados como recurso didático para o ensino de conceitos científicos. Muitas vezes, estabelecer diferenças entre esses recursos é complexo, devido às suas aparentes similaridades visuais, porém apresentam diferenças estruturais.

Material e métodos

A pesquisa realizada apresenta um viés qualitativo, a qual buscou explorar situações de aprendizagem por meio da utilização de cartuns que abordam tópicos de Química Orgânica. Os sujeitos da pesquisa foram 48 estudantes de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais do município de Dom Pedrito – RS. O presente trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, utilizou- se os cartuns como recurso didático para investigar as aprendizagens dos estudantes referentes ao conteúdo de Química Orgânica. Para isso, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes, fazê-los lembrarem dos conceitos envolvidos, associarem com situações problemas e resolverem o exercício, foi elaborado e aplicado um questionário estruturado com cinco cartuns, o qual pode ser visto no quadro 1, onde explicita os conceitos envolvidos em cada cartum, sendo estes: Nomenclatura, Características do Carbono e Estrutura. Já Figura 1 apresenta o questionário, contendo os cartuns, aplicado aos sujeitos da presente pesquisa. Na segunda etapa, os estudantes receberam um segundo questionário com três perguntas fechadas, sendo elas: Questão 1 - Os cartuns já foram utilizadas em algum conteúdo da disciplina de Química?; Questão 2 - Você acredita que os cartuns podem auxiliar no entendimento dos conteúdos de Química? Justifique; Questão 3 - Você gostaria que os cartuns fossem incluídos como atividades nas disciplinas? Nas três questões havia as alternativas de sim ou não que deveriam ser assinaladas pelos estudantes. Diante do exposto, o presente estudo avaliou as respostas dos estudantes apresentadas nos questionários aplicados na primeira e segunda etapa. A análise e categorização dos dados foram desenvolvidas de forma qualitativa.

Resultado e discussão

Ao total foram analisados 96 questionários, sendo 48 referentes à primeira etapa e 48 relativas à segunda. No questionário aplicado na primeira etapa os estudantes deveriam marcar as respostas corretas e justificá-las. Conforme descrito, as questões estavam organizadas em forma de cartuns, em que o conteúdo abordado tratava-se da Química Orgânica. Já nas questões aplicadas na segunda etapa, os estudantes deveriam assinalar entre sim ou não, onde uma delas solicitava justificativa. Em relação ao questionário aplicado na primeira etapa, as respostas dos estudantes foram categorizadas em Certo, Errado e Nulo para cada uma dos cinco cartuns aplicados. Assim, os dados obtidos permitem inferir que os estudantes relacionaram de maneira satisfatória o conteúdo gráfico apresentado no cartum com os conceitos da Química Orgânica. Ressalta-se as dificuldades dos estudantes nas questões 2 e 3, em que obtiveram-se maior número de erros. A questão 2 refere-se ao átomo de Carbono realizar quatro ligações por que ele possui quatro elétrons na camada de valência. No entanto, muitos indicaram que o Carbono precisaria fazer essas ligações para alcançar a estabilidade química. Esse fato pode estar relacionado com o ensino demasiado de regras gerais no nível médio, tais como a regra do octeto (PAZINATO, 2016). Já a questão 3, estava relacionada com as moléculas metil e metano, na qual a resposta apropriada seria o metil pois ele é um radical, no entanto 25% dos estudantes marcaram a resposta errada. Enfatiza-se que tais questões apresentaram um maior grau de dificuldade, por tratar-se de um conteúdo mais aprofundado. Foi possível observar que muitas das respostas, de certa forma, são contraditórias, pelo fato dos mesmos apenas acertarem por terem associado à imagem com as alternativas.

Quadro 1: Organização do questionário e tópicos de Química orgânica ab



Figura 1: Questionário aplicado aos estudantes.



Conclusões

Acredita-se que a inovação metodológica no ensino é um constante desafio para os professores que buscam contribuir efetivamente para o processo de aprendizagem de seus alunos. Neste contexto, a utilização da tecnologia e suas linguagens pode se tornar um importante aliado na prática pedagógica. Neste trabalho destacamos a investigação sobre a utilização de cartuns como um recurso didático para a abordagem de Química Orgânica na 3ª série do Ensino Médio. A utilização de cartuns como recurso didático possibilita ao aluno se situar (lembrar) rapidamente sobre o conteúdo específico nele abordado.

Agradecimentos

Referências

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