As estratégias metodológicas utilizadas no ensino de Química Orgânica: Uma análise dos artigos publicados na Revista Química Nova na Escola (2008-2018)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Orgânica

Autores

Soares, L.C.R. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UFPA) ; Costa, Y.R. (UEPA) ; Santos, J.L.B. (UEPA)

Resumo

No ensino de Química orgânica é perceptível que a prática docente eleva bastante a condição de ensino-aprendizagem em sala de aula para que os alunos consigam obter um maior êxito em relação ao conhecimento construído durante as aulas teóricas. Dessa forma, podem-se enfatizar os diversos estratagemas metodológicos de ensino, as quais são abordadas no sentido de dinamizar e facilitar o aprendizado. A partir dos dados coletados, observou-se que a partir do emprego de metodologias práticas é possível contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, porém ainda são poucos os trabalhos que tem como foco utilizar metodologias práticas para obtenção de dados científicos.

Palavras chaves

Química Orgânica ; Revista QNESc; Revisão Integrativa

Introdução

A Química Orgânica pode ser trabalhada de forma mais dinâmica e elaborada, de modo didático, para que a compreensão do conteúdo seja amplificada (BRASIL, 1996). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) “[...] o docente deve utilizar um tema que tenha vínculo com o cotidiano é fundamental para favorecer uma melhor participação em sala de aula e melhorar o aprendizado’’. Considerando que o ensino de Química para os alunos está sendo repetitivo, sem contexto e limitado. De acordo com Justi; Ruas (1997, p.27), “[...] os alunos não estariam entendendo a química como um todo, mas como pedaços isolados de conhecimentos, mas não aprendendo química’’. A partir desta citação, verifica-se que a constatação acerca do Ensino de Química não é recente, há muito tempo diversos pesquisadores da área do Ensino de Ciências/Química vêm sinalizando sobre as diversas problemáticas que se apresentam durante o processo ensino aprendizagem da disciplina de química. Desta forma, para proporcionar uma formação cidadã e crítica aos alunos, o docente precisa contextualizar os assuntos de química com a realidade de vida dos alunos.Segundo Lufti(1992, p.16), “(...) os processos presentes no cotidiano são processos vividos por todos e não refletidos, espontâneos, a reflexão sobre eles pode levar-nos a níveis acima da cotidianidade’’. Tendo em vista que a Revista Química Nova na Escola, é um dos periódicos de maior impacto na área de Ensino de Química no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma Revisão Integrativa da Literatura sobre os artigos de Química Orgânica que utilizaram alguma metodologia prática (experimentos e jogos) para obtenção dos dados, publicados no período de 2008-2018.

Material e métodos

Utilizou-se como objeto de estudo a Revista Química Nova da Escola (QNESc) mais especificamente os artigos que tratassem sobre química orgânica no período de 2008 – 2018, os quais utilizassem estratégias práticas nos para discussão dos resultados obtidos.

Resultado e discussão

A partir dos critérios estabelecidos, foram selecionados 03 artigos (Tabela 1). No A1, o artigo teve como objetivo conhecer os componentes e os efeitos dos medicamentos (fármacos) no organismo pelo estudo dos grupos funcionais, assim analisar as estruturas e moléculas e suas influências que elas têm sobre o organismo humano, assim é possível saber como alguns desses fármacos agem. Houve uma abordagem experimental com acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da UFSM, com o objetivo de evidenciar a relação da estrutura dos medicamentos (Codaten, Energil C, Tylenol e Aspirina). No A2, foi utilizada a atividade multissensorial, na qual houve um grande aproveitamento por parte dos alunos e trabalhou-se a temática chás, dentro de uma questão sociocultural. E no A3, o recurso didático foi um jogo perfil, o qual também estudou o processo de ensino-aprendizagem da química orgânica no ensino superior e básico, em que ambas escolaridades têm dificuldades em reconhecer compostos mais complexos, porém despertou o interesse nos alunos em relação ao conteúdo.







Conclusões

A partir da análise dos artigos, verificou-se que são poucos os artigos voltados para o assunto de Química Orgânica que utilizaram metodologias práticas, como experimentos, jogos e simulações para a obtenção de dados. O resultado obtido com esse levantamento preliminar, aponta para a necessidade de utilização de metodologias práticas para a obtenção dos dados, pois além de obter resultados para a produção de trabalhos científicos também beneficia os participantes da pesquisa, pois os mesmos irão ter contato com determinado assunto de maneira prática.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 2 Agosto 2018.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br>seb>arquivos>pdf. Acesso em: 1 Agosto 2018.
JUSTI, Rosária da Silva; RUAS, Rejane Mitraud. Aprendizagem de Química reprodução de pedaços isolados de conhecimento? Revista Química Nova na Escola, pesquisa n° 5, maio/1997, p.24-27.
LUFTI, Mansur. Os Ferrados e os cromados, Produção Social e Apropriação privada do conhecimento químico. UNIJUÍ.
LUCA, G. A, O Ensino de Química e algumas considerações. Artigo. UDESC.
LEÃO, M. M. D, Paradigmas contemporâneos de Educação: Escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n° 107, p. 187-206, julho/ 1999.
NEVES, P. A; GUIMARÃES, C. I. P; MERÇON, F. Interpretações de rótulos de alimentos no ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, vol. 31, n° 1, p. 35-38, fevereiro/2009.
SILVA, F. E. F, ET AL. Temática chás: uma contribuição para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos. Revista Química Nova na Escola, vol. 39, n° 4, p. 329-338, novembro/2017.
PAZINATO, S. M, ET AL. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, n° 1, p. 21-25, fevereiro/2012.
SILVA, E. J, ET AL. Pistas Orgânicas: um jogo para o processo de ensino e aprendizagem da química. Revista Química Nova na Escola, vol. 40, n° 1, p. 25-32, fevereiro/ 2018.
JUNIOR, D. I.A; SILVA, T. R. R. J. Isômeros, funções orgânicas e radicais livres: análise da aprendizagem de alunos do ensino médio segundo a abordagem CTS. Revista Química Nova na Escola, vol. 38, n° 1, p. 60-69, fevereiro/2016.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ