Avaliação da toxicidade de metais pesados, frente a linhagem fúngica P2R4Bx

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Orgânica

Autores

Silva, C.O.C. (UNIFESSPA) ; Marques, H.P.C. (UNIFESSPA) ; Leal, L.V.P. (UNIFESSPA) ; Silva, S.Y.S. (UNIFESSPA) ; Oliveira, M.N. (UNIFESSPA) ; Albino, U.B. (UNIFESSPA) ; Santos, S.C. (UNIFESSPA) ; Silva, S.C. (UNIFESSPA)

Resumo

A mineração gera grande produção de resíduos danosos para o meio ambiente, onde os impactos altera a área minerada e a população das proximidades. Pesquisas vem sendo realizadas para recuperar as áreas afetadas e uma das técnicas utilizadas é a biorremediação, onde emprega-se microrganismos para descontaminar o meio. Alguns fungos possuem a propriedade de remover metais pesados, pois apresentam resistência a metais tóxicos, que proporciona o seu desenvolvimento em altas concentrações destes elementos. Neste trabalho foi avaliado o crescimento macroscópico da linhagem fúngica P2R4Bx, por um período de 10 dias, frente concentrações de 100, 500 e 1000 mg/L dos metais pesados Cobalto, Chumbo, Níquel e Cromo, observou-se que a linhagem trabalhada foi tolerante aos metais chumbo e cobalto.

Palavras chaves

Toxicidade; Metais Pesados; Biorremediação

Introdução

A biorremediação caracteriza-se como um processo que ocorre de forma natural, onde os microrganismos são utilizados para remover ou reduzir os contaminantes de uma certa área. Contudo, este método oferece um baixo custo, evitando a utilização de ferramentas que ofereçam riscos, proporcionando menor impacto ao meio ambiente (GAYLARD; BELLINASO; MANFIO, 2005). Os fungos apresentam características que os tornam ideais para aplicação no processo de remediação de ambientes contaminados como: habilidade de se desenvolverem aos níveis de estresse ambiental e sua maneira de crescimento por meio de desenvolvimento das hifas, que possibilitam a colonização de grandes áreas (CHANDER; ARORA; BATH, 2004 apud PEREIRA, 2012). Algumas espécies de fungos, tais como Aspergillus, possuem capacidade de remover poluentes orgânicos recalcitrantes, por exemplo, o fenol e os metais, por meio de atividades metabólicas, pela produção de enzimas e propriedades de adsorção, portanto têm sido utilizados para remoção de metais em despejos sintéticos (VALE, ABREU, GOUVEIA, LEITÃO, & SANTAELLA, 2011). Diante disso, este trabalho propôs realizar o cultivo da espécie fúngica P2R4Bx, durante um período de 10 dias, afim de analisar o crescimento macroscópico da linhagem frente a diferentes concentrações dos metais pesados Cobalto, Chumbo, Níquel e Cromo.

Material e métodos

A linhagem fúngica P2R4Bx (2º isolado do 4º rejeito no meio BDA na concentração 10-2), foi inoculada em meios de BDA (batata, dextrose e ágar) e armazenada por um período de 7 dias à temperatura de ~27oC. Para preparação do meio de cultura contendo metais pesados, preparou-se soluções de Chumbo, Níquel, Cobalto e Cromo nas concentrações de 100 mg/L, 500 mg/L e 1000 mg/L, levando-os para a autoclave à 121 ºC em pressão de 1 atm, durante 15 min. Após a esterilização do meio, foram vertidos na placa de Petri e esperou-se a solidificação do meio. Logo após, inoculou-se a linhagem no meio e armazenou-as na B.O.D. O desenvolvimento da linhagem fúngica P2R4Bx no meio, foi acompanhado de dois em dois dias, com medição de halo de cada placa, por um período de 10 dias. Todas as placas das concentrações e do controle, foram preparadas em quadruplicatas. Após esse período de 10 dias obteve-se a análise de desenvolvimento da linhagem nos metais pesados nas diferentes concentrações.

Resultado e discussão

Este trabalho teve como proposto, avaliar o crescimento macroscópico da espécie fúngica P2R4Bx, por um período de 10 dias, frente aos diferentes metais pesados Cobalto, Chumbo, Níquel e Cromo, nas concentrações de 100 mg/L, 500 mg/L e 1000 mg/L. A tabela 1 representa os resultados do crescimento médio(cm) e a Taxa de Crescimento (cm.h-1) do fungo nas diferentes concentrações dos metais. Analisando os dados da tabela1 podemos observa que o fungo teve crescimento em todas as placas contendo Pb (II) e também nas placas contendo Co (II), porém nas placas contendo Ni (II) e Cr (VI) o fungo se desenvolveu apenas na concentração de 100 mg/L. A partir disso, fez-se uma comparação entre taxa de crescimento do controle e das concentrações dos metais Pb e Co, onde ocorreu melhor desenvolvimento do fungo. A taxa de crescimento do fungo no meio contendo metal Pb (II), não ocorreu variação em ralação ao controle, obtendo o valor de 0,0375 cm.h-1. No Cr (VI), obteve-se uma variação entre a taxa de crescimento do controle e das concentrações.

Tabela 01: Crescimento médio e taxa de crescimento da linhagem P1R4BX,



Conclusões

Com os resultados parciais aqui apresentados, pode-se inferir que a linhagem fúngica trabalhada é tolerante as metais cobalto e chumbo, sendo neste último bem mais tolerante, podendo ser uma espécie propicia a remediar áreas impactadas com os metais. No entanto, há necessidade de realizar outras análises químicas, para comprovar realmente a adsorção dos metais pela linhagem fúngica.

Agradecimentos

Agradecemos ao espaço da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e a bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

CHANDER, M.; ARORA, D. S.; BATH, H. K. Biodecolourisation of some industrial dyes by white-rot fungi. Journal of Industrial Microbiology and Biotechnology, Hampshire, v. 31, n. 2, p. 94-97, 2004.

GAYLARD, C. C.; BELLINASO, M. L.; MANFIO, G. P. Aspectos biológicos e técnicas da biorremediação de xenobióticos. Biotecnologia, Ciência e Desenvolvimento, Brasília, v. 8, n. 34, jan./jun. 2005.

PEREIRA, A.R.B; Freitas, D.A.F.; Uso de microorganismos para a biorremediação de ambientes impactados Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v(6), nº 6, p. 975 – 1006, 2012.

VALE, M., ABREU, K., GOUVEIA, S., LEITÃO, R., & SANTAELLA, S. (2011). Efeito da toxicidade de Cr (VI) e Zn (II) no crescimento do fungo filamentoso Aspergillus niger isolado de efluente industrial. Eng Sanit Ambient, 237-244.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ