ANÁLISE DO TEOR DE ÓLEO DE BACTRIS GASIPAE REALIZADAS POR DUAS METODOLOGIAS DISTINTAS.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Orgânica

Autores

Almeida, L.V.R. (IFRO) ; Bay, M. (IFRO) ; Oliveira, J.V.S. (IFRO) ; Pereira, M.V.D. (IFRO) ; Santos, A.R. (UFPR) ; Souza, N.C.V. (IFRO)

Resumo

A pupunha é uma espécie de palmito com o nome científico: Bactris gasipae e apresenta uma grande importância econômica na Amazônia tendo em vista as diferentes possibilidades de usos e exploração comercial de produtos e subprodutos da mesma, um exemplo deste é óleo do fruto. Esta pesquisa tem como objetivo a verificação do rendimento da extração do óleo da pupunha frente a dois métodos distintos para identificação da eficácia dos mesmos, visando o comparativo entre os métodos utilizados.

Palavras chaves

pupunha; óleo; rendimento

Introdução

A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson) é uma palmeira com ocorrência natural desde Honduras, na América Central, até a Região Norte do Brasil. Dentre os frutos que tem origem em terras brasileiras, com certeza a pupunha está entre que mais trazem benefícios ao corpo. Fruto de uma árvore nativa da região Amazônica, chamada de pupunheira, a pupunha é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. A pupunheira é conhecida por seus cachos coloridos, que podem ser verdes, vermelhos ou amarelos, facilmente encontrados para venda e consumo na região Norte do Brasil. No entanto, o que mais destaca a pupunha como um alimento extremamente energético, nutricional e benéfico à nossa saúde são as suas vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, como ferro, manganês, cobre, zinco, cálcio, potássio e fósforo, além de suas proteínas e fibras. O líquido (óleo) proveniente do fruto, que escorre facilmente com o seu manuseio principalmente depois de cozido, pode ser convertido em um azeite, semelhante ao de oliva, ideal para refogar alimentos e banhar saladas. A extração do óleo para os testes foi uma das atividades desenvolvidas no laboratório de Química Orgânica para análise dos mesmos para inserção no guia de aulas práticas do Curso Integrado Técnico em Química na disciplina de química Orgânica II.

Material e métodos

No método 1 foi pesado 2,5 g de amostra em um tubo de ensaio de 70mL, o qual foi homogeneizado com 38mL de solução de clorofórmio/metanol/água destilada (1:2:0,8). Em seguida foram adicionados 20 ml de solução clorofórmio/sulfato de sódio a 1,5% (1:1), sendo novamente homogeneizados. Em seguida foi feita a filtração em papel filtro para um funil de separação, o qual foi levado para à geladeira (4°C) por 2 horas para ocorrer à separação de fases e então separado o óleo. No método 2 foi pesado o papel filtro que já se encontrava em formato de cone, após isso 5 g da amostra foi pesada nesse papel filtro no qual foi inserido no tubo extrator do sistema de Soxhlet e adicionado 250 mL de hexano no balão de fundo redondo, o sistema ficou em refluxo por 4 horas. Decorrido o tempo de extração, o tubo extrator foi retirado e em seu lugar é colocado o tubo recuperador de solvente, então, o sistema foi ligado e mantido por meia hora a 60°C até recuperar todo o solvente permanecendo somente o óleo.

Resultado e discussão

O óleo da polpa de pupunha obtido, revelou-se um produto límpido e sem impurezas a olho nu de cor laranja. Se a massa utilizada fosse 5,0 g no método 1, aplicando o princípio de proporcionalidade, seria produzido 0,394 g de óleo levando ao rendimento mesmo valor, ou seja, 7,88%. Então o método no sistema de Soxhlet se mostra mais eficiente em termos de quantidades, que apesar de ser mais demorada, é mais eficiente. Como mostra a tabela

TABELA 1 - TEOR DE ÓLEO OBTIDO



Conclusões

O teste mostra que além de ser muito saborosa a pupunha é detentora de uma grande quantidade de óleo. Os dados mostram que o método 2 foi mais eficiente que o primeiro. Apesar do método 2 ser mais trabalhoso e demorado é mais confiável, o que leva a resultados mais precisos, além de fazer o reaproveitamento do solvente utilizado.

Agradecimentos

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA-IFRO DEPESP (DEPARTAMENTO DE PESQUISA) - CAMPUS CALAMA

Referências

BUOSI, G. M. EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE ABACATE (Persea americana Mill.) VISANDO ÀPRODUÇÃO DE BIODIESEL E SUA CARACTERIZAÇÃO.TCC, Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis – UFPR/Setor Palotina; 2013.

https://ubrabio.com.br/2017/10/19/extracao-do-oleo-da-polpa-e-da-amendoa-da-macauba-utilizando-solventes-e-por-prensagem/ Acesso em 16 de maio de 2018.

NOGUEIRA, et. al. A cultura da pupunha I Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental; - Brasília. Texto novo Editora e Serviços Editoriais Ltda. São Paulo, SP EMBRAPA-SP, 1995.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ