DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE O ABRICÓ (Mammea americana) EMPREGANDO O MÉTODO NBT

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Alimentos

Autores

Barbosa da Costa, N. (UFMA) ; Marques Mandaji, C. (UFMA) ; Márcia Becker, M. (UFMA) ; Malta Aranha, T. (ESTÁCIO DE SÁ) ; Silva Nunes, G. (UFMA)

Resumo

O aumento do estresse oxidativo leva à busca de alimentos que possam prevenir ou minimizar o dano oxidativo. A capacidade antioxidante do abricó (Mammea americana) foi avaliada pelo método NBT. Foi feita uma comparação com a acerola, que é uma reconhecida fonte em antioxidantes. A porcentagem de inibição do radical O2 • - do abricó foi de 88,17% estando bem próxima à da acerola (96,84%). Este estudo forneceu novos dados sobre a atividade antioxidante de um fruto pouco explorado, bem como uma nova alternativa analítica para se avaliar tal propriedade em matrizes complexas. Com base no presente estudo poder-se-ia considerar o abricó uma fruta adequada para uso nas indústrias de alimentos e cosméticos, bem como em composições farmacêuticas.

Palavras chaves

Mammea americana; atividade antioxidante ; NBT

Introdução

Os radicais livres possuem diferentes papéis no organismo e encontram-se envolvidos em uma série de reações químicas e biológicas importantes. Entretanto, seu excesso apresenta efeitos deletérios, tais como danos ao DNA e proteínas provocando alterações na estrutura e funções celulares e, dessa forma, se encontram envolvidos em diversas patologias (ALVES et al., 2010). Tais espécies químicas são bastante reativas e instáveis, possuindo vida curta. A formação destas moléculas ocorre naturalmente no organismo de todos os seres vivos, devido à exposição ao oxigênio molecular; no entanto, a produção aumentada das espécies de oxigênio reativo podem conduzir ao chamado estresse oxidativo (VASCONCELOS et al., 2014), dificultando a manutenção de muitas funções fisiológicas. A produção destas substancias pode ser controlada por diversos compostos antioxidantes, presentes em diversos alimentos como os frutos, e isso tem sido muito explorado pelas indústrias de alimentos e farmacêuticas. Numa dieta saudável, as frutas desempenham papel de grande destaque pela saúde que nos proporcionam, traduzida em aumento da expectativa de vida, vitalidade e prevenção de inúmeras doenças devendo estar presentes diariamente nas refeições (LORENZI et al., 2006). Apesar da diversidade em frutos tropicais, e da exploração reconhecida para algumas espécies, ainda são necessárias pesquisas para a completa elucidação dos seus constituintes químicos. Dentro deste contexto, o desenvolvimento de pesquisas visando ao estabelecimento de estratégias para a aquisição de novas informações sobre a composição química de frutos tropicais, tais como o abricó, é pertinente, pois possibilitará conhecer os seus estágios atuais de produção, consumo e a influência sofrida por estas espécies vegetais nos processos ambientais.

Material e métodos

Os reagentes utilizados foram: Nitrotetrazolium blue chloride (NBT, ref. N6876); hipoxantina (HX, ref. H9377), ácido L-ascórbico (ref. A5960), enzima xantonoxidade extraída de leite bovino (XOD, ref. X4376), todos da Sigma. As soluções foram preparadas usando água Milli-Q. O fruto utilizado no estudo, abricó (Mammea americana), foi obtido em Paço do Lumiar, Maranhão, Brasil. Também foi avaliada a acerola, para fins de comparação, por conta de seu reconhecido potencial antioxidante. Inicialmente, as amostras foram lavadas, despolpadas e misturadas com o auxílio de um misturador de aço inoxidável. Em seguida, foram filtradas a vácuo em funil de Buchner com papel de filtro qualitativo, seguido por uma nova filtração com papel de filtro quantitativo (1,2 µm). Um volume de 500 uL do extracto obtido foi diluído para 1 mL com solução de fosfato de potássio (K-PB) 50 mM contendo EDTA 0,1 mM, pH 7,5.. A partir desta solução, foram efetuadas diluições sequenciais utilizando a mesma solução tampão. Feito isso, uma mistura reacional foi preparada com 175 µL de solução de K-PB 50 mM contendo EDTA (0,1 mM), pH 7,5, 25 µL de solução de HX 25 μM, 25 µL de solução de NBT 50 μM, 25 µL do extrato antioxidante (água destilada para o branco) e 25 µL da solução da enzima XOD com uma atividade específica de 0,2 U mL-1, sendo esta última adicionada sempre por último. Em seguida, foram realizadas medições colorimétricas com um espectrofotômetro UV- Vis Beckman DU520 (Beckman Coulter France, S. A., Roissy CDG, France). O aumento da absorbância durante 3 min foi registado a 560 nm. A porcentagem de atividade sequestradora de radicais livres (RSA) dos extratos vegetais foi calculada usando a seguinte fórmula: % RSA = 100 x [(controle abs. - amostra abs.) / Controle abs] Onde, Abs. controle é a absorbância do formazan sem a amostra; Abs. amostra é a absorbância de formazan com a amostra. O experimento teve delineamento inteiramente casualizado e os dados gerados foram analisados estatisticamente, por comparação empregando o teste t de Student.

Resultado e discussão

A atividade antioxidante dos frutos abricó e da acerola é expressa pela taxa de produção de formazan para diferentes massas de títulos (% m / v), e os resultados são mostrados na Fig. 1. A inibição dos radicais O2 • - gerados pela ação antioxidante das polpas é revelada pela pequena quantidade de NBT reduzida a formazan. Aqui, observou-se que o abricó apresentou boa atividade antioxidante. Avaliando a proximidade dos resultados obtidos para o abricó e a acerola, testes F e t não pareados foram aplicados usando limites de confiança de 95% para ver se eles mostram diferenças significativas entre a precisão e as médias de absorbância, respectivamente. A Tab. 1 mostra os valores de F e t calculados. Os resultados dos testes t e F mostraram que houve diferenças significativas entre os valores de produção de formazan (%) obtidos para as amostras estudadas para todas as diluições, com 95% de confiança. Os resultados mostraram que o superóxido RSA na acerola foi de 96,39% e 88,17% para o abricó. Os resultados não foram estatisticamente semelhantes; no entanto, os frutos são de grande importância, do ponto de vista de capacidade antioxidante, com destaque especial ao abricó que ainda é um fruto pouco conhecido e explorado.

Figura 1

Representação da produção média de NBT-formazan em concentrações decrescentes dos frutos amazônicos estudados

Tabela 1

valores de F e t calculados

Conclusões

O método NBT empregado mostrou ser uma alternativa analítica simples, rápida e relativamente barata para a determinação da capacidade antioxidante de frutos. A adição de amostras de frutas causou a diminuição do sinal de absorbância, permitindo a quantificação de sua capacidade antioxidante. Os resultados revelaram que os frutos estudados apresentam elevada atividade antioxidante. A acerola possui potencial antioxidante um pouco maior; no entanto, o abricó também apresentou um bom resultado. De modo geral os frutos contemplados neste estudo podem ser considerados excelentes fontes de antioxidantes, tendo grande valor para aplicação nas indústrias farmacêutica e de alimentos.

Agradecimentos

Referências

ALVES, Clayton Q. et al. MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE IN VITRO EM SUBSTRATOS ORGÂNICOS. Química Nova, Bahia, v. 33, n. 10, p.2202-2210, out. 2010.
LORENZI, H. et al. Frutas Brasileiras e exóticas cultivadas (de consumo in natura). São Paulo : Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006. 672p.
VASCONCELOS, Thiago Brasileiro de et al. Radicais Livres e Antioxidantes: Proteção ou Perigo? Unopar Cient Ciênc Biol Saúde, Ceara, p.213-219, 2014.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ