DESENVOLVIMENTO DE DOCE EM PASTA DE CUPUAÇU E MARACUJÁ

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Alimentos

Autores

de Sousa Oliveira, G.K. (UFMA) ; da Silva Neres, C. (UFMA) ; Leite Dias, A. (UFMA) ; Vieira Chaves, R. (UFMA) ; Sousa Reis, I.F. (UFMA) ; Mota da Silva Soares, E.K. (UFMA) ; Lima Hunaldo, V.K. (UFMA) ; Crispim de Freitas, A. (UFMA) ; Hunaldo dos Santos, L. (UFMA)

Resumo

O aumento da procura de produtos à base de frutas está associado aos efeitos benéficos no organismo. A elaboração de produtos derivados frutos ou mistura de vários frutos, tem se tornado tendência na indústria alimentícia, nos quais estão presentes em todos os estados e fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar as características físico-químicas de doce misto em pasta de cupuaçu e maracujá. Os doces foram formulados com 50% de base mista, na qual utilizou- se três formulações: F1 (75% de polpa de cupuaçu e 25% de maracujá), F2 (50% de polpa de cupuaçu e 50% de maracujá) e F3 (25% de polpa de cupuaçu e 75% de maracujá). As análises físico-químicas apresentaram valores semelhantes aos comparados com os da literatura.

Palavras chaves

Doce misto em pasta; Theobroma grandiflorum; Passiflora edulis

Introdução

A procura por produtos à base de frutas tem aumentado, devido, principalmente, à presença de vitaminas A e C e de fibras, que, por sua vez, têm sido associadas à prevenção de doenças, observa-se uma forte tendência da indústria alimentícia brasileira pela elaboração de produtos derivados de frutas, formulados com várias misturas de frutas e até hortaliças, com a finalidade de enriquecimento nutricional (CARNEIRO, BEZERRA e GUEDES, 2009). Os doces em pasta possuem diferenças quanto à sua consistência, podem apresentar-se na forma de uma pasta homogênea de consistência mole ou de consistência mais firme que possibilite o seu corte (BRASIL, 1978; EMBRAPA, 2015). Para obtenção de um doce em massa no ponto adequado para o corte, é preciso combinar bem os seguintes elementos: fruta, pectina, açúcar e ácido. A pectina é a substância que dá a consistência gelatinosa. O açúcar, além de adoçar, contribui para a formação do gel. O ácido tem por finalidade promover o nível de acidez necessária para que ocorra a geleificação, realçando o aroma natural da fruta (EMBRAPA, 2015). O cupuaçu é apreciado por sua polpa ácida e de aroma intenso. Seu uso é de muito interesse para a indústria de alimentos por apresentar componentes bioativos, sendo muitos deles antioxidantes, que protegem as células contra os efeitos danosos dos radicais livres oxigenados e nitrogenados (MARTIN, 2013). O maracujá do gênero Passiflora é conhecido em diferentes países, por suas propriedades medicinais e funcionais, são ricos em minerais e vitaminas, principalmente A e C, e também em alcalóides, flavonóides e carotenóides (MORZELLE, SOUZA, et al., 2011; BONTEMPO, 2011). O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar as características físico-químicas do doce misto em pasta de cupuaçu e maracujá.

Material e métodos

Os utensílios utilizados para preparação do doce (facas, panelas, colheres, etc.) foram lavados em água corrente e posteriormente sanitizados em solução de hipoclorito de sódio à 100 ppm por quinze minutos. Para o processamento do doce misto em pasta de cupuaçu e maracujá, foram elaboradas três formulações contendo 50% de base mista. As proporções das polpas de frutas nas formulações foram de 75:25 (p/p) na formulação F1, 50:50 (p/p) na formulação F2 e 25:75 (p/p) na formulação F3 de polpa de cupuaçu e de maracujá, respectivamente. Cada formulação foi realizada em triplicata. A proporção de pectina para cada doce é calculada como 1% da pasta total do açúcar. Inicialmente fez-se a homogeneização em um tacho das polpas de cupuaçu e maracujá, e 1/3 do açúcar total e, submetidos à cocção sob agitação manual constante e sob pressão atmosférica, posteriormente, os 2/3 restantes do açúcar, juntamente com a pectina diluída em água, foram adicionados à mistura em cocção. Desse modo, ocorreu a concentração do doce sendo controlada a partir da determinação de sólidos solúveis utilizando-se um refratômetro. O processo foi concluído quando o doce atingiu aproximadamente 60º Brix. Cada formulação foi submetida as análises físico-químicas de pH, acidez total titulável, teor de sólidos solúveis, atividade de água, açúcares redutores, açúcares não redutores e açúcares totais. A atividade água (AW) foi determinada através do aparelho AquaLab 4TE. O teor de sólidos solúveis (SS) foi medido por refratometria, utilizando-se um Refratômetro Portátil. As medições do potencial de hidrogeniônico e de acidez total titulável foram realizadas usando pHmetro digital de acordo com o Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008).

Resultado e discussão

Os valores médios e o desvio padrão das análises físico-químicas realizadas para as três formulações de cupuaçu e maracujá estão na Tabela 2. Os valores de pH das amostras variaram entre 3,08 e 3,31, os quais estão similares ao encontrado por Dias (2013), no qual obteve médias entre 3,20 a 3,25 para os doces elaborados com polpa de cupuaçu. Quanto a acidez total titulável, o doce em pasta de cupuaçu e maracujá, apresentou valores que variaram de 1,63 a 1,76 (g Ácido Cítrico/100g), sendo estes superiores aos descritos por Dias (2013) que variou de 1,02 a 1,04 (g Ácido Cítrico/100g) para o doce em pasta de cupuaçu. Essa diferença de acidez do doce de cupuaçu em relação aos encontrados neste trabalho, pode estar relacionado à mistura da polpa de cupuaçu e de maracujá para elaboração, pois estes dois frutos possuem características ácidas. Os valores encontrados de atividade de água para as três formulações variaram entre 0,7636 a 0,8666. De acordo com Menezes (2009), no processamento de doce é desejável que a atividade de água se encontre entre 0,70 e 0,80 para garantir uma boa estabilidade física e microbiológica, evitando o crescimento de microrganismos e reações de escurecimento não enzimático. Em relação ao teor de sólidos solúveis (ºBrix) este ficou entre 60,80 e 72,10. Conforme a Resolução Normativa nº 9, de 1978, o teor de sólidos solúveis de doce em pasta cremosa não deve ser inferior a 55%, desse modo as formulações analisadas ficaram dentro do padrão estabelecido por essa legislação. Para os açúcares redutores, foram obtidos valores 9,74, 22,09 e 29,99%. Quanto aos teores de açúcares não redutores foram encontrados valores de 39,09%, 34,14% e 26,79% para as formulações F1, F2 e F3, respectivamente.

Tabela 1 – Formulações do doce misto de cupuaçu e maracujá.

Tabela 1 – Formulações do doce misto de cupuaçu e maracujá.

Conclusões

Os resultados deste trabalho mostraram que os doces elaborados nas diferentes formulações são seguros sob o aspecto microbiológico. Para as analises físico- químicas, as formulações utilizadas atenderam aos padrões legais e tecnológicos para doce em massa.

Agradecimentos

Referências

Referências bibliográficas
BONTEMPO, L. L. Aminas bioativas em maracujá: influência da espécie, das condições climáticas e do amadurecimento. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 74. 2011.
CARNEIRO, L. C.; BEZERRA, A. M. D. M.; GUEDES, J. A. D. M. Fabricação de doce de goiaba com aproveitamento do albedo do maracujá amarelo. Holos, Rio Grande do Norte, v. 4, p. 26-32, 2009.
ELETROBRAS. Fabricação de doces de frutas: uso produtivo e eficiente da energia elétrica. 1ª. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2014.
EMBRAPA. Doce em massa. 1ª. ed. Brasília: Torrezan, Renata, 2015.
IAL. Instituto Adolfo Lutz. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 1ª. ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, v. 4, 2008.
MARTIN, L. G. P. Estudo da Secagem da Polpa de Cupuaçu por Atomização. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, p. 92. 2013.
MENEZES, C. C. et al. Caracterização física e físico-química de diferentes formulações de doce de goiaba (Psidium guajava L.) da cultivar Pedro Sato. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 29, n. 3, p. 618-625, Setembro 2009. ISSN 0101-2061.
MORZELLE, M. C. et al. Desenvolvimento e avaliação sensorial de néctar misto de Maracujá (passiflora edulis sims ) e araticum (annona crassiflora). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 131-135, Julho 2011.
RIBEIRO, L. M. P. et al. Acidez, sua relação com pH e qualidade de geleias e doces em barra. Boletim Técnico IFTM, Uberaba-MG, v. 2, n. 2, p. 14-19, Agosto 2016.
SILVA, H. M. D. Caracterização físico-química e informações nutricionais de doce em massa de cupuaçu. Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, p. 45. 2014.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ