Identificação e quantificação de alfa-tocoferol em óleos comerciais por CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Alimentos

Autores

Cardoso, J.G. (IFMA) ; Rodrigues, A.J.B. (IFMA) ; Pires, T.P.R.S. (UFMA) ; Mendonça, C.J.S. (UFMA) ; Luz, M.S. (IFMA) ; Silva, F.C. (UFMA) ; Maciel, A.P. (UFMA)

Resumo

O óleo vegetal pode ser considerado em um alimento de maior contribuição para a ingestão de vitamina E para a população. Visando identificar e quantificar o α-tocoferol em óleos comerciais, o presente estudo utilizou a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência para analisar óleos de babaçu, coco e canola refinados. Observou-se, que o óleo vegetal de canola obteve uma concentração de alfa-tocoferol de 119,8ppm. Já nos óleos vegetais de coco e de babaçu não foi identificada tal substância. Conclui-se, portanto, que o óleo de canola é uma fonte rica de alfa-tocoferol e que para melhorar a qualidade nutricional e a vida de prateleira dos óleos vegetais refinados deve-se fazer uso de antioxidante na sua formulação.

Palavras chaves

Tocoferol; Óleos vegetais; Cromatografia

Introdução

Os óleos vegetais ou gorduras vegetais, são os produtos constituídos principalmente de glicerídeos de ácidos graxos de espécies vegetais. Podem conter pequenas quantidades de outros lipídeos como fosfolipídios, constituintes insaponificáveis e ácidos graxos livros naturalmente presentes no óleo ou na gordura (BRASIL, 2005) Os óleos vegetais, além de possuírem altas concentrações de tocoferóis e alguns tocotrienóis, apresentam grande consumo a nível mundial, constituindo-se portanto, em um alimento de maior contribuição para a ingestão de vitamina E para a população (EITENMILLER, 1997). O conteúdo de tocoferóis e tocotrienóis em óleos é diretamente relacionado com o tipo de processamento aplicado. Assim, óleos refinados contêm um teor vitamínico reduzido em até 80%, de acordo com as condições empregadas (RUPÉREZ et al., 2001). O alfa-tocoferol apresenta cor amarelo-clara e aspecto oleoso e é insolúvel em água, porém solúvel outros solventes orgânicos, como acetona, éter, álcool e em óleos e gorduras. A absorção de tocoferóis e tocotrienóis na região ultra violeta (UV) é fraca, sendo que a absorção máxima é obtida em comprimento de ondas de 292 a 298nm. A oxidação é acelerada pela exposição à luz, calor e na presença de ferro e sais de cobre (BALL, 1998). Desta forma o presente trabalho teve como objetivo identificar e quantificar a concentração de alfa-tocoferol por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) em óleos vegetais comerciais de babaçu, canola e coco coletados em pontos comerciais da cidade de São Luís – MA.

Material e métodos

Obtenção e preparo das amostras: As amostras (óleo de coco, canola e babaçu) foram coletadas em pontos comerciais de São Luís - MA e encaminhadas para o laboratório Núcleo de Catálise, Combustíveis e Ambiental da UFMA. Para as análises foram necessários os preparos da solução estoque de α-tocoferol (1000mg.L-1) em etanol, preparo da solução padrão de trabalho de α-tocoferol (100mg.L-1) em metanol e o preparo das amostras dos óleos vegetais, pesando-se 0,1 g de cada óleo, e em seguida diluiu-se em 2,0 mL de 2-propanol. O padrão de α- tocoferol foi obtido na Merck com 99% de pureza. Os demais reagentes utilizados tinham grau cromatográfico. Identificação e quantificação de α-tocoferol: Seguindo metodologia descrita por Luz (2011), a identificação e quantificação de α-tocoferol foi realizada através do sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)/Modular (Shimadzu), com Detector Uv-Vis (20A). Na separação dos compostos utilizou-se uma coluna analítica de fase reversa, Shim-Pack CLC-ODS (150mm x 4,6mm x 5μm) com fase estacionária octadecil (C18) à temperatura ambiente, tendo como fase móvel uma mistura de metanol/acetonitrila (1:1), modo isocrático. Utilizou-se detector de fluorescência RF-10AXL em comprimento de onda de 292 nm. As injeções foram realizadas em um loop de 20μL e o fluxo da fase móvel foi de 1,5 mL.min-1. Os picos foram identificados pela comparação com o tempo de retenção do padrão de alfa tocoferol, e a quantificação foi realizada baseada na curva de calibração do padrão, construída com diferentes pontos, relacionando-se a concentração versus resposta no detector, com as seguintes concentrações: 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 7,0; 10,0 ppm, expressando os resultados em ppm de óleo.

Resultado e discussão

A figura 1 mostra a curva de calibração obtida para a identificação e quantificação do alfa-tocoferol. Analisando o coeficiente de correlação (R²= 0,995) derivado da construção da curva de calibração percebe-se que a partir desta é possível quantificar satisfatoriamente tocoferóis nas amostras estudadas. Interpolando os valores da área de pico da substância estudada (α-tocoferol) na curva de calibração obtida, percebe-se que o óleo vegetal de canola apresentou uma concentração de alfa-tocoferol (119,8 ppm) no tempo de retenção de 6,8 minutos, enquanto que o óleo vegetal de babaçu e de coco analisados, não apresentaram em sua composição a presença de alfa-tocoferol. Concentração de alfa-tocoferol semelhante (120,5 ppm) foi encontrada por Grilo et al., 2013, para óleo vegetal de canola como alimento fonte de tal vitamina. A figura 2 ilustra o cromatograma obtido na análise de tocoferol no óleo de canola.

Figura 1:Curva de calibração obtida (alfa-tocoferol)



Figura 2:Cromatograma obtido por CLAE (óleo de canola)



Conclusões

Através das análises cromatográficas realizadas para as amostras dos óleos vegetais da canola, coco e babaçu, foi possível observar a presença de alfa-tocoferol somente no óleo vegetal de canola, enquanto os demais óleos refinados não apresentaram essa substância em sua composição, inferindo ressaltar a necessidade de adicionar antioxidante ao final do processo de refino, para garantir produtos de melhor qualidade nutricional e de maior durabilidade na mesa do consumidor.

Agradecimentos

- Universidade Federal do Maranhão(UFMA) - Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Zé Doca

Referências

AZZI, A.; STOCKER, A. Vitamin E: non-antioxidants roles. Progress Lipid Research, v. 39, p. 231-255, 2000.

BALL, G. F. M. Vitamin E. In: ________. Bioavailability and analysis of vitamins in foods. London: Chapman & Hall, 1998. cap. 5, p. 195-239.

BRASIL. Resolução n. 270, de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico para óleos vegetais, gorduras vegetais e creme vegetal. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de setembro de 2005.

CERT, A.; MOREDA, W. CAMINO, M.C.P. Chromatographic analysis of minor constituents in vegetable oils. Journal of Chrmatography A, v. 881, p 131-148, 2000.

EITENMILLER, R. R. Vitamin E content of fats and oils – nutritional implications. Food Technology, v. 51, n. 5, p. 78-81, May. 1997.

GRILO, E. C.; COSTA, P. N.; GURGEL, C. S..; ALMEIDA. F. N. S.; A. F. L. BESERRA; DIMENSTEIN, R. Concentração de alfa e gama-tocoferol em óleos vegetais, disponíveis para o consumo humano em grandes redes de supermercados de natal/RN. 65ª Reunião Anual da SBPC. 2013.

GUINAZI, M. Tocoferóis e tocotrienóis em hortaliças, ovos e óleos vegetais utilizados em restaurantes comerciais- Dissertação (Mestrado). Viçosa: UFV, 2004.

LUZ, D. A. Estudo da degradação da vitamina E (α-tocoferol) durante as etapas do refino do óleo de babaçu (Orbignya phalerata, Mart.): validação de um método. Tese (Doutorado). João Pessoa: UFPB, 2011.

LUZ, D. A; PINHEIRO, R.S.; SOUSA, A.G; SILVA, F.C.; MACIEL, A.P. Avaliação da estabilidade do alfa-tocoferol no processo de refino do óleo de babaçu (Orbinya martiana). 50º Congresso Brasileiro de Química. Cuiabá – MT. 2010.

RUPÉREZ, F. J.; MARTÍN, D.; HERRERA, E.; BARBAS, C. Chromatographic analysis of α-tocopherol and related compounds in various matrices. Journal of Chromatography A, v. 935, p. 45-69, 2001.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ