Teor de fenóis e flavonoides totais em méis das floradas silvestre e laranjeira das regiões do Estado do Ceará.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Ferreira, I.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Barbosa, K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Monte, A.C.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Sales, K.L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Nascimento, A.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em suas colmeias para servir-lhes de alimento. O mel contém cerca de 200 substâncias, incluindo compostos fenólicos, flavonoides. Neste trabalho foram analisados 3 méis ambos do Estado do Ceará, porém de diferentes regiões e floradas. Os méis são das floradas silvestres e laranjeira. Foram utilizados os métodos de Folin-Ciocalteau e AlCl3 para análises de Fenóis totais e Flavonoides respectivamente. O mel de Fortaleza teve o maior teor de flavonoides com 6,67 ± 0,34 mg EQ/100g e o mel de Trairi obteve maior teor de fenóis com 47,41 ± 0,87 mg EAG/ 100g.

Palavras chaves

Mel; Compostos fenólicos; Análises

Introdução

A composição do mel pode variar dependendo de alguns fatores, entre eles: a espécie de planta visitada pelas abelhas, o clima, as condições ambientais, entre outras coisas. É principalmente constituído por frutose e glucose, apresentando também, outros carboidratos, água e diversos constituintes nos quais se incluem compostos fenólicos e flavonoides, minerais, enzimas, aminoácidos e vitaminas. Atualmente tem-se dado grande ênfase aos alimentos funcionais (são alimentos que oferecem benefícios à saúde podendo, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras). Estudos têm mostrado o interesse crescente pelas substâncias fenólicas oriundas de alimentos devido às suas propriedades antioxidantes e por estarem relacionadas à redução de doenças causadas por radicais livres. A atividade terapêutica do mel tem sido amplamente verificada e estudada, destacando-se em recentes avaliações os polifenóis e os flavonoides por suas propriedades antioxidantes. Alguns destes compostos já foram encontrados no mel, foram os ácidos cinâmico, protocatequico, vanílico, siríngico, quercetina, morina e a tricetina. Considerando a importância de compostos fenólicos como antioxidantes, o presente trabalho apresentou como objetivo determinar os teores de fenóis e flavonoides totais nos méis da florada silvestre e laranjeira do estado do Ceará e ambos da abelha Apis mellífera. As análises foram realizadas no laboratório de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual do Ceará.

Material e métodos

Obtenção das amostras: Foram obtidos méis produzidos pela abelha Apis mellífera, no Estado do Ceará. Todas as análises foram realizadas em triplicata. Teor de Fenóis Totais: Foi utilizado o método Folin-Ciocalteau: 5g de mel foram diluídos em 50mL de água destilada. Desta solução 0,5mL foi adicionado a 2,5mL do reagente Folin-Ciocalteau. Após 5 minutos foi adicionado 2,0mL de (NaCO3) carbonato de sódio (75g/L) deixando-se o sistema na ausência de luz por 2 horas. Após esse tempo, a absorbância foi verificada a 760 nm contra um branco. A curva de calibração foi efetuada utilizando o ácido gálico como padrão. O Teor de fenóis foi expresso em mg(EAG)/100g de mel. Teor de Flavonoides: Foi verificado utilizando o método AlCl3. Foi preparada uma solução de cloreto de alumínio (5mL) 2%, em metanol. Em seguida 5g de mel foram diluídos em 25ml de agua destilada. Para o teste foram tomados 2ml da solução de mel e 1ml da solução do cloreto de alumínio, após isto as amostras foram armazenadas em local com ausência de luminosidade por 30min .A absorbância foi medida em 415 nm, contra um branco. A curva padrão foi efetuada usando-se quercetina. O conteúdo de flavonoides foi expresso em mg(QE)/100g de mel. Ambos os testes foram levados ao espectrofotômetro para quantificar a concentração de fenóis e flavonoides.

Resultado e discussão

A Figura 1 demonstra os resultados obtidos com os respectivos desvios padrões dos teores de fenóis totais e flavonoides. Observa-se que o mel com maior teor de fenóis totais é da região do Trairi, cuja origem floral é silvestre, com 47,41 ± 0,5 mg EAG/100g e com o menor da região do Aquiraz (florada silvestre) com 37,78 ± 0,05 mg EAG/100g. A amostra da região de Fortaleza mostrou-se com o maior teor de flavonoides com 6,67 ± 0,34 mg EQ/100g e o menor teor foi novamente o Aquiraz com 0,76 ± 0,1 mg EQ/100g.

Figura 1



Conclusões

Os méis apresentaram teores de fenóis e flavonoides totais consideráveis, dentro dos valores que são esperados para os méis. Dentre todos os méis, o mel com maior teor de compostos fenólicos é da Região de Fortaleza (florada laranjeira), mostrando substâncias antioxidantes favoráveis e sua possível utilização como alimento funcional.

Agradecimentos

Ao Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ÂNGELO, P.M. E JORGE, N. Compostos fenólicos em alimentos – Uma breve revisão. Rev Inst Adolfo Lutz, 2007, 66(1): 232-240.

GHELDOF, N., Wang, X., Engeseth, N. 2002. Identification and Quantification of Antioxidant Components of Honeys from Various Floral Sources, Journal of Agricultural and Food Chemistry, 50, 5870-5877.

HORN, H. Méis brasileiros: resultados de análises físico-químicas e palinológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 11., 1996, Teresina, PI. Anais...Teresina: Confederação Brasileira de Apicultura, 1996. p.403-429.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ