CARACTERIZAÇÃO DOS TITANATOS DE SÓDIO E POTÁSSIO IMPREGNADOS COM FÓSFORO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Materiais

Autores

Menezes, L.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS) ; Nunes, L.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS)

Resumo

Os titanatos lamelares foram sintetizados via reação no estado sólido e impregnados com fósforo por via úmida, caracterizados por de difração de raios X, espectros de reflectância difusa e área superficial específica. Os difratogramas dos sólidos puros apresentaram picos que caracterizam a presença da fase estavam do hexatitanato de sódio e potássio. A impregnação com fósforo não provocou nenhuma alteração na região interlamelar dos sólidos, indicando que a impregnação ocorreu fora da região lamelar. Os valores de energia de band gap dos catalisadores permaneceram entre 3,71 – 3,87 eV, ou seja, a região de absorção das amostras continua na região ultravioleta. O processo de impregnação não provocou nenhuma alteração na área superficial especifica.

Palavras chaves

sólidos lamelares; impregnação; fósforo

Introdução

Estruturas lamelares, como tetratitanato de potássio (K2Ti4O9) e do trititanato de sódio (Na2Ti3O7) são formadas por octaedros de TiO6 ligados pelos vértices, estas unidades são combinadas acima e abaixo, em forma de ziguezague, as lâminas carregadas negativamente são balanceadas pelos os íons potássio e/ou sódio. Os titanatos de metais alcalinos apresentam fórmula geral A2TinO2n+1 onde A é um metal alcalino e n pode ter valores de 1 ≤ n ≤ 8. A estrutura cristalina destes sólidos depende do valor de n, sendo a lamelar é observada para valores de 2 ≤ n≤ 6. A utilização de titanatos lamelares como fotocatalisadores em largar escala é limitada devido a sua grande energia de band gap, entre 3,20 a 3,4 eV ativado somente sob irradiação UV. Desta forma, o uso da radiação solar é pouco eficiente no processo, visto que ela possui somente uma pequena fração (5%) de radiação UV (LIANG et al., 2014). Várias pesquisas têm sido desenvolvidas com intuito de melhorar a eficiência dos titanatos lamelares nas áreas da catálise e fotocatálise. Recentemente, Cunha et al., (2014), utilizaram em seu trabalho o K2Ti4O9 e SiO2– Ti4O9 como suporte para preparar catalisadores de vanádio por meio de impregnação úmida para redução catalítica (SCR) de NO. Wang et al., (2017) relataram a síntese do compósito de Na- K2Ti6O13/g-C3N4 e a atividade fotocatalítica foi avaliada por meio da fotodegradação do alaranjado de metila sob a radiação de luz visível. Liang et al., (2014) por meio de método de precipitação-fotorredução sintetizaram o Ag@AgBr/K2Ti4O9 e avaliaram a fotodegradação de compostos orgânicos sob condições irradiação de luz. O objetivo deste trabalho é preparar e caracterizar os titanatos de sódio e potássio impregnados com fósforo para avaliação como fotocatalisador.

Material e métodos

Os titanatos K2Ti4O9 (KT) e Na2Ti3O7 (NaT) foram preparados via reação no estado sólido, utilizando quantidades estequiométricas do óxido de titânio e os respectivos carbonatos de potássio e sódio. A mistura foi aquecida em cadinho de platina à temperatura de 800 ºC por 20 h. O sólido obtido foi homogeneizado e aquecido novamente à mesma temperatura e tempo (CARDOSO, 2004). Para a impregnação do fósforo as amostras KT e NaT foram dispersas em uma solução alcoólica de fosfito de sódio por sonicação durante 1 h. A mistura foi mantida em agitação por 12 h e seco a 80 °C. Os sólidos obtidos foram calcinado a 300 °C num forno tipo mulfa durante 1 h (ASAPU et al. 2011). As amostras foram identificada como KTP e NaTP para a titanatos de potássio e sódio, respectivamente. As amostras foram caracterizadas por: a) Difração de raios X foi realizada em um equipamento Bruker D8 Discover, com radiação Cu-Kα (λ=1,54056 Å), no intervalo de 2θ de 5º a 80º, com velocidade de varredura de 15º/min e um incremento de 0,01º. b) Os espectros de refletância difusa foram obtidos com um espectrofotômetro UV-Vis-NIR, Perkison Elmer Lambda 1050 WB, utilizando sulfato de bário como padrão, e coletados à temperatura ambiente, no intervalo de 280 a 800 nm. c) As medidas de área superficial específica e distribuição de poros foram obtidas em um equipamento da Micromeritics Instrument Corporation, modelo ASAP 2010, através da adsorção/dessorção de nitrogênio como adsorbato. Cerca de 0,3 g de amostra foi inicialmente pré-tratada a 150°C sob vácuo em um período de 10 h, para eliminação de água e gases fisicamente adsorvidos. d) As medidas de termogravimetria foram realizadas no equipamento de marca SHIMADZU, modelo DTA/DTG 60H, utilizando cadinho de platina, com taxa de aquecimento de 10 °C/min, sob fluxo de ar sintético de 50 mL/min.

Resultado e discussão

A Figura 1 mostra os padrões de difração das amostras preparadas e impregnadas com fósforo. Os difratogramas do tetratitanato de potássio puro e após a impregnação mostram picos que caracterizam a fase do K2Ti4O9, o pico em 2θ = 10,1º corresponde à distância interlamelar de 8,76 Å, conforme observado por Nunes et al. (2006). Por outro lado, o pico em 2θ = 11,1º, evidencia a presença de fase secundária K2Ti6O13 como consequência da volatilização do carbonato potássio durante a síntese, uma vez que esta fase é menos rica em potássio. Os difratogramas do trititanato de sódio puro e impregnado com fósforo apresentam perfis semelhantes, com picos que caracterizam a estrutura do Na2Ti3O7, a distância interlamelar de 8,42 Å correspondendo ao pico em 2θ = 10, 5º. A ausência de alteração neste pico indica que a impregnação ocorre fora da região lamelar do titanato. Além disso, a presença dos picos em 2θ = 11,8º, 14,3º e 24,4º, caracterizam a fase secundária Na2Ti6O14 presente em ambos os difratogramas, (ARAUJO-FILHO et al., 2017). Os dados de refletância difusa foram utilizados para estimar a energia de band gap, estes valores estão entre 3,71 – 3,87 eV dependendo da amostra (Tabela 1). Os maiores valores são observados para os titanatos de potássio e de sódio bulk puros, da ordem de 3,85 e 3,87 eV, respectivamente. O trititanato de sódio impregnado apresentou uma leve diminuição da ordem de 0,16 eV, apesar desta diminuição de band gap a região de absorção continua na região ultravioleta, isto significa que a utilização destes materiais como fotocatalisadores só ocorrerá na presença da radiação UV, ou seja, os mesmos não serão ativos à luz solar. A Tabela 1 apresenta os valores de área superficial especifica de todas as amostras. Os baixos valores para as amostras puras são coerentes com a literatura, por outro lado, um aumento significativo é observado na amostra do titanato de sódio impregnado. As amostras KT, KTP; NaT e NaTP exibem perfis semelhantes com perda de massa continua na faixa de temperatura entre 30-600 °C. As perdas de massa de 9,5; 6,7; 1,6 e 8,8%, para as amostras KT, KTP; NaT e NaTP, respectivamente, podem ser atribuídas à saída de água de hidratação e de água retida na região interlamelar.

Figura 1

Difratogramas de raios X das amostras a) tetratitanato de potássio (KT) puro e impregnado (KTP);b) trititanato de sódio (NaT) puro e impregnado (NaTP)

Tabela 1

Área superficial especifica (BET) e valores de energia de band gap (Eg) estimado a partir da refletância difusa.

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos os sólidos lamelares podem ser utilizado na fotocatálise sob irradiação UV. O DRX mostra que não houve alteração na região interlamelar nas diferentes superfícies, indicando que a impregnação ocorreu fora da região lamelar. A área superficial especifica das amostras é baixa, não ultrapassando 15 m2/g. A decomposição térmica está relacionada à eliminação de água de hidratação e água reticular.

Agradecimentos

À CAPES pelo auxílio financeiro.

Referências

ARAÚJO-FILHO, A. A., SILVA, F. L. R., RIGHI, A., SILVA, M. B., SILVA, B. P., CAETANO, E. W.S., FREIRE, V. N. Structural, electronic and optical properties of monoclinic Na2Ti3O7 from density functional theory calculations: A comparison with XRD and optical absorption measurements. J. Solid State Chem. 250, 68–74, 2017.
ASAPU, R., PALLA, V. M., WANG, B., GUO, Z., SADU, R., CHEN, D. H. Phosphorus-doped titania nanotubes with enhanced photocatalytic activity J. Photochem. Photobiol A:Chem. 225, 81– 87, 2011KASUGA, T.; HIRAMATSU, M.; HOSON, A.; SEKINO, T.; NIIHARA, K.; Formation of titanium oxide nanotube. Langmuir. 14, 3160-3163, 1998.
CARDOSO, V. A., SOUZA, A. G., SARTORATTO, P. P. C., NUNES, L. M. The ionic exchange process of cobalt, nickel and copper (II) in alkaline and acid-layered titanates. Colloids and Surf. A: Physicochem. Eng. Aspects. 248, 145–149, 2004.
CUNHA, B. N.; GONÇALVES, A. M.; SILVEIRA, R. G.; URQUIETA-GONZÁLEZ, E. A.; NUNES, L. M. The influence of a silica pillar in lamellar tetratitanate for selective catalytic reduction of NOx using NH3. Mater. Res. Bull. 61, 124–129, 2014.
GONÇALVES, A. M. Catalisadores nanoestruturados de titânio impregnado com nanopartículas de óxido de cobalto e/ou óxido de magnésio. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, 2011.
LIANG, Y.; LIN, S.; LIU, L.; HU, J.; CU, W.; Synthesis and photocatalytic performance of an efficient Ag@AgBr/ K2Ti4O9 composite photocatalyst under visible light. Mater. Res. Bull. 56, 25–33, 2014.
WANG, Q.; GUAN, S.; LI, B. 2D graphitic-C3N4 hybridized with 1D flux-grown Na-modified K2Ti6O13 nanobelts for the enhanced simulated sunlight and visible-light photocatalytic performance. Catal. Sci. Technol. 7, 4064–4078, 2017.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ