Avaliação de risco de contaminação populacional por metais tóxicos presentes em água de consumo no Município de Barcarena-PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Oliveira, A.F.S. (UFPA) ; Pereira, S.F.P. (UFPA) ; Rocha, R.M. (LACEN-SESPA) ; Silva, T.M. (UFPA) ; Oliveira, G.R.F. (UFPA) ; Freitas, K.H.G. (UFPA) ; Silva, C.S. (IFPA) ; Santos, L.P. (UFRA) ; Santos, D.C. (UFPA) ; Costa, H.C. (UFPA)

Resumo

Os problemas relacionados aos efeitos adversos à saúde das populações residentes próximas às áreas de exploração mineral na Amazônia, pela ingestão de água contaminada por metais, ainda não são bem elucidados, uma vez que a maioria das pesquisas é voltada para a simples avaliação/monitoramento da qualidade da água da região. Nesse sentido, este trabalho teve a finalidade de avaliar os riscos relacionados à contaminação de populações residentes em comunidade do município de Barcarena (PA). Os resultados mostraram que pelo menos 10 das 26 comunidades apresentaram riscos de efeitos adversos à saúde humana decorrente do consumo de água contaminada por metais. Os riscos são maiores para os grupos de crianças, idosos, doentes graves, etc. sujeitos a vários efeitos adversos a saúde.

Palavras chaves

Riscos; Metais Tóxicos; Barcarena

Introdução

Os problemas decorrentes da atividade tóxica dos metais no meio ambiente têm despertado grande interesse na comunidade científica e enormes preocupações nas diversas organizações ambientais. Metais como alumínio, bário, chumbo, etc., causam diversos danos à saúde humana e são encontrados no meio, devido principalmente às atividades antrópicas (ZEITOUNI et al., 2007). No município de Barcarena (PA) estão em operação várias plantas industriais, como a maior fábrica de alumina do mundo, que utiliza o processo Bayer na obtenção da alumina, é responsável pela geração de 6 milhões de toneladas de Lama Vermelha por ano, a qual é armazenada em bacias que ocupam cerca de 4 km2 (SOUZA, 2010). Nesse contexto, há a necessidade de trabalhos que atentem para os riscos que as populações dessas regiões sofrem com essas atividades. A avaliação de risco, portanto, tem se tornado um método que visa estimar os riscos potenciais à saúde das pessoas e os impactos sobre os ecossistemas devido à contaminação por várias substâncias ou elementos químicos (NAVEEDULLAH et al., 2013). Uma avaliação de risco à saúde humana envolve basicamente quatro etapas: identificação do perigo, avaliação de dose-resposta, avaliação da exposição e caracterização do risco. Essa avaliação classifica os contaminantes em carcinogênicos e não carcinogênicos. Os compostos químicos não cancerígenos são considerados aqueles que possuem um limiar, ou seja, uma dose abaixo da qual nenhum efeito adverso para a saúde será observado, expressa como Dose de Referência (KOKI et al., 2015). Este trabalho teve o objetivo de realizar a avaliação de risco de contaminação populacional por metais presentes em água de consumo de moradores das comunidades no entorno do Complexo Industrial de Barcarena-PA.

Material e métodos

O planejamento amostral envolveu as seguintes etapas: a) Levantamento da área de estudo e preparação dos laboratórios; b) Viagem a campo para realização da amostragem e Aplicação de Questionários. A coleta foi realizada no mês de outubro, no período de menor precipitação pluviométrica para a região. Devido as grandes áreas, necessitou-se de 120 amostras de água de consumo, para se ter uma representatividade estatística do todo. c) Análises das amostras de água coletadas em campo. Os metais foram analisados por espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) instrumento da Varian, modelo Vista Pro; d) Tratamento dos dados, utilizando-se estatística descritiva e multivariada como ferramenta auxiliar com auxílio dos programas Microsoft Office Excel 2007 e Minitab. AVALIAÇÃO DE RISCO Os dados utilizados neste trabalho para o cálculo da avaliação de risco à saúde humana são constituídos das concentrações de metais encontrados nas análises da água de consumo da população das 26 comunidades. As fontes de dados utilizados na quantificação do risco carcinogênico e não carcinogênico dos metais avaliados neste trabalho foram as Planilhas para Avaliação de Risco em Áreas Contaminadas, da CETESB. Nessas planilhas estão contidas informações como as doses de referência (RfD) dos metais estudados e as fórmulas necessárias para o cálculo da taxa de ingestão de contaminante (Ingresso, In), dos Quocientes de Perigo (HQ) e do Índice de Perigo (HI). O valor do HQ é definido como HQ=In/RfD E o valor de HI é definido como a somatória de HQ para os diversos elementos HI=∑(In/RfDi)

Resultado e discussão

Na Tabela 1 são apresentadas as médias do potencial de efeito não carcinogênico adverso à saúde humana a partir da exposição aos elementos estudados (Quociente de Risco-HQ) e também a exposição média simultânea aos metais (Índice de Perigo-HI) para os adultos e crianças por comunidade. Observa-se que para o Fe, Al e Ba entre os adultos, os valores de HI não apresentam risco para ocorrência de efeitos não carcinogênicos, pois HQ<1 para esses metais. Quanto ao HI, foi encontrado índice médio acima de 1 para a comunidade de Vila Nova, indicando que a exposição simultânea aos 4 metais estudados pode causar problemas adversos à saúde (não carcinogênicos). Os metais que mais contribuíram para os valores de HI entre os adultos foram Pb>Ba>Fe>Al. Os valores de HQ entre as crianças são 2,3 vezes maiores que entre os adultos. Isso pode ser devido ao fato de que as crianças estão mais vulneráveis que os adultos aos efeitos dos metais, em razão de sua massa corporal, sua capacidade de absorção de contaminantes, etc. De acordo com Magna et al (2014), as crianças estão mais expostas em regiões apresentando contaminação ambiental devido seu sistema de defesa do organismo não está bem formado como nos adultos. Em ordem decrescente, o peso de cada metal para os valores de HI entre as crianças foi: Pb>Fe>Ba>Al. Na Figura 2 são apresentados os histogramas dos HI’s para os adultos e crianças. A análise dos dados mostra que o HI se apresenta acima de 1 predominantemente entre as crianças, onde se verificou 69 pontos com HI>1, enquanto apenas 16 entre os adultos. Em geral, o parâmetro que mais contribuiu para o aumento do HI foi o chumbo. Nesse caso, a contaminação da água por chumbo é a principal responsável pelo aumento dos riscos de efeitos adversos à saúde da população estudada.

Tabela 1

Médias dos HQ's e dos HI's infantil e adulto por comunidade.

Figura 1

Histogramas do Índice de Perigo - HI para os adultos e crianças.

Conclusões

Os coeficientes de perigo (HQ) mostram que o Pb apresenta elevado risco de efeitos não carcinogênicos à saúde dos moradores das comunidades estudadas, sobretudo as crianças. Os elementos Al, Ba e Fe não apresentam risco significativo de efeitos não carcinogênicos, todavia, o efeito da exposição simultânea a esses elementos pode aumentar esses riscos, confirmado pelo Índice de Perigo (HI), que apresentou riscos significativos de ocorrência de efeitos não carcinogênicos adversos à saúde em 10 das 26 comunidades estudadas para os adultos e, para as crianças, em 23 das 26 comunidades.

Agradecimentos

Agradecemos aos moradores das 26 comunidades, ao Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM-UFPA), Laboratório Central (LACEN-SESPA), à SESPA, UFRA e IFPA

Referências

CETESB. Ficha de Informação Toxicológica - Bário. Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental. 2012. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/laboratorios/wp-content/uploads/sites/24/2013/11/Bario.pdf>. Acesso em: 15/05/2018.
KOKI, I. B.; BAYERO, A. S.; UMAR, A.; YUSUF, S. Health risk assessment of heavy metals in water, air, soil and fish. African Journal of Pure and Applied Chemistry. v. 9, nº11, 204-210, 2015.
MAGNA, G. A. M.; MACHADO, S. L.; PORTELLA, R. B.; CARVALHO, M. F. Avaliação da exposição ao Pb e Cd em crianças de 0 a 17 anos por consumo de alimentos vegetais cultivados em solos contaminados no município de Santo Amaro (BA). Eng Sanit Ambient. Edição Especial, 3-12, 2014.
NAVEEDULLAH; HASHMI, M. Z.; YU, C.; SHEN, H.; DUAN, D.; SHEN, C.; LOU, L.; CHEN, Y. Concentrations and Human Health Risk Assessment of Selected Heavy Metals in Surface Water of the Siling Reservoir Watershed in Zhejiang Province, China. Pol. J. Environ. Stud. vol.23, nº3, .801-811, 2014.
SOUZA, J. A. S. Estudo e Avaliação do uso de Resíduos do Processo Bayer como Matéria-Prima na Produção de Agregados Sintéticos para a Construção Civil. Tese de Doutorado (Doutorado em Engenharia dos Recursos Naturais), Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2010.
ZEITOUNI, C. de F.; BERTON, R. S.; ABREU, C. A. de. Fitoextração de Cádmio e Zinco de um Latossolo vermelho-amarelo contaminado com metais pesados. Bragantia, v.66, nº4, 649-657, 2007.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ