Estudo das Atividades Farmacológicas do Ácido Gálico sob Modelo Agudo de Depressão em Camundongos

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Nascimento, G.H.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Silva, W.M.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Honório Júnior, J.E.R. (UNICHRISTUS) ; Campelo, J.C. (UNICHRISTUS) ; Oliveira, V.T.S. (UNICHRISTUS) ; Morais, S.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pinheiro, S.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Os compostos fenólicos são substâncias amplamente distribuídas na natureza, inúmeros compostos fenólicos já foram detectados em plantas. Esse grande e complexo grupo faz parte dos constituintes de uma variedade de vegetais, frutas e produtos industrializados. O composto fenólico utilizado para estudo foi o ácido gálico, obtido comercialmente. Os animais tratados passaram pelos seguintes testes comportamentais para avaliação da atividade ansiolítica e depressiva: campo aberto, labirinto em cruz elevada, placa perfurada e nado-forçado. Os resultados obtidos demonstraram que os modelos animais sob a influência do ácido gálico demonstraram um comportamento com efeito antidepressivo e ansiolítico, ou seja, os animais se comportaram de forma diferente da depressão aguda a qual foram submetidos.

Palavras chaves

ácido gálico; depressão; camundongos

Introdução

Os compostos fenólicos fazem parte dos componentes não essenciais da alimentação e apresentam bioatividade ligada à sua capacidade de quelar metais, inibir a enzima lipoxigenase e sequestrar radicais livres. (VISKUPICOVA et al, 2010). O ácido gálico é um composto fenólico obtido a partir do ácido benzoico, é encontrado na forma livre e também como parte de taninos, entre suas propriedades. Sabe-se que o metabolito apresenta uma gama de atividades biológicas incluindo antioxidante, antimicrobiano, antiinflamatório e anticancerígeno. (FERNANDES, F.H.A, 2016). Baseado em sua capacidade antioxidante, e relacionando a atividade antioxidante ao mal de Alzheimer pode-se sugerir que o ácido gálico pode ser proficiente em relação ao sistema nervoso central, abrangendo também transtornos de humor e estados de depressão. A depressão é um transtorno mental do humor, este grupo classicamente apresentaria remissão dos sintomas nos períodos interfásicos em contraposição ao caráter crônico da esquizofrenia. (ROZENTHAL et al., 2004).

Material e métodos

Para a realização dos testes, o ácido gálico foi obtido de forma comercial marca VETEC. Os camundongos (25 - 30g) machos, provenientes dos Biotérios da Unichristus, foram alojados em gaiolas de polipropileno com alimentos (ração) e água (oriunda da torneira) ad libitum. Os animais foram mantidos a um ciclo claro/escuro de 12 horas e ambientados em grupos de até 20 animais por gaiola, a fim de induzir um estado agudo de depressão. Os animais foram tratados com ácido gálico em doses variando entre 5, 10, 20, 30 mg/Kg e administrados pela via intraperitoneal. Os grupos controles receberam o veículo (salina) sendo usados os testes: Campo Aberto, Cruz Elevada, e Nado-Forçado. Os valores foram considerados significativos quando p<0.05

Resultado e discussão

Nos testes da atividade locomotora e no Rearing os animais tratados com ácido gálico nas doses de 5, 10, 20 e 30 mg/Kg não apresentaram nenhuma alteração quando comparado ao controle. No teste do Grooming a dose de 10mg/Kg apresentou uma diminuição significante quando parado ao controle. No teste de Labirinto em Cruz Elevada, o Número de Entrada no Braço Fechado (NEBF) o ácido gálico na dose de 30mg/Kg apresentou efeito ansiogênico quando comparado ao controle, ou seja, demonstrou uma indução a ansiedade. Já no Número de Entrada do Braço Aberto (NEBA) e no Tempo de Permanência no Braço Aberto (TBA) as doses de 5 e 10 mg/Kg, respectivamente, apresentam efeitos ansiolíticos quando comparado aos seus controles respectivos, demonstrando assim uma diminuição da ansiedade no animal. No teste de nado- forçado, o ácido gálico apresentou um efeito antidepressivo na dose de 30mg/Kg quando comparado ao controle.

Figura 1:

Resultados dos Testes Biológicos de Atividade Locomotora e Labirinto em Cruz Elevada com os modelos animais sob influência do Ácido Gálico.

Figura 2:

Resultados dos Testes Biológicos de Nado-Forçado com os modelos animais sob influência do Ácido Gálico.

Conclusões

O Ácido Gálico é uma molécula que apresenta atividade antioxidante já conhecida na literatura. Nestes testes comportamentais iniciais pode-se observar que as menores doses (5 e 10 mg/Kg) do ácido gálico apresentaram um possível efeito ansiolítico quando comparado ao controle e a dose maior (30mg/Kg) um efeito antidepressivo. Esses testes estimulam a repetir as doses analisadas em modelos de depressão e ansiedade, e proceder outros testes comportamentais para estudo da ansiedade e testes para considerar um possível efeito anticonvulsivante.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Ceará, ao Laboratório de Química Inorgânica (LQUIN) – UECE, ao Laboratório da Unichristus e ao Laboratório de Química de Produtos Naturais

Referências

BRAND-WILLIAMS, W.; CUVELIER, M.-E.; BERSET, CLWT Uso de um método radical livre para avaliar a atividade antioxidante. LWT-Food Science and Technology , v. 28, n. 1, p. 25-30, 1995.

FERNANDES, F.H.A.; SALGADO, H.R.N.; Ácido Gálico: Revisão dos Métodos de Determinação e Quantificação, Critical Reviews in Analytical Chemistry, 46: 3, 257-265, 2016. DOI: 10.1080 / 10408347.2015.1095064

ROZENTHAL, Marcia; LAKS, Jerson; ENGELHARDT, Eliasz. Aspectos neuropsicológicos da depressão. Revista de Psiquiatria, v. 26, n. 2, p. 204-12, 2004.

VISKUPICOVA, J.; Lipophilic rutin derivatives for antioxidant protection of oil-based foods. Food Chemistry, v. 123, n. 1, p. 45-50, 2010.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ