DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Correia, C.C. (IF SUDESTE ME) ; Toledo, T.A. (UFU) ; Barbosa, E.P. (IFSP)

Resumo

A cada dia nos deparamos com noticias de avanços na área tecnológica. Tais avanços possibilitaram e estão moldando diversas áreas da nossa sociedade. Frente a isto, temos a educação como um dos possíveis receptores de tais inovações. A educação, que tem como princípio básico a formação de cidadãos, vem procurando aprimorar o ambiente acadêmico com estas tecnologias. Nesse âmbito o presente trabalho propõe a elaboração de uma plataforma digital com práticas virtuais de química, jogos, videoaulas, atividades on-line e aplicativos móveis, para o Ensino de Química dos Cursos Técnicos Integrados do IFSUDESTEMG-JF visando contribuir com uma proposta pedagógica para uma aprendizagem mais significativa.

Palavras chaves

Plataforma digital; Ensino de Química; Tecnologia Educacional

Introdução

A educação tem como princípio básico a formação de cidadãos. Sobre esta, deve ser seguido às leis que regem e dão direito à mesma. No “tempo” em que vivemos, onde a cada dia vemos novos avanços na área tecnológica, é uma busca crescente dos educadores trazerem esta tecnologia à realidade dos educandos na sala de aula, tornando assim as aulas mais atrativas, dinâmicas e contextualizadas. Muitos pesquisadores têm dedicado especial atenção à busca por diferentes ferramentas pedagógicas. Novos Experimentos ou jogos educativos (Oliveira et al, 2018) tornaram-se muito comuns nas aulas de Química atualmente acreditando-se que o caráter lúdico destes pode tornar a aprendizagem mais significativa. Outrossim, as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem despertar o interesse dos alunos (Mello, 2009) propiciando melhorias no seu desenvolvimento acadêmico. Nessa metodologia é possível agregar em um único instrumento diferentes ferramentas, tais como: um laboratório virtual, jogos e exercícios. Destarte é possível contemplar as três diferentes formas de abordagem do conhecimento químico: a fenomenológica, a teórica e a representacional. Nesse contexto, este trabalho propõe a implementação de uma plataforma digital que verse como base/foco conteúdos desenvolvidos na sala de aula para ser utilizado como ferramenta para corroborar para o ensino do discente.

Material e métodos

Esse trabalho foi realizado com alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Técnico Integrado do IF SUDESTE MG – campus Juiz de fora. Inicialmente foi realizada uma diagnose com os docentes de química para identificação dos conteúdos que os alunos apresentam menos motivação durante as aulas. A partir das informações coletadas foi desenvolvida uma plataforma digital de aprendizagem com diferentes recursos: atividades online, textos, videoaulas, etc. Também foi disponibilizado um aplicativo (app), que foi elaborado utilizando a plataforma de criação de aplicativos para dispositivos móveis AppsGeyser. Com o aplicativo os alunos podem realizar exercícios online, simulados e jogos interativos. As atividades propostas com o aplicativo foram realizadas em quatro turmas totalizando 120 alunos. Primeiramente os alunos realizaram a atividade no método tradicional por escrito e posteriormente a mesma atividade com o uso do aplicativo. Todas as percepções dos alunos sobre o conteúdo abordado nas diferentes estratégias foram relatadas através de questionários e redações.

Resultado e discussão

Após a utilização do aplicativo em sala de aula, verificou-se uma boa aceitação por parte dos alunos; evidenciando nas turmas um novo “ânimo” em aprender os conteúdos da disciplina proposta pelas questões do aplicativo. Embora os alunos já tivessem feito uma atividade escrita, em grupo, com perguntas muito similares em aula anterior, o desempenho dos estudantes com uso do aplicativo foi 50% maior. Também se instaurou na sala de aula um ânimo em responder tais perguntas e uma discussão interessante para se chegar às respondas requeridas. Como forma de avaliar a metodologia, propôs-se um questionário e uma redação, com o objetivo de verificar as impressões dos alunos e possíveis modificações. O questionário foi respondido por todos os alunos. Quando questionados sobre escolher fazer atividades avaliadas online ou tradicionalmente 80% afirmaram preferir o uso do aplicativo. Porém apenas 30% dos alunos afirmaram preferir estudar com o aplicativo. Para estes alunos é fundamental o uso do livro didático para melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. Sobre as videoaulas, 100% dos alunos afirmaram que procuram entender melhor a matéria com esse recurso. Segundo eles a vantagem é poder assistir várias vezes até compreender. Quando questionados sobre a extinção de forma escrita tradicional para utilização apenas da forma digital 80% dos alunos afirmou que precisa escrever para ter um aprendizado completo. Quando questionados sobre os jogos educativos no aplicativo 90% dos alunos afirmaram que “aprenderam a matéria”. Porém 50% dos alunos afirmaram perder o interesse no jogo após a segunda rodada.

Conclusões

A partir dos dados coletados pode-se verificar que os alunos embora façam uso diário de dispositivos móveis que permitem à utilização de diferentes estratégias de aprendizagem a maioria não sente segurança no aprendizado somente por elas. Contudo. as contribuições de motivação, estimular a criatividade, tomada de decisões, iniciativa, analisarem dados e aprender conceitos científicos foram observadas durante as atividades propostas com o uso do aplicativo.

Agradecimentos

ao IFSUDESTEMG

Referências

Antonio L. de Oliveira, José Clovis P. de Oliveira, Maria Jucione S. Nasser,Maria da Paz Cavalcante, Quím. nova esc., Vol. 40, N° 2, p. 89-96, 2018.
Irene Cristina MELLO,O ensino de química em ambientes virtuais.Cuiabá: EdUFMT, 2009.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ