ESTUDO DA BIOSSORÇÃO DE Cu(II) PELO TALO DO CACHO DO BURITIZEIRO (Mauritia flexuosa) EM SOLUÇÃO AQUOSA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Gomes Soares Junior, O. (UNIFESSPA) ; Pereira de Lima, G. (UNIFESSPA) ; Silva de Sousa, D. (UNIFESSPA) ; Pompeu Pinto, G. (UNIFESSPA) ; Pires Siqueira, J.L. (UNIFESSPA) ; Batista Pereira Junior, J. (UNIFESSPA)

Resumo

A biossorção baseada no uso de biomassa para a remoção de íons é apontada como uma tecnologia inovadora quando comparada com os métodos tradicionais de adsorção. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de biossorção do talo do cacho do buritizeiro (Mauritia flexuosa) como biossorvente para remover íons Cu2+ de solução aquosa. Os experimentos foram realizados em batelada, onde os efeitos da variação da dosagem do biossorvente e o pH foram avaliados, utilizando 100 mL de solução de Cu2+ mg/L com agitação constante por 60 min a 25 ºC. Os resultados mostram que porcentagens de remoção superiores a 96%. Para valor de pH 5,0. Os resultados apresentados mostram que o talo do cacho do buritizeiro possui características apropriadas para o processo de biossorção de íons Cu2+.

Palavras chaves

Buriti ; Biossorção; Cobre

Introdução

Um dos grandes problemas ambientais que a sociedade vem enfrentando é poluição causada por metais pesados, principalmente, devido ao crescimento tecnológico e industrial (RONDA et al., 2015). Os metais podem apresentar um alto grau de toxicidade tanto para fauna como para flora e, consequentemente, podem gerar graves problemas à saúde humana (PALLU, 2006). O cobre (Cu) possui muitas aplicações para o meio industrial e com isso, torna-se um dos principais contaminantes no meio ambiente. Além disso, o Cu pode se tornar um elemento tóxico devido a sua bioacumulação que pode gerar, eventualmente, efeitos cancerígenos e mutagênicos aos humanos (ALVARES et al., 2001). Desse modo, o desafio é encontrar o equilíbrio entre os processos produtivos para o ser humano com o menor impacto possível ao meio ambiente. O processo de biossorção é uma das alternativas, o qual emprega como adsorvente materiais de origem natural o que torna uma alternativa, economicamente atrativa, para tratamento de efluentes. Entre as características dos processos de tratamento por biossorção estão os baixos custos operacionais, alta eficiência no tratamento de efluentes e não requer utilização de nutrientes adicionais durante o processo, além da alta disponibilidade do material biossorvente (FONTANA et al, 2016). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de biossorção do talo do cacho do buritizeiro (Mauritia flexuosa) como biossorvente para remover íons Cu2+ de solução aquosa.

Material e métodos

O talo do cacho do buritizeiro (Mauritia flexuosa) empregado como material biossorvente foi obtido na cidade de Irituia-PA. Todas as soluções utilizadas neste estudo foram de grau analítico. A solução estoque de cobre (CuSO4.5H2O) (Dinâmica) contendo 1000 mg/L foi utilizada para os experimentos de biossorção. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. O efeito da dosagem de biossorvente (0,3, 0,6, 0,9, 1,0, 2,0, 3,0 e 4,0 g) e o efeito do pH da solução (1 a 5) foram avaliados. Todo o experimento de biossorção foi realizado em batelada utilizando 100 mL de solução de Cu2+ 100 mg/L, mantidos sob agitação em uma incubadora shaker refrigerada a 120 rpm durante 60 min. a 25 °C. Após o processo, as amostras foram filtradas, diluídas e a concentração remanescente de Cu2+ na solução foi determinada por espectrometria de absorção atômica com chama (modelo S4, Thermo Scientific, China). A porcentagem de remoção de Cu2+ (%) foi calculada através da equação: [(Ci - Cf) / Ci] x 100, onde Ci e Cf é a concentração inicial e final de Cu2+ (mg/L), respectivamente, enquanto que a capacidade de remoção (Qeq) foi calculada como: [V (Ci - Cf) / m], onde o V é o volume da solução (L), Ci e Cf é a concentração inicial e final de Cu2+ (mg/L) e m é a massa de biossorvente (g).

Resultado e discussão

O efeito da dosagem de biossorvente na capacidade de biossorção do Cu2+ está apresentado na Figura 1. Como pode ser observado, a porcentagem de remoção aumenta rapidamente com a elevação da dosagem de biossorvente até 2 g, onde a remoção foi 96 %. Após essa dosagem não houve alteração na remoção do Cu2+. O aumento na porcentagem de remoção está associado ao aumento de sítios disponíveis com o aumento da dosagem de biomassa. Em contrapartida, a capacidade de biossorção de Cu2+ diminuiu com a elevação da dosagem de biossorvente. Essa diminuição pode ser atribuída ao gradiente de concentração entre o adsorvente e o adsorbato, um aumento na dosagem de biossorvente resulta em uma diminuição da quantidade de cobre biossorvido por massa do biossorvente. Assim, a dosagem de biossorvente selecionada para os experimentos posteriores foi de 2 g. O efeito do pH na capacidade de biossorção do Cu2+ pelo talo cacho do buritizeiro foi avaliado e os resultados estão apresentados na Figura 2. Analisando a figura, observa-se que a capacidade de biossorção aumenta com a elevação do pH de 1,0 até 4,0 e mantem-se constante até pH 5,0. Vários estudos têm relatado o efeito negativo da remoção de metais por biossorção em pH ácidos. Esse comportamento pode ser devido que a alta concentração e alta mobilidade dos íons H+, dão preferência na biossorção dos íons hidrogênios em vez dos íons metálicos (FONTANA et al, 2016). Com isso, valor de pH de 5,0 foi selecionado para evitar a influência do processo de precipitação nos resultados de biossorção.

Figura 1:

Efeito da dosagem de biossorvente. (Cu2+: 100 mg/L; 25 °C; 60 min; 120 rpm)

Figura 2:

Efeito do pH (Cu2+: 100 mg/L; 25 °C; 60 min; 120 rpm; biossorvente: 2 g)

Conclusões

Neste estudo foi avaliada a utilização do talo do cacho do buritizeiro (Mauritia flexuosa) como biossorvente para remoção de íons Cu2+ de solução aquosa. As dosagem de biossorvente avaliadas indicaram 2 g de biossorvente para o processo de biossorção representando 96 % de remoção com capacidade de biossorção de 13 mg/g. Através dos resultados, o talo do cacho do buritizeiro demonstrou ser um excelente alternativa para biossorção de Cu2+ podendo ser utilizado para tratamento de efluentes contaminados.

Agradecimentos

Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) pelo apoio finance

Referências

ALVARES, A. B. C.; DIAPER, C.; PARSONS, S. A. PARTIAL Oxidation by ozone to remove recalcitrance from wastewaters - A review. Environmental Technology, v.22, p.409-427, 2001.

FONTANA, B. et al. Biossorção de Pb(II) por Casca de Urucum (Bixa Orellana) em soluções aquosas: Estudo Cinético, Equilíbrio E Termodinâmico. Química Nova, Ponta Grossa, v. 39, n. 9, p. 1078-1084, 17 jun. 2017.

PALLU, A.P.S. Biossorção de Cádmio por linhagens Aspergillus sp. [Dissertação de mestrado]. Universidade de São Paulo, 2006.

RONDA, A.; MARTÍN-LARA, M. A.; ALMENDROS, A. I.; PÉREZ, A.; BLÁZQUEZ, G.; J. TAIWAN Comparison of two models for the biosorption of Pb(II) using untreated and chemically treated olive stone: Experimental design methodology and adaptive neural fuzzy inference system (ANFIS) Inst. Chem. Eng. 2015.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ