Comparação de planejamentos experimentais de metodologia de superfície de resposta para otimização do rendimento da síntese de biodiesel.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Lima, Y.M.M. (UFMA) ; Viegas, I.M.A. (UFPE) ; Pinheiro, J.F. (UFMA) ; Barradas Filho, A.O. (UFMA)

Resumo

É fundamental que as condições da síntese de biodiesel sejam otimizadas para maximizar o rendimento do produto. No presente trabalho, três planejamentos experimentais de segunda ordem foram comparados para a otimização multivariada do rendimento da síntese de biodiesel de dendê: planejamento Doehlert, planejamento Box-Behnken e planejamento composto central. Três fatores foram estudados para cada planejamento: razão molar álcool:óleo, temperatura e tempo reacional. O planejamento Doehlert se sobressaiu em eficiência e em todos os parâmetros de avaliação do modelo, e as condições ótimas definidas foram temperatura de 70 °C, tempo de 105 min e razão molar álcool:óleo de 20:1, proporcionando um procedimento de síntese simples e reprodutível com rendimento de até 98,78% de biodiesel de dendê.

Palavras chaves

Biodiesel de dendê; Otimização multivariada; Superfície de resposta

Introdução

A preocupação global com temas relacionados ao aumento da demanda energética mundial, aos impactos ambientais e à forte dependência dos recursos petrolíferos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas direcionadas para o estudo de soluções energéticas provenientes de fontes renováveis. O biodiesel é um biocombustível que tem sido estudado para gradativamente substituir o diesel de petróleo e que pode ser obtido a partir da reação de transesterificação de triglicerídeos de óleos ou gorduras vegetais ou animais com um álcool de cadeia curta, na presença de catalisadores (LÔBO, FERREIRA e DA CRUZ, 2009). Em busca de um melhor aproveitamento da matéria- prima, é fundamental que as condições da síntese de biodiesel sejam otimizadas para maximizar o rendimento do produto. Uma estratégia muito difundida para a otimização de respostas consiste na aplicação de técnicas de planejamento de experimentos, que são métodos matemáticos que proporcionam uma varredura mais sistematizada e representativa do espaço de fatores (FERREIRA, 2015). No presente trabalho, três métodos de planejamento experimental (Doehlert, Box-Behnken e composto central) foram utilizados para estabelecer as melhores condições de síntese de biodiesel de dendê com o objetivo de maximizar o rendimento em massa do produto. O emprego dos três tipos de planejamentos, além do efeito prático de otimização do rendimento, permite uma análise didática da aplicação de planejamentos de experimentos e metodologias de otimização multivariada. Além disso, o óleo de dendê proporciona uma alternativa às matrizes oleaginosas mais convencionais no Brasil, além de produzir um biodiesel com excelentes propriedades físico- químicas devido à sua composição saturada e à presença de antioxidantes naturais (VIEGAS et al., 2018).

Material e métodos

Três planejamentos experimentais de segunda ordem foram realizados para a otimização multivariada do rendimento da síntese de biodiesel de dendê: planejamento Doehlert, planejamento Box-Behnken e planejamento composto central. Três fatores foram estudados para cada planejamento: razão molar álcool:óleo (A:O)(de 6:1 a 20:1), temperatura (de 30 a 70 °C) e tempo de síntese (de 30 a 180 min). Os níveis de cada fator foram variados nos mesmos intervalos para os três planejamentos experimentais a fim de possibilitar a comparação dos planejamentos em domínios experimentais semelhantes. 6 repetições foram adicionadas no ponto central, totalizando 40 sínteses executadas em ordem aleatória. Os planejamentos experimentais e o tratamento estatístico dos dados foram executados com o Software STATISTICA 12 (StatSoft®). As sínteses de biodiesel foram realizadas pela transesterificação do óleo de dendê por rota metílica e catálise básica homogênea. O óleo foi previamente aquecido em banho maria e homogeneizado, sendo submetido a secagem em estufa por 2 h a 80 °C. O catalisador, metóxido de potássio, foi obtido misturando-se hidróxido de potássio (1,5% m/m) ao metanol em volume definido pelas razões molares (A:O) dos planejamentos experimentais, sob sonicação até homogeneização. O catalisador foi adicionado ao óleo de dendê seco e a transesterificação foi realizada sob agitação mecânica e aquecimento em banho-maria. Ao final do tempo de reação, a mistura foi colocada em funil de separação e, após o período de 24 h, retirou-se o subproduto da reação (glicerol), prosseguindo-se a etapa de lavagem do biodiesel com solução de ácido clorídrico (0,5% v/v) e com água deionizada. Em seguida, o biodiesel foi colocado na estufa durante 4 h a 100 °C para a evaporação de água e álcool residuais.

Resultado e discussão

Após o tratamento estatístico dos resultados obtidos por cada planejamento, três grupos de parâmetros foram estabelecidos para comparação, apresentados na Tabela 1: a eficiência, a avaliação da equação e as condições otimizadas para cada planejamento. Quanto ao primeiro critério, os planejamentos Doehlert e Box Behnken apresentaram a mesma eficiência de 0,77, superior à do planejamento composto central. As equações ajustadas pelos três planejamentos foram estatisticamente significativas pelo teste F, a 95% de confiança, mas a equação obtida pelo planejamento Doehlert teve maior significância de regressão em comparação com as equações dos outros planejamentos, pois teve a maior razão FReg/Fcrítico. A equação para o planejamento Doehlert teve a menor razão Ffaj/Fcrítico, indicando que esse foi o modelo que apresentou menor falta de ajuste em relação às equações dos demais planejamentos. Além disso, o planejamento Doehlert apresentou coeficientes de correlação (r=0,9885) e de determinação (R²=0,9770) maiores e raiz do erro médio quadrático (RMSE=0,33%) e erro percentual absoluto médio (MAPE=0,27%) menores em relação aos demais planejamentos. Quanto às condições otimizadas, os três planejamentos experimentais levaram à mesma razão molar A:O com temperaturas e rendimentos semelhantes, mas houve grande divergência no tempo ótimo de síntese. Contudo, como os resultados obtidos pelo planejamento Doehlert foram melhor avaliados e validados em comparação aos outros planejamentos, pode-se definir pela Figura 1 as seguintes condições como ótimas para maximização do rendimento em massa da síntese de biodiesel de dendê: temperatura de 70 °C, tempo de 105 min e razão A:O de 20:1. Nessas condições, é possível obter um rendimento de até 98,78% de biodiesel de dendê.

Tabela 1

Resumo dos parâmetros de comparação dos planejamentos experimentais de metodologia de superfície resposta avaliados.

Figura 1

Mapas de contorno do rendimento da síntese de biodiesel de dendê, obtidos por planejamento Doehlert.

Conclusões

Três planejamentos experimentais de segunda ordem foram avaliados para a otimização multivariada do rendimento da síntese de biodiesel de dendê. Os planejamentos Doehlert e Box-Behnken apresentaram eficiência superior à do planejamento composto central, mas o planejamento Doehlert se sobressaiu em todos os parâmetros de avaliação do modelo. As condições ótimas definidas por esse planejamento foram temperatura de 70 °C, tempo de 105 min e razão molar A:O de 20:1, proporcionando um procedimento de síntese simples e reprodutível com rendimento de até 98,78% de biodiesel de dendê.

Agradecimentos

Os autores agradecem à UFMA (PIBIC, LPQA e LAPQAP), à UFPE (PPG Química) e ao CNPq.

Referências

FERREIRA, S. L. C. Introdução às técnicas de planejamento de experimentos. 1. ed. Salvador: Vento Leste, 190 p., 2015.
LÔBO, I. P.; FERREIRA, S. L. C.; DA CRUZ, R. S. Biodiesel: parâmetros de qualidade e métodos analíticos. Química Nova, v. 32, n. 6, 1596-1608, 2009.
VIEGAS, I. M. A.; BARRADAS FILHO, A. O.; MARQUES, E. P.; PEREIRA, C. F.; MARQUES, A. L. B. Oxidative stability of biodiesel by mixture design and a four-component diagram. Fuel, v. 219, 389-398, 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ