ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO EM VARIEDADES DE MILHO (Zea mays) CULTIVADAS EM UM SISTEMA EM CULTIVO EM ÁLEIAS NO MARANHÃO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Carvalho, F. (IFMA) ; Marques, G. (IFMA)

Resumo

O sistema de aleias corresponde a uma combinação de plantas leguminosas com as culturas alimentares, para fornecer nutrientes ao solo a fim de promover benefícios que promovam a busca da sustentabilidade. Foi combinado quatro espécies de leguminosas, duas de alta qualidade de resíduos – Leucaena leucocephala (leucena) e Gliricidia sepium (gliricídia) e duas espécies de baixa qualidade de resíduos - Clitoria fairchildiana (sombreiro) e Acacia mangium (acácia). Foram realizadas a determinação de nitrogênio em diversas fases de desenvolvimento de duas variedades de milho (BR 473 e AG 7088) através da metodologia descrita por Lutz (2008). Os resultados mostraram que a combinação de uma leguminosa de alta qualidade com uma de baixa qualidade proporciona efeitos positivos de nutrientes na planta

Palavras chaves

Aleias; Nutrientes; Leguminosas

Introdução

No Maranhão, exceto algumas cadeias produtivas, grande parte da produção familiar ainda se caracteriza pela infraestrutura produtiva frágil, baixo nível tecnológico, baixa produtividade e pouca inserção no mercado. Portanto se faz necessário técnicas mais eficientes e sustentáveis, com destaque para o cultivo em aleias. Diversas pesquisas demonstram efeitos positivos desse sistema de plantio nas culturas agrícolas. Para Aguiar et al.,(2009); Moura et al.,(2008); Moura et al.,(2009) e Teodoro et al (2008) o uso das leguminosas podem ser utilizadas como técnicas sustentáveis de manejo do solo, devido o aproveitamento de serviços ambientais e o rápido crescimento das árvores. Já para Rao; Mathuva (2000) o uso da Gliricidia sepium em cultivos em aleias há um aumento da produção do milho em torno de 27%.

Material e métodos

O experimento foi instalado no Campo experimental do Núcleo Tecnológico de Engenharia Rural do Curso de Agronomia pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, situado no interior da Ilha de São Luis-MA. Inicialmente na área do experimento foi feita uma correção do solo em relação à acidez através de 2 ton/ha de calcário calcítico. Foi instalado e conduzido um sistema de cultivo em aléias, com quatro espécies de leguminosas, duas de alta qualidade de resíduos - Leucaena leucocephala (leucena) e Gliricidia sepium (gliricídia) e duas espécies de baixa qualidade de resíduos - Clitoria fairchildiana (sombreiro) e Acacia mangium (acácia). As espécies foram semeadas em fileiras mistas e duplas de forma que cada parcela de 80 x 4m receberá dois tipos de resíduos, um de baixa qualidade (acácia ou sombreiro) mais adequada para a cobertura do solo e o outro de alta qualidade (gliricídia ou leucena) para reciclagem de nutrientes. Foram formados então quatro repetições dos cinco tratamentos: (sombreiro + leucena); (acacia + leucena); (acácia + gliricídia) (sombreiro + gliricídia) e tratamento controle sem leguminosas. Cada parcela foi subdivida em duas para o plantio de duas cultivares de milho, sendo a cultivar AG 1051 e uma variedade biofortificado BR 703. Cada tratamento teve 04 repetições, distribuídos em 4 blocos inteiramente casualizados,, totalizado 48 parcelas. Os conteúdos de nutrientes do milho foram avaliados em duas etapas: no estágio de pendoamento ou aproximadamente uma semana antes da antese e na fase de maturação fisiológica. As concentrações de N total das plantas de milho foram determinados por digestão método de Kjeldahl (LUTZ, 2005). No fim, determinou-se o índice de colheita dos grãos (IC), a remoção de nutrientes (RN),índice de colheita de nitrogênio(ANPP).

Resultado e discussão

Para ambas cultivares de milho, AG7088 e BR473, observaram-se diferenças significativas para o índice de colheita, índice de colheita de nitrogênio, nitrogênio remobilizado e nitrogênio acumulado (Tabela 01). O sistema com combinações de Clitoria fairchildiana e Gliricidia sepium demonstrou resultados mais expressivos para a maioria dos parâmetros analisados, exceto para a cultivar AG 7088 no parâmetro nitrogênio remobilizado onde a combinação de Acacia mangium e Gliricidia sepium foi a que obteve melhor resultado. Os resultados afirmam que a combinação de uma leguminosa de alta qualidade com uma de baixa qualidade proporciona efeitos positivos na disponibilidade de nutrientes na planta, mensurado através do nitrogênio. Outro fato, é que o sombreiro (Clitoria fairchildiana) é uma espécie florestal nativa, sendo facilmente encontradas e adaptadas as condições locais, logo para o agricultor possibilitará diminuição de custo para sua obtenção e implantação como fonte de nitrogênio orgânico. A eficiência do uso de nitrogênio pelas plantas de milho reflete na qualidade dos grãos produzidos pelas plantas, visto que, a contribuição em carboidratos armazenados para o enchimento dos grãos depende dos níveis de nitrogênio disponíveis nesta fase. Portanto, se a quantidade de nitrogênio estiver adequada, a atividade fotossintética se torna mais eficiente, permitindo a partição de carboidratos para os grãos ( LEITE, 2008).

Tabela 1

Proteína bruta (PB); Indice de colheita (IC); Indice de colheita de Nitrogênio(ICN); Nitrogênio remobilizado (NR) e Nitrogênio acumulado(NA).

Conclusões

As diferentes combinações de leguminosas influenciou os índices de absorção de nitrogênio pelas cultivares de milho, em que o sistema com combinações de Clitoria fairchildiana e Gliricidia sepium demonstrou resultados mais expressivos para a maioria dos parâmetros analisados. Portanto, a combinação de uma leguminosa de alta qualidade com uma de baixa qualidade proporciona efeitos positivos na disponibilidade de nutrientes na planta.

Agradecimentos

Agradeço a Deus por me proporcionar esta oportunidade de aprendizado. Também agradeço a professora Georgiana Marques pela confiança no meu desempenho e por me ajudar com abnegação na conclusão desta pesquisa.

Referências

AGUIAR, A.C.F; BICU]DO, S. J.; COSTA SOBRINHO, J. R. S.; MARTINS, A. L. S.; COELHO, K. P.; MOURA, E. G. 2009. Nutrient recycling and physical indicators of an alley cropping system in a sandy loam soil in the Pre-Amazon region of Brazil. Nutrient Cycling in Agroecosystems, in press.86: 189-198p.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. São
Paulo: Instituto, 2008.
LEITE, A. A . L; ; FERRAZ JUNIOR, A. S. de L.; MOURA, E. G de.; ; AGUIAR, A, das C. F. Comportamento de dois genótipos de milho cultivados em sistema de aléias preestabelecido com diferentes leguminosas arbóreas, Bragantia, v.67, n.4, p.875-882, 2008.Disponível em: http:// http://link.periodicos.capes.gov.br.ez364.periodicos.capes.gov.br/sfxlcl41?frbrVersion=4&ctx_ver.Acesso em: 15 nov. 2014.
MOURA, E. G., MOURA, N. G., MARQUES, E. S., PINHEIRO, K. M., COSTA SOBRINHO, J. R. S. & AGUIAR, A. C.F. 2009b. Evaluating chemical and physical quality indicators for a structurally fragile tropical soil. Soil and Use Management, doi: 10.1111/j.1475-2743.2009.00238.x.
MOURA, E. G de.; , SILVA, A. J. de. F.; FURTADO, M. B.; AGUIAR, A. das F. A Avaliação de um sistema de cultivo em aléias em um argissolo franco-arenoso da Região Amazônica, R. Bras. Ciência do Solo, v.32, p.1735-1742, 2008.
RAO, M.R; MATHUVA, M.N. Legumes for improving maize yields and income in semi-arid Kenya. Agriculture, Ecosystems and Environment. v.78, p.123–137, 2000.
TEODORO AV, AM KLEIN & T TSCHARNTKE. Environmentally mediated coffee pest densities in relation to agroforestry management, using hierarchical partitioning analyses. Agriculture, Ecosystems and Environment 125: 120-126p.2008.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ