Estudo comparativo dos extratos das folhas de jambo (Syzygyum jambos) frente ao sequestro do radical livre ABTS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Jales de Paula, B. (UECE) ; de Queirós Júnior, J.E. (UECE) ; Vasconcelos Maia, S.S. (UECE) ; Soares Costa Oliveira, M. (UECE)

Resumo

O Jambo é encontrado no nordeste do Brasil e podemos extrair os frutos, o qual pode ser consumido in natura ou em forma de compotas. Os frutos são ricos em vitaminas A, B1, B12, além de cálcio, ferro e fósforo. Nesse sentido, o trabalho foi estruturado da seguinte forma foi preparado o Extrato da Folha do Jambo (EFJ) de duas formas: por maceração com álcool etílico 96% e por extração a quente em sistema soxhlet com o solvente hexano. Sendo assim esse trabalho tem como objetivo estudar as folhas do jambo por meio de estudo comparativo dos extratos etanólico e hexânico das folhas de jambo pelo sequestro do radical ABTS. Os resultados obtidos no teste dos fitoquímicos foi comprovado que devido a presença desses metabólitos foi constatado uma boa atividade antioxidante nos extratos.

Palavras chaves

Jambo; Antioxidante; Folhas

Introdução

Syzygium jambos, pertence à família Myrtaceae, popularmente conhecida como jambo-vermelho, tem origem asiática, mais especificamente originária da Índia e da Malásia. No Brasil, é encontrado nos estados da região Norte, Nordeste e nas regiões quentes do Sudeste. As folhas do jambo são utilizadas popularmente para a fabricação de chá que ajuda a emagrecer e para conter a diarréia. Evidências experimentais sugerem que os radicais livres e espécies reativas de oxigênio podem contribuir para o desenvolvimento de um grande número de doenças, como câncer, envelhecimento, aterosclerose, isquemia, inflamação e doenças neuro-degenerativas como mal de Parkinson e de Alzheimer, (GUERRA, 2001). A maioria dos antioxidantes de plantas superiores são polifenóis, que mostram muitas vezes atividades biológicas como antibacteriana, anticarcinogênica, antiinflamatória, antialérgica, estrogênica e imuno-estimulante. A atividade antioxidante está relacionada com a estrutura química do antioxidante, que influencia as propriedades físicas como: volatilidade, solubilidade e estabilidade térmica. Além da relação estrutura – função existem diversos fatores como a natureza do lipídeo, o estado físico, as condições de armazenamento e a atividade da água, que ditam a eficiência dos vários tipos de antioxidante. Existem duas categorias básicas de antioxidantes: sintéticos e naturais. Em geral, os antioxidantes sintéticos são compostos fenólicos contendo variáveis graus de substituintes alquilas, enquanto os naturais são compostos fenólicos, como quinonas, lactonas e polifenóis.

Material e métodos

As folhas foram secas à temperatura ambiente e depois imersas em etanol (96%) por 14 dias, após esse período o conteúdo foi rotaevaporado para retirada do etanol e aquecido em banho-maria por 6 horas para total retirada da água. As folhas foram secas à temperatura de 70°C em estufa e depois foram trituradas e colocadas no sistema soxhlet com hexano durante 8 horas interruptas. Após esse período o conteúdo foi rotaevaporado para retirada do hexano e aquecido em banho-maria para total retirada do solvente. A metodologia utilizada foi descrita por Re et al. (1999) adaptada por Nenadis et al. (2004), onde estimou-se a capacidade antioxidante equivalente ao Trolox (CAET) utilizando o radical 2,2´- azinobis (3-etilbenzoatoazolina-6- ácido sulfônico) ABTS. A solução do radical ABTS foi preparada utilizando- se5mL de uma solução aquosa 7mM de ABTS (20 mg de ABTS para 5,2 mL água destilada) e 88 mL de uma solução aquosa 140 mM de persulfato de potássio (K2S2O8) (378 mg de persulfato para 10 mL de água destilada). Após estocagem dessa mistura, no escuro, por 16 horas, a solução do cátion radical foi diluída em etanol até uma absorbância de 734 nm. A partir daí, obteve-se o radical que foi utilizado na análise. Foram utiliza os diferentes concentrações dos extratos (30 mL) misturados com 3mL da solução obtida do radical. Após um período de 6 minutos, foi efetuada uma leitura em espectrofotômetro a 734 nm, e os resultados expressos em equivalente a 1mM do Trolox (análogo da vitamina E, solúvel em água), a partir de uma curva de calibração com trolox, onde os resultados obtidos serão expressos em mg/100g.

Resultado e discussão

Utilizando-se o método ABTS neste estudo verificou-se a capacidade antioxidante determinada pelo método de sequestro do radical ABTS para o EEFJ e EHFJ observados nos gráficos 1 e 2. Os resultados obtidos podem ser Podemos observar que ao analisarmos os gráficos de ABTS dos extratos etanólico e hexânico quando comparados quem possuiu uma atividade antioxidante melhor foi o extrato hexânico das folhas de jambo, pois suas absorbâncias foram crescendo linearmente de forma proporcional e seu IV50 foi de 6187 ppm.

Gráfico ABTS

Gráfico 1 - Atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas de jambo frente ao radical livre ABTS

Gráfico ABTS

Gráfico 2 - Atividade antioxidante do extrato hexânico das folhas de jambo frente ao radical livre ABTS

Conclusões

O bom resultado obtido nos testes de antioxidante utilizando os radicais ABTS nos mostra que podemos utilizar essas folhas para inibir a produção de radicais livres o que retardaria o envelhecimento precoce e a possível manifestação de câncer no organismo. Pode-se concluir que o extrato hexânico demonstrou ter uma atividade antioxidante melhor quando comparado ao extrato etanólico das folhas de jambo.

Agradecimentos

Agradeço a Universidade Estadual do Ceará e a FUNCAP por custear a pesquisa sobre o jambo.

Referências

GUERRA E. J. I. (2001). Oxidative stress, diseases and antioxidant treatment. Anales Medicina Interna, 18: 326-335.
RE, R. et al. Antioxidant activity applying an improved ABTS radical cationdecolorization assay.Free Radical Biology and Medicine, v. 26, p. 1231-1237, 1999.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ