SÍNTESE DE NOVAS IMIDAS CÍCLICAS E AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIFÚNGICO DESSA CLASSE DE COMPOSTOS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Batista, A.P. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO D) ; Marçal, L.L. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO D)

Resumo

O trabalho visa a síntese, caracterização e avaliação antifúngica de novos derivados de N-ftalimidas. Baseia-se no tratamento de anidrido com amina primária obtendo derivados N-ftalimidas-aromáticas, -alifáticas e - aminoácidos. A obtenção inédita envolve preparo sequencial de derivados acil-clorados de N-ftalimidas-aminoácidos com acoplamento de p-nitro-o-iodo- anilina. A caracterização é feita por ponto de fusão, infravermelho e RMN. A atividade antifúngica é avaliada utilizando cepa de Candida Albicans, comparando inibição do crescimento da cepa produzida por cada composto com antifúngico comercial. Até o momento tem-se caracterização de 13 N- ftalimidas, com 48-80% de rendimento, e resultados interessantes frente ao fungo.

Palavras chaves

Imidas cíclicas; N-ftalimidas; Antifúngicos

Introdução

As doenças causadas por fungos são denominadas micoses. O fungo utilizado para o presente estudo é o Candida Albicans bucal, que é classificado como uma micose superficial, ocasionada por fungos unicelulares, levedura (OLIVEIRA, 2014). Neste contexto, muitos compostos orgânicos têm se mostrado com potencial similar ou superior, como agentes antifúngicos, entre outros, em relação a fármacos existentes. Uma classe de compostos que apresentam destaque é a das imidas cíclicas (CECHINEL FILHO et al. 2003). Imidas cíclicas são compostos que contém o grupo –CO-N(R)-CO-, sendo R um átomo de hidrogênio, grupo arila ou grupo alquila. Esta classe de compostos pode ser dividida em subclasses, como as maleimidas, succinimidas, glutarimidas, ftalimidas e naftalimidas, entre outras. Estas subclasses podem possuir seus respectivos derivados (CECHINEL FILHO et al. 2003). A dificuldade de encontrar no mercado um fármaco que seja realmente eficaz, mostra que é fundamental o aprofundamento nos estudos de novas obtenções. No caso de antifúngicos busca-se em geral o desenvolvimento de fármacos com custos menores e maiores atividades, com menor toxidade e efeitos colaterais danosos ou indesejáveis. No mercado farmacêutico, até 1991, de 866 medicamentos farmacológicos utilizados, 79% eram de origem sintética, enquanto os 21% compreendiam os medicamentos de origem natural ou semissintéticos (MENEGATTI et al. 2001). Por esses motivos, estudos e pesquisas em síntese orgânica têm aumentado com o passar dos anos. Desta forma, a proposta deste trabalho se faz promissora devido objetivar a busca por novas moléculas da classe das imidas cíclicas, especificamente a sub-classe N-ftalimidas, que possam ter as atividades antifúngicas avaliadas frente a cepas de Cândida albicans bucal.

Material e métodos

A proposta de síntese de novas N-ftalimidas é baseada no método clássico de obtenção de imidas cíclicas, com uma pequena modificação, esquema 1. Obtendo assim estruturas do esquema 2. Experimentou-se o uso de diferentes solventes, variando temperatura, tempo reacional, aditivos e quantidades de substratos (trabalhando em proporções de 1:1 e 1:2, anidrido:amina), tabela 1. Assim, os parâmetro selecionados foram o uso de DMF, sem aditivos, a 140°C e aproximadamente 8 horas, à proporção de 1:1 de substratos. Em balão de 25 mL adicionou-se anidrido ftálico e amina primária. Depois, adicionado DMF e colocado sob agitação e aquecimento por aproximadamente 8h. A reação foi acompanhada através de CCF, utilizando uma mistura de 1:1 de hexano e acetato de etila como eluente. Ao término da reação, verteu-a em água destilada gelada, acrescentado acetato de etila em um funil de separação. A fase orgânica foi lavada com água destilada, e evaporada no rotaevaporador. No teste microbiológico foi pesado 10 mg das amostras sintetizadas e itraconazol. Ambos diluídos em 0,500 mL de diclorometano ou 0,500 mL de metanol, dependendo da solubilidade. A concentração de cada substância foi 20 mg/mL. Em manobra asséptica, com o auxílio de um suabe o fungo Candida albicans foi inoculado, em 7 placas contendo ágar sabouraud. Com auxílio de uma pinça esterilizada, colocou-se os discos de papel nas placas já inoculadas com a levedura e uma placa foi inoculada para controle, como mostra a figura 1. Em seguida, com uma pipeta, foi transferido em cada disco de papel 10 microlitros de amostra preparada e dos solventes utilizados. O procedimento foi realizado em duplicata. As placas, foram identificadas e mantidas na estufa à 36°C por 48 horas.

Resultado e discussão

Foram obtidas 13 imidas cíclicas (figura 2) a partir da exploração da rota proposta (esquema 2), sendo C6 inédita. Todos os compostos foram caracterizados através do ponto de fusão (tabela 2) e ressonância magnética nuclear. O mecanismo de formação das imidas cíclicas via o método explorado ocorre pelo ataque nucleofílico do nitrogênio da amina primária à carbonila do anidrido, proporcionando a abertura do anel, que por troca de prótons gera o intermediário ácido âmico, in situ, que sob aquecimento e tempo reacional resulta no ataque nucleofílico intramolecular do nitrogênio à carbonila da porção ácida da estrutura, que por troca de prótons fornece o produto ciclizado esperado, esquema 3. Após 48 horas de incubação a leitura do diâmetro do halo de inibição foi feita, obtendo resultados satisfatórios sobre inibição do crescimento dos fungos. O antifúngico comercial, itraconazol, não apresentou halo de inibição, apenas diminuiu o crescimento dos fungos ao seu redor com o passar do tempo. Os resultados se encontram na tabela 3. Como observado as estruturas AP4 e C6 se mostraram muito eficazes frente a inibição do crescimento do fungo. Devido a molécula inédita obtida no trabalho (C6) ter apresentado boa atividade microbiológica, e o estudo da sensibilidade de cepas Candica Albicans bucal frente as N-ftalimidas obtidas ser um estudo novo, a próxima etapa do projeto passou a ser a produção de um maior número de moléculas inéditas visando melhor atividade antifúngica, esquema 4. Para isso, buscou-se a exploração de outras metodologias, como o uso de TCCA/PPh3, esquema 4ª (atual rota) ou SOCl2, esquema 4B que possibilitassem a transformação das N-ftalimidas-aminoácidos sintetizadas em compostos inéditos, objetivando a formação de amidas a partir dos ácidos carboxílicos.







Conclusões

Os estudos desenvolvidos demonstram resultados promissores. Obteve-se estruturas interessantes e rendimentos de 48-80%, dentre elas, C6 inédita. Sobre o teste microbiológico, pode-se considerar que foram satisfatórios, dando destaque para AP4 e C6, com exceção da AP13, C2 e C3, os demais compostos mostraram eficácia antifúngica maior, quando comparado ao antifúngico comercial, que não apresentando halo de inibição. A exploração da rota A não foi bem sucedida, logo o foco do projeto está voltado para desenvolvimento da rota B. Todo estudo tem sido feito no IFRJ, e o projeto vinculado ao PIBIC.

Agradecimentos

Agradeço ao IFRJ pelo auxílio financeiro e apoio no desenvolvimento do projeto. À minha orientadora pela dedicação e paciência e à central analítica da instituição, p

Referências

CECHINEL FILHO, V.; DE CAMPOS, F.; CORRÊA, R.; A. YUNES, R. J.; NUNES, R. Aspectos químicos e potencial terapêutico de imidas cíclicas: uma revisão da literatura Química Nova, São Paulo, v. 26, n. 2. p. 230 – 241, març. / abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000200016>. Acesso em: 02 out. 2016.
MENEGATTI, R.; FRAGA, C. A. M.; BARREIRO, E. J. A importância da síntese de fármacos. Química nova na Escola, n. 3.p. 16-22, mai. 2001. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/sintese.pdf> Acessado em 28 jan. 2017.
OLIVEIRA, Jeferson C. de. Tópicos em micologia médica. Rio de Janeiro: Control-lab, 2014.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ