DESENVOLVIMENTO DO WEBSITE FITORGÂNICA COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Neves, M.F.D.A. (IFMT CUIABÁ- BELA VISTA) ; Martins, L.N. (IFMT CUIABÁ- BELA VISTA) ; Santos, J.M. (IFMT CUIABÁ- BELA VISTA)

Resumo

Tendo em vista a importância das tecnologias em nosso dia a dia e a possibilidade de seu uso para fins educacionais foi desenvolvido o website Fitorgânica, visando fornecer informações químicas sobre fitoterápicos comumente usados pela população, usando uma linguagem de fácil compreensão. O site foi criado usando-se a plataforma Webnode® onde está hospedado e pode ser acessado pelo link https://fitorganica.webnode.com. O mesmo mostrou-se uma ferramenta para auxiliar no aprendizado da Química.

Palavras chaves

Fitoterápicos; Ensino de Química ; Princípio ativo

Introdução

A tecnologia se tornou algo imprescindível para o nosso cotidiano, sendo empregada desde o comércio, passando pela diversão, saúde e até mesmo o seu uso como ferramenta ou complemente de ensino. No ramo da saúde existem milhões de sites que fornecem dados sobre doenças, medicamentos e tratamentos, que são amplamente acessados pela população. Dentre esses sites uma parcela que se dedicam a fornecerem informações sobre medicamentos fitoterapêuticos, pois estes são de baixo custo, fácil acesso e apresentam baixo risco. Medicamentos fitoterápicos são os obtidos com emprego único de matérias- primas ativas vegetais, esta definição se opõe a de um medicamento não- fitoterápico cuja origem do princípio ativo não é exclusivamente vegetal (KAWA, 2013). Esse trabalho objetiva o desenvolvimento de um website com informações químicas sobre os fitoterápicos mais usados pela população, visando ajudar os estudantes a entenderem conceitos relacionados à Química e possibilitando amplo acesso aos conhecimentos de fitoterápicos.

Material e métodos

Foi desenvolvido um website denominado Fitorgânica usando-se a plataforma gratuita de criação de websites chamada Webnode®. A partir da escolha de uma das opções de formatação disponível na plataforma passou-se a criação da interface. Com a interface criada, iniciou-se a inserção das informações dos fitoterápicos de interesse, tais como: o nome do princípio ativo, imagem da estrutura molecular, fórmula molecular, informações físico-químicas, funções orgânicas presentes na molécula, nome sistemático, nome comum e cientifico da planta e uma imagem da mesma. Adicionou-se, também uma página com informações referentes aos autores e mantenedores do website. As informações físico-químicas dos princípios ativos foram obtidas no The Merck Index (2006) consultado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso.

Resultado e discussão

Com o propósito de cumprir o objetivo, foi desenvolvido o Fitorgânica, website localizado no link: https://fitorganica.webnode.com/ cuja página inicial é demonstrada na figura 1. Nele pode-se visualizar as informações físico-químicas citadas anteriormente, permitindo ao usuário ter ampla visão dos compostos químicos presentes nos fitoterápicos e forma de uso de seus princípios ativos. Assim apresentou-se uma nova forma de abordagem dos conceitos químicos aos estudantes, sendo ela incomum quando comparada com os métodos tradicionais, frequentemente usados, o que permite tornar o aprendizado mais eficiente, pois o aluno fará uso da tecnologia, algo que para os jovens é bom e foge das tradicionais metodologias de ensino.

Figura 1

Print Screen do lobby principal do website Fitorgânica.

Conclusões

O website Fitorgânica mostrou-se como uma metodologia de ensino alternativo, propiciando uma forma de estudo mais dinâmica. O próximo passo será o desenvolvimento de um aplicativo celular, que permitirá mais fácil acesso em qualquer situação.

Agradecimentos

Agradecimentos ao IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista por possibilitar a realização desse projeto e ao professor Jandinei Martins dos Santos pela orientação.

Referências

KAWA, L. OS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS. Disponível em: <http://professoralucianekawa.blogspot.com/2013/09/os-medicamentos-fitoterapicos.html?m=0>. Acesso em: 10 de agosto de 2018.
SANTOS, V. S. FITOTERÁPICOS. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/fitoterapicos.htm>. Acesso em: 10 de agosto de 2018
AMARAL, C. L.C.; XAVIER, E. S.; MACIEL, M. D. ABORDAGEM DAS RELAÇÕES CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. V14, São Paulo: Investigações em Ensino de Ciências, pp. 101-114, 2009.
O'NEIL, M. J. THE MERCK INDEX: AN ENCYCLOPEDIA OF CHEMICALS, DRUGS, AND BIOLOGICALS.14ed. New Jersey: Merck, 2006.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ