Tecnologia para pontos de ônibus ecológicos através de materiais não-biodegradáveis.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Santos, J.M. (IFMT-BELA VISTA) ; Campos, C.C. (IFMT-BELA VISTA) ; Reis, K.G.G. (IFMT-BELA VISTA) ; Cruz, K.L.S. (IFMT-BELA VISTA) ; Santos, T.E.M. (IFMT-BELA VISTA) ; Campos, E.F. (IFMT-BELA VISTA)

Resumo

No Brasil, o transporte coletivo através de ônibus predomina em diversas regiões, tanto pela dependência dos combustíveis fósseis como também a dificuldade e preço de uma adaptação para meios de locomoção mais atuais, sendo assim, faz-se necessário a construção de pontos ( locais em que as pessoas esperam os ônibus ), em algumas cidades a manutenção destes pode chegar a 360 mil reais, em Cuiabá, um ponto de ônibus climatizado foi construído pelo valor de 1,2 milhões de reais, dados retirados do G1. Assim, nosso projeto visa melhorar a tecnologia destes pontos, tanto pelo isolamento térmico quanto pelo custo e durabilidade, evitando o gasto nas manutenções e diminuindo o preço de construção drasticamente, além disso, não deixando o conforto de lado.

Palavras chaves

reciclagem; tetra pak; pontos de ônibus

Introdução

A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada ou tetra pak, possui múltiplas camadas. A caixa de leite precisa de seis camadas, essas camadas são pressionadas tendo basicamente como composição os seguintes materiais:75% papel cartão, 20% de filmes de polietileno (PEBD) e 5% alumínio (ECYCLE). A indústria da reciclagem está em um estágio tecnológico bem avançado, facilitando o processo de reciclagem da embalagem tetra pak, que era considerado extremamente complicado, por possuir diversos componentes prensados que possuem características diferentes, o que dificultava a separação dos mesmos. O processo de reciclagem de embalagens tetra pak consiste na desassociam da camada de papel e do composto de polietileno e alumínio. O papel e o composto de polietileno e alumínio reciclados podem ser usados para produzir materiais para novos produtos, criando mecanismos que possam reduzir desperdícios e impactos ambientais. Pensando nisso, idealizamos a manipulação desses matérias utilizando o composto de polietileno e alumínio na fabricação de telhas, fazendo assim a reciclagem das embalagens tetra pak pós-consumo. Estes mecanismos são saídas ecologicamente corretas de preservação ambiental, pois assim estaremos combatendo o desperdício e criando mecanismos que possam assegurar o uso consciente de matérias que demorariam mais de 450 anos para se decompor naturalmente, além de buscar uma conscientização ambiental na sociedade, disseminando a ideia de reutilização do material que está sendo desperdiçado na grande Cuiabá.

Material e métodos

Em torno de 1.500 embalagens de tetra pak são destinados para fábrica de papel, onde são postos em um equipamento denominado hidrapulper. Este equipamento funciona desagregando totalmente e separando todas as fibras contidas no papel, funcionando com o mesmo princípio de um liquidificador, com introdução de água para auxiliar a transformação do papel em uma polpa homogênea. Estes influenciam o processo de reciclagem, pois o objetivo não é triturar o papel, e sim desagregar completamente com o mínimo possível de cortes nas fibras, pois fibras maiores significam papel reciclado com maior resistência. Depois de separar as fibras de papel das camadas, o alumínio e polietileno (Polialumínio) passam pelo processo de moagem, para uniformizar os fragmentos. Após a uniformização o alumínio e o polietileno são colocados em formas para a pesagem e padronização, sendo compactados e levados para serem prensados e fundidos, formando as chapas. Essas chapas são onduladas e cortadas, finalizando o processo de produção. Após a finalização, as telhas são empregadas na cobertura dos pontos de ônibus ecológicos.

Resultado e discussão

As telhas confeccionas feitas de tetra pak são ideais para cobertura de pontos de ônibus ecológicos por apresentar maior resistência que as telhas convencionais, suportando cargas de até 150kg/m². Por serem aluminizadas, elas atuam na reflexão da luz solar, tornando-se eficientes isolantes térmicos e apresentando condutividade térmica baixa e um baixo coeficiente de absorção da radiação, bloqueando 50% a 60% da passagem de calor. A utilização dessas telhas, incentivam às atividades envolvidas com a reciclagem e a conscientização da população, a diminuição de grandes toneladas de embalagens tetra pak que são jogadas em aterros sanitários e a preservação ambiental. Embora o objetivo desse trabalho seja aplicar essas telhas somente nos pontos de ônibus ecológicos, elas também podem ser usadas para outros fins.

Pontos de ônibus.

Modelo de ponto de ônibus ecológico.

Conclusões

Com a reciclagem das embalagens tetra pak, promovemos a conscientização da população, beneficiando o meio ambiente e a economia. E ao implantarmos esses materiais em pontos de ônibus ecológicos proporcionamos conforto e o bem-estar para todos os usuários do transporte público.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus e a comunidade acadêmica a qual estamos inseridos.

Referências

• ECYCLE, Caixa de leite é reciclável? Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/58-tetrapak/218-caixa-de-leite-e-reciclavel.html>. Acesso em: 27 de julho de 2017.

• NEVES, F. L.; “Reciclagem de embalagens cartonadas Tetra Pak”. Revista ‘O
Papel’ no 2, pág. 38-45, 1999.

• ZUBEN, F. von; NEVES, F. L; “Reciclagem do alumínio e do polietileno
presentes nas Embalagens Cartonadas Tetra Pak”. In: Seminário Internacional de
Reciclagem do Alumínio, São Paulo, 1999. anais. São Paulo: ABAL, 1999, pág. 96 – 109.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ