DESSALINIZADOR ALTERNATIVO PARA IRRIGAÇÃO DE UMA HORTA NO IFPI

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Sousa Lopes, L. (IFPI CAMPO MAIOR) ; Borges Cavalcante, V.F. (IFPI CAMPO MAIOR) ; Silva Torres Damasceno, K. (IFPI CAMPO MAIOR) ; Alves da Silva, F.C. (IFPI CAMPO MAIOR) ; Pereira da Silva Sousa, E. (IFPI CAMPO MAIOR) ; dos Santos Moreira, A.L. (IFPI CAMPO MAIOR) ; Santos Alvarenga, K. (IFPI CAMPO MAIOR)

Resumo

Os recursos hídricos subterrâneos são fontes de abastecimento de água para irrigação. Em virtude da importância do conhecimento sobre os parâmetros físicos, biológicos e químicos de qualidade da água subterrânea para abastecimento e irrigação no curso de Agricultura do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) este estudo buscou construir um dessalinizador de água com material alternativo para a irrigação de uma horta no IFPI campus Campo Maior. Este estudo possibilitou analisar as características da água do campus que apresentou pH igual a 8,1 e um grau de salinidade significativo 1180mg/l fatores que comprometeu o cultivo da horta no inicio do processo devido a desidratação das folhas com a utilização da água dessalinizada foi possível cultivar hortaliças na horta.

Palavras chaves

água; dessalinizador; química

Introdução

A água é um recurso essencial para a vida sua preservação e monitoramento é necessário para o abastecimento e utilização nas atividades da população. O município de Campo Maior localizado na parte Norte do estado do Piauí, a 78 km da capital Teresina sofre com períodos de estiagem do semi-árido e tem como fonte de abastecimento poços profundos, gerenciado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos do Municípios – SAAE. O clima no município (com altitude da sede a 125 m acima do nível do mar) apresenta temperaturas mínimas de 28°C e máximas de 35°C (clima quente tropical). A precipitação pluviométrica média anual (1.305 mm) é definida no Regime Equatorial Marítimo, com isoietas anuais entre 800 e 1.600 mm. O IFPI Campus Campo Maior possui como fonte de abastecimento um poço artesiano utilizado para atividades diárias da instituição inclusive para irrigação dos plantios do curso de Agricultura. Desta forma os recursos hídricos subterrâneos são essenciais para o funcionamento do campus. O conjunto de parâmetros a serem considerados para análise da qualidade da água no monitoramento de um poço artesiano deve abranger aspectos físicos, biológicos e químicos. Aguns dele são: cor, turbidez, pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, alcalinidade, dureza e alguns íons (carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, nitritos, nitratos, cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro) é essencial. Por meio do cultivo de hortaliças foi verificado a baixa qualidade da água subterrânea para irrigação nas práticas do curso de Agricultura e passou-se a captar a água da chuva em caixas d’agua para o uso no plantio e hortas. Este estudo objetivou construir um dessalinizador com materiais alternativos para cultivo de uma horta no curso de agricultura.

Material e métodos

O projeto foi desenvolvido no IFPI Campus Campo Maior no primeiro semestre de 2018 por três alunos dos cursos médio integrado em Agricultura, informática e administração. Inicialmente foi feito um estudo sobre a qualidade da água da região e as características de potabilidade e também para irrigação. Em seguida aconteceu o planejamento e construção do dessalinizador baseado no sistema evaporação/condensação e captação da água dessalinizada. Os principais materiais utilizados foram: palete de madeira, plástico transplante e preto, cano PVC, chapa de zinco, isopor, cola dupla-face. Foi utilizado um palete como a base da estrutura do dessalinizador em seguida retirou-se duas placas de madeiras da parte superior-central e com a chapa de zinco foi feito duas gavetas forradas com plástico preto funcionando como o recipiente para a água salobra ; os canos PVC em arcos e presos no palete formaram o alicerce da parte superior em seguida esta estrutura foi envolta com plástico transparente. Para coleta da água após a evaporação e condensação utilizou-se um sistema de canos PVC colocado na base do palete a água dessalinizada era captado em um recipiente externo. O dessalinizador foi colocado na área com maior intensidade solar no campus; a água salobra foi colocada no recipiente de zinco em seguida evaporava e condensava escoando no plástico ; captada pelo sistema de tubulação construído em torno do dessalinizador a água dessalinizada era captada em um recipiente colocado no nível inferior ao sistema. A água coletada foi utilizada para irrigar uma horta construída pelos alunos do curso de agricultura e abriu discussão sobre o funcionamento do equipamento e os processos envolvidos.

Resultado e discussão

O poço tubular do IFPI Campus Campo Maior possui vinte metros de profundida e sua água apresenta pH 8,1 com 1180mg/l de sais dissolvidos; o abastecimento público abrange a faixa de pH entre 6,0 e 9,5, de acordo com a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. A influência do pH sobre os ecossistemas aquáticos naturais dá-se diretamente devido a seus efeitos sobre a fisiologia das diversas espécies ou indiretamente podendo determinadas condições de pH contribuírem para a precipitação de elementos químicos tóxicos como metais pesados; outras condições podem exercer efeitos sobre a solubilidade de nutrientes. Desta forma, as restrições de faixas de pH são estabelecidas para as diversas classes de águas naturais de acordo com a legislação federal (Resolução n° 357 do CONAMA, de março de 2005). Os principais componentes da alcalinidade são os sais do ácido carbônico, ou seja, bicarbonatos e carbonatos, e os hidróxidos na água do IFPI foi identificado os ânions CO32-(1,4mmol/l); HCO3-(4,8mol/l) e alguns cátions Ca2+ (0,7mmol/l); Mg2+( 0,8mmol/l) ; Na+(10.0mm0l/l) e K+(0,1mmol/l) indícios da dureza da água causada pela presença de cálcio e magnésio, além de outros cátions como ferro, manganês, estrôncio, zinco, alumínio, hidrogênio, etc, associados a ânions carbonato (mais propriamente bicarbonato, que é mais solúvel) e sulfato, principalmente, além de outros ânions como nitrato, silicato e cloreto. Após o uso do dessalinizador uma água com menor teor de sais possivilitou o cultivo das hortaliças ponto que sinaliza a eficiência do equipamento apesar da análise das parâmetros da água após o processo de dessalinização ainda não ter sido feito. Esta pesquisa contribuiu para um maior conhecimento sobre a importância do tipo de água utilizada na irrigação de hortas

Conclusões

A água é um recurso que deve ser preservado e seu manuseio deve ser responsável. Foi possível por meio do estudo realizar uma investigação sobre os parâmetro de análise de água tanto físico, biológico quanto químico. Foi construído um dessalinizador para o cultivo de uma horta com água de melhor qualidade para minimizar a desidratação das folhas e ressecamento utilizando a Água do poço artesiano do IFPI. Com todo o processo foi possível discutir a qualidade da água do campus e o processo dessalinização; a irrigação na agricultura aprofundando o conhecimento dos alunos do projeto/curso.

Agradecimentos

IFPI

Referências

1.ALMEIDA.O.A.Qualidade da água de irrigação.Cruz das Almas.EMBRAPA mandioca e fruticultura, 2010.
2.CONAMA, “Resolução no 357/2005”. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente. Brasília, 2005.
3.MINISTÉRIO DA SAÚDE, “Portaria 518/2004. Controle e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade”. Brasília, Fundação Nacional da Saúde, 2004.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ