SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS DE COORDENAÇÃO DE COBRE E MANGANÊS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Inorgânica

Autores

Chinelate, B.M. (IF SUDESTE MG) ; Spagnol, G. (IF SUDESTE MG) ; Machado, G.R. (IF SUDESTE MG) ; Toledo, T.A. (UFU) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Os compostos de coordenação de moléculas farmacêuticas são uma área em desenvolvimento. Dentre estas moléculas, o ácido salicílico (Sal) e seus derivados além de suas propriedades antiinflamatórias, também interagem com íons metálicos como um poderoso bloco construtor para redes poliméricas com grande potencial para propriedades magnéticas interessantes. Nesse trabalho apresentamos uma nova metodologia de síntese e a caracterização espectroscópica dos complexos [Cu(Sal)2(H2O)] e [Mn(Sal)2(H2O)] que apresenta potencial atividade tumoral.

Palavras chaves

Salicilatos; Compostos de Coordenação; Antiinflamatórios

Introdução

Materiais organometálicos e materiais híbridos inorgânico-orgânico exibindo propriedades magnéticas têm sido projetados, preparados e estudados por diversos grupos de pesquisa. Muitos pesquisadores utilizam estratégias sintéticas de modo que novos ligantes paramagnéticos com atividade redox sejam obtidos (McKinlay, et.al., 2010). A partir destes, é possível obter materiais moleculares onde um íon metálico paramagnético está coordenado a um ligante orgânico . Nessa classe de materiais, uma categoria que tem despertado o interesse é de complexos com sistemas π conjugados, nos quais a combinação da flexibilidade dos orbitais d e π podem gerar sistemas com propriedades ópticas, elétricas ou magnéticas que apresentem potencial interesse tecnológico (Paz, et.al., 2012). Os salicilatos são moléculas versáteis para a construção de sistemas polimétricos, pois além de atuar como ligantes principais também podem atuar como espaçadores permitindo assim aumentar a dimensionalidade dos sistemas obtidos, o que torna esses compostos interessantes devido a potencial aplicabilidade em processos biológicos e tecnológicos. Alguns salicilatos metálicos apresentam atividades biológicas, tais como o salicilato de lítio como diurético e o salicilato de sódio como antipirético, mas em muitos casos a síntese é realizada com o ácido salicílico e não a partir de salicilatos de alquila (Varghese, et.al., 2007). Nesse trabalho foram preparados dois compostos de coordenação a partir do salicilato de metila (Sal), conhecido popularmente como óleo de gaultéria, com íons metálicos de Cu(II) e Mn(II). Os produtos obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho apresentando resultados comparáveis com os já descritos na literatura.

Material e métodos

Muitos métodos descritos na literatura (Zandoná, 2013) de síntese para complexos contendo salicilatos como ligante utilizam refluxo e solventes orgânicos. Contudo, após a investigação de diferentes rotas sintéticas com diferentes fármacos, observamos que a rota sintética em banho ultrassônico apresentava resultados mais satisfatórios. Assim, para a realização da síntese do composto [Cu(sal)2(H2O)] e [Mn(sal)2 (H2O)] foi utilizado o seguinte procedimento: 10ml de Ácido Clorídrico foi adicionado a 16 mmol de Salicilato de metila. A mistura foi deixada por 20 minutos no banho ultrassônico. Em seguida foi adicionado Hidróxido de Sódio como regulador de pH. A solução final foi deixada em repouso na geladeira. Após 7 dias foram adicionados 8mmol de Acetato de Cu(II)/Mn(II) e novamente levado ao banho ultrassônico por 30 minutos. O produto foi deixado em repouso para cristalizar. Após 14 dias, foi observada a formação de cristais cúbicos marrons esverdeados do complexo de cobre e cristais transparentes do complexo de manganês (Figura 1). Os compostos obtidos foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho no espectrofotômetro Frontier da PerkinElmer.

Resultado e discussão

A caracterização dos cristais formados foi realizada por espectros de infravermelho (IV) (Figura 2). Para ambos complexos observou-se novas bandas indicativas de carboxilatos coordenados, enquanto que as bandas características de acetatos ligados a átomos Cu(II) (1622 e 1432 cm-1) e átomos Mn(II) (1667 e 1436 cm-1) não foram mais evidenciadas. No espectro IV do complexo de Cu(II) as bandas de carboxilato foram observadas em 1609 e 1567 cm-1 atribuídas ao estiramento assimétrico (OCO) e estiramento simétrico 1474 e 1395 cm-1. No espectro do complexo de Mn(II) exibem propriedades físico-químicas similares ao de cobre. As bandas de carboxilato foram observadas em 1681 e 1540 cm-1 atribuídas ao estiramento assimétrico (OCO) e estiramento simétrico 1458 e 1319 cm-1Além disso ambos complexos apresentam bandas na região de 840-820 cm-1 que não são encontradas em espectros de ácidos carboxílicos, e que são característicos de moléculas de água coordenadas.

Figura 1

(a) Cristais do complexo de Cobre(II) e (b) Cristais do complexo de Manganês (II)

Figura 2

(a)Espectro IV do complexo de Cu(II) e (b) Espectro IV do complexo de Mn(II)

Conclusões

Os resultados mostram que a nova rota sintética é eficiente para a obtenção de complexos de coordenação contendo salicilatos de alquila como ligantes. A caracterização por espectroscopia na região do infravermelho mostra que os complexos de cobre (II) e manganês (II) são estruturalmente similares. Encontram-se em andamento o estudo das propriedades magnéticas e por difração de raios X em monocristais dos compostos obtidos.

Agradecimentos

Ao IFSUDESTEMG e ao CNPq.

Referências

Alistair C. McKinlay, Russell E. Morris, Patricia Horcajada, Gérard Férey, Ruxandra Gref, Patrick Couvreur, Christian Serre, Angewandte Chemie-International Edition, 2010, 49, 6260-6266.

Filipe A. Almeida Paz, Jacek Klinowski, Sérgio M. F. Vilela, João P. C. Tomé, José A. S. Cavaleiro, João Rocha, Chemical Society Reviews, 2012, 41, 1088-1110.

Greicieli de Lima Zandoná, Síntese, caracterização e estudo da reatividade de salicilatos e benzoatos de alquila resorcinólicos com íons metálicos, Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.

Varghese, H. T. Panicker, C. Y. Philip, D. Mannekuta, J. R. Inamdar, S. R. Spectrochim. 66 (2007)959.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ