DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL ETÍLICO ANIDRO CONTIDO NA GASOLINA TIPO C

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Físico-Química

Autores

Araujo, J.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA) ; Passos, I.N.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA)

Resumo

A gasolina é um combustível fóssil, que é constituído a partir de hidrocarbonetos, onde pode se apresentar em anéis aromáticos, oleofínicos, naftênicos, parafínicos e isoparafínicos, sendo que sua maioria apresenta apenas ligações simples, podendo ter uma variação entre 5 a 12 carbonos. O presente trabalho aborda a qualidade da gasolina tipo C. Em uma proveta de 100 mL, adicionou-se 50 mL da amostra da gasolina tipo C e em seguida completou a proveta com a solução de NaCl 10%, tampou a proveta e agitou a solução, deixou em repouso por 15 min. O resultado obtido mostra que o teor de álcool anidro combustível (AEAC) contido na gasolina está de acordo com a portaria vigente da ANP. Concluindo, que o combustível analisado não possui adulteração, onde sua concentração de álcool é de 26%.

Palavras chaves

Álcool anidro; combustível fóssil; gasolina

Introdução

A gasolina é um combustível fóssil, derivado do petróleo, que é constituída a partir de hidrocarbonetos, onde pode se apresentar em anéis aromáticos, oleofínicos, naftênicos, parafínicos e isoparafínicos, sendo que sua maioria apresenta apenas ligações simples, denominadas de reação saturada, podendo ter uma variação entre 5 a 12 carbonos em sua molécula (CHADWICK et al., 1988). A gasolina também apresenta quantidades de produtos oxigenados em pequena quantidade, podendo ter diversos metais como compostos de nitrogênio e enxofre. Seu ponto de ebulição é estabelecido entre 30 a 215°C. A gasolina sai das refinarias 100% puras, onde são levadas para os postos de distribuição e lá é acometida a inclusão de 25 a 27% de etanol anidro, como determina a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis – ANP. Nos postos de gasolinas, os revendedores podem realizar de forma fraudulenta adulteração desse porcentual estabelecido pela ANP, adicionando mais álcool etílico anidro combustível (AEAC) (CHADWICK et al., 1988). Tendo em vista que o álcool dissolve em água por conta das suas moléculas serem também polares, e sabemos que substancias polar dissolvem-se melhor em solventes polares e substancias apolar dissolvem-se facilmente com solventes apolares, possibilita uma analise do teor de álcool anidro contido na gasolina (BORSATO et al., 2009). O presente trabalho vai abordar a qualidade da gasolina tipo C fornecida pelo posto de combustível Alta Mira comercializado no município de Grajaú – MA.

Material e métodos

Usou-se a solução de NaCl a 10% para facilitar a atração do álcool com a água. Preparou-se a solução de NaCl 10%. Pesou-se 2,211 g de NaCl em uma balança analítica, em seguida transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL e dissolveu-se com água destilada, completou-se até a marca do menisco. Em uma proveta de 100 mL, adicionou-se 50 mL da amostra da gasolina tipo C e em seguida completou-se a proveta com a solução de NaCl 10%, tampou-se a proveta e agitou-se a solução, deixou em repouso por 15 minutos, até que fosse observado a separação dos líquidos. Após a observação final dos volumes, calculou-se o titulo de álcool contido na gasolina pela seguinte formula. T% = Volume do álcool na gasolina / Volume Inicial da gasolina x 100, seguindo o método padrão para determinação de teor de etanol anidro na gasolina, ABNT NBR 13992.

Resultado e discussão

A solução de NaCl (sal) foi utilizada para facilitar a atração entre a água e o álcool, onde eles pudessem se misturar com mais facilidade em um menor tempo. Os resultados volumétricos são expressos na Tabela 1. Notou-se que a amostra da gasolina reduziu para 37,0 mL, conseqüência da dissolução do álcool na solução de NaCl. Realizando o cálculo de determinação do teor de etanol anidro contido na gasolina, temos: T = 13,0 mL / 50,0 mL x 100%, logo T = 0,26 x 100%, onde obtemos T = 26%. A resolução ANP nº 7, de 9/02/2011. O teor de etanol anidro contido na gasolina do tipo C é fixado por Portaria do Ministério da Agricultura, conforme Decreto Nº 3.966/2001. O teor adicionado pode variar de 18 a 27,5%, em volume, segundo a Lei Nº 13.033/2014. O percentual de etanol anidro adicionado À gasolina foi de 20% desde outubro de 2011 até abril 2013, e de 25% desde maio de 2013 até 15 de março de 2015. Desde esta data a variação de etanol anidro na gasolina está entre 25% a 27%. Pelo resultado obtido, de 26% de etanol anidro contido na amostra de gasolina analisada, nos mostra que a gasolina obedece a ultima portaria vigente.

Tabela 1. Resultados dos Volumes obtidos



Conclusões

O resultado obtido na analise da amostra de gasolina do tipo C, mostra que o teor de álcool anidro combustível está de acordo com a ultima portaria vigente da ANP. Concluindo, que o combustível analisado não possui adulteração, onde sua concentração de álcool é de 26%, obedecendo a Portaria vigente, que determina a quantidade do volume de álcool presente na gasolina (ANP).

Agradecimentos

Agradeço a Dra. Ionara Nayana Gomes Passos pelo apoio e incentivo, ao grupo CIENATEC e a Universidade Federal do Maranhão pelo suporte.

Referências

ABNT NBR 13992; Determinação do teor de álcool etílico anidro na gasolina.
BORSATO, Dionísio ET al. Aplicação de redes neurais artificiais na identificação de gasolinas adulteradas comercializadas na região de londrina-paraná. 2009.
CHADWICK, Sharon S. Ullmann’s encyclopedia of industrial chemistry. Reference Services Review, v. 16, n. 4, p. 31-34, 1988.
RESOLUÇÃO ANP Nº 7, DE 9.2.2011 – DOU 10.2.2011.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ