ANALISE DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE CUMARÚ, ANDIROBA E CASTANHA-DO-PARÁ PROVENIENTES DA CIDADE DE ÓBIDOS-PA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Analítica

Autores

Soares, A.M.S. (UFOPA) ; da Silva, A.G. (IFPA) ; Mendes, M.H.S. (UFPA) ; Miranda, I.S. (IFPA)

Resumo

O presente trabalho teve como principais objetivos, investigar alguns parâmetros de qualidade dos óleos de andiroba, castanha-do-Pará e cumaru, os quais são comercializados na cidade de Óbidos-PA. Os parâmetros analisados foram: Teor de índice de umidade; pH; aparência e odor; turbidez; densidade e Índice de acidez. Ao observamos os resultados do trabalho é possível concluir que o óleo de andiroba esta em bom estado de conservação. O óleo de castanha- do-Pará apresentou índices fora dos padrões aceitáveis. O óleo de cumaru obteve valores aceitáveis para comercialização.

Palavras chaves

Analise de qualidade; Óleos; Óbidos-PA

Introdução

As plantas contem uma fonte inesgotável de produtos naturais, geralmente denominados de óleos essenciais, que o homem utiliza nas mais diversas indústrias, nomeadamente nas indústrias alimentar, de cosmética e perfumaria. Nestes grupos destacam-se compostos do metabolismo secundário das plantas onde se encontram diversas substâncias farmacologicamente ativas, regularmente empregues como fármacos. (FIGUEIREDO et al., 2007). A semente do Cumaru é constituída de 30 a 40% de um óleo amarelo-claro, perfumado, que se oxida rapidamente ao contato com o ar. Seu odor peculiar é atribuído a um princípio ativo cristalizável em forma rômbica, conhecido como cumarina . O Óleo de Cumaru pode ser usado como perfume em dose pequena (uma gota) sobre a pele, misturado em óleos neutros retira manchas escuras da pele e mãos, e aplicado sobre a pele, ajuda na circulação do sangue e previne as varizes (ARAUJO et al., 2007). O óleo de andiroba de coloração amarela e sabor amargo são geralmente extraídos da semente da andiroba. Este óleo é muito procurado pelas indústrias cosméticas e farmacêuticas em função de suas propriedades antisséptica, antiinflamatórias, cicatrizantes e emolientes (SILVEIRA, 2003). O Óleo de Castanha-do-Pará é obtido por prensagem das sementes da castanha. Este óleo é constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de sais minerais, proteína (excelsina), vitaminas A, B, C e E. O Óleo de Castanha-do-Pará tem ação emoliente, nutritiva, lubrificante, galactogoga. Pode ser usado em tratamento para cabelos, em produtos para a pele, e para uso interno é indicado para estados de convalescenças, avitaminoses e anemia (ALONSO, 1998). Umas das praticas comuns da cidade de Óbidos-PA, localizado no oeste do estado do Pará, é a venda de diversos tipos de óleos em mercados populares, estes óleos são utilizados para diversos fins, principalmente na medicina popular. Dada a importância do uso destes produtos para o mercado e para fins industriais, o objetivo do trabalho foi analisar os principais óleos comercializados na cidade de Óbidos-PA, uma vez que a maioria destes materiais é vendido sem qualquer controle de qualidade, por isso foram investigados alguns parâmetros de qualidade dos óleos de cumaru, andiroba e castanha-do-Pará.

Material e métodos

Todas as amostras de óleos foram compradas no mercado municipal da cidade de Óbidos-PA. Todos os óleos foram extraídas através de métodos artesanais por moradores da cidade. Para as analises de algumas características de qualidade das amostras, foram feitas: Teor de índice de umidade; pH; aparência e odor; turbidez; densidade e Índice de acidez. Na medida do teor de índice de umidade utilizou o método AOCS Bc 2-49, onde determina-se umidade e materiais (substâncias) voláteis, expressos em porcentagem a partir da perda de peso sobre o peso da amostra. A quantidade é expressa pela diferença de peso da amostra antes e depois de passar pela estufa. O pH foi medido por aparelho medidor pHmetro de bancada, marca:Hach – modelo: HQ411D. A turbidez foi medida através de turbidimetro digital, marca METTLER TOLEDO. A densidade foi medida através do método de medição direto descrita por DE JESUS (2008), onde se pesa em uma balança certo volume de óleo, e através destes parâmetros de massa e volume se encontra a densidade. A análise de Indice de ácidez dos materiais foi efetuado por titulação com solução de hidróxido de potássio (PEREIRA et al, 2009).

Resultado e discussão

Todos os valores encontrados pelas analises de laboratórios estão reunidas na Tabela 1. Os resultados do índice de umidade do óleo do cumaru demonstrou que os valores estão bem aceitáveis, uma vez que os teores de umidade são baixos, isso pode evitar a fácil oxidação e propagação de fungos no óleo. Os valores de umidade para o óleo da castanha-do-Pará sugerem que houve um processo de refinamento antes da venda do produto conforme ARANHA (2012). Para o óleo da andiroba os teores de umidade estão em faixas aceitáveis (<1%), conforme VASCONCELOS e colaboradores (2008) teores de umidade próximos a 0,3% demonstram que o óleo teve um bom preparo e talvez possam ser usados nas indústrias farmacêuticas ou de cosméticos, não sendo apenas este o único parâmetro para tal conclusão. Conforme os valores de densidade obtidos para cada óleo, pode-se observar valores de 0,926 g/cm3 para o óleo de andiroba, estes resultados são bem parecidos pelo valor encontrado por FERREIRA et al (2015) que foi 0,915 g/cm3. Os valores de densidade para o óleo de castanha-do-Pará foi 0,864 g/cm3, estes valores também foram bem parecidos com a literatura os quais encontramos valores médios de 0,897 g/cm3 (CORREA et al, 2016). Já os valores de densidade para o óleo de cumaru foi 0,840 g/cm3, ficaram um pouco abaixo do encontrado por ZAU et al (2014) que foi 0,950 g/cm3. Os aspectos fisicos de cor e odor apresentados pelos óleos, demosntraram bons aspectos de conservação e boa aparência, com excessão do óleo da Catanha-do-Pará o qual apresentou coloração amarelada sendo que o óleo puro é basicamente incolor, e este aspecto pode sujerir mistura do óleo ou oxidação do mesmo. As médias dos valores dos resultados para as análises de índice de acidez demonstraram os seguintes resultados: Para o óleo da andiroba o valor obtido foi 2,62 (mg KOH/g), sendo este valor mais baixo do encontrado por FERREIRA (2005) o qual foi 6,95 (mg KOH/g), esses valores demonstram um bom estado de conservação do óleo pois um valor muito alto de acidez indica que o óleo ou a gordura está sofrendo quebras em sua cadeia e liberando os seus principais constituintes que são os ácidos graxos. Os valores obtidos para o óleo da Castanha-do-Pará foi 6,49 (mgKOH/g), este valor esta acima do valor estabelecido na resolução da ANVISA RDC n° 270 de 22 de setembro de 2005 o qual especifica um valor máximo de 4,0 (mg KOH/g). Já para o óleo do cumaru o valor encontrado foi 0,2 (mg KOH/g), este valor representa também para este óleo um bom estado de conservação (<1).

Tabela 1.

Analises dos óleos de Andiroba, cumaru e castanha- do-Pará.

Conclusões

Ao observamos os valores de Indice de ácides, cor, odor, índice de umidade e pH dos óleos obtidos na cidade de Óbidos-PA, é possível concluir que o óleo de andiroba esta em bom estado de conservação e o método empregado para extração deste óleo proporcionou a ele um baixo índice de umidade fazendo com que o óleo de andiroba obtivesse bons resultados na faixa dos parâmetros analisados. Já o óleo de castanha-do-Pará apresentou índices fora dos padrões aceitáveis e por isso precisa de mais atenção. O óleo de cumaru obteve valores aceitáveis para comercialização e bons valores em seu estado de conservação.

Agradecimentos

Ao IFPA Campus Óbidos e a UFOPA pelo espaço concedido para trabalhar no laboratório multidisciplinar de Química.

Referências

ARAUJO, V.F.; PETRY, A.C.; ECHEVERRIA, R.M.; FERNANDES, E.C.; Plantas da Amazônia para Produção Cosmética.; 2007.

ALONSO, J.R.; Tratado de Fitomedicina – Bases Clínicas e Farmacológicas. ISIS Ediciones SRL, 1998.

AOAC. 1997. Association of Official Analytical Chemists. Official methods of analysis. Arlington: AOAC.

CORREA, K.L; JÚNIOR, F.J.C.S; SILVA, A.H.M; SANTOS, L.P.M; SOUZA, E.C.; BARBOSA, I.C.B.; SILVA, A.S. Caracterização físico-quimic a e quimiometrica do óleo da castanha do Pará comercializados em belém do Pará. 56º CBQ, Belém-PA, 2016.

DE JESUS, V.L.B. e PALMA, D.A. Medição da densidade do óleo: uma discussão sobre sua otimização e diminuição dos custos via incerteza relativa da medição. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, 3302 (2008).

FERREIRA, E. S.; LUCIEN, V. G.; SILVEIRA, C. S. ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO DO ÓLEO FIXO EXTRAÍDO DA SEMENTE DE ANDIROBA (Carapa guianensis Aubl.). In: II Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, Varginha, 2005.

FIGUEIREDO, A.C., BARROSO, J.G., PEDRO, L.G. Potencialidades e Aplicações das Plantas Aromáticas e Medicinais. Curso Teórico-Prático, 3.ª Ed., Edição da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Centro de Biotecnologia Vegetal, Lisboa, Portugal, 2007.

PEREIRA, D.S.; ALZENIR, M.R.; PEREIRA, T.B. Método simples para determinação da autenticidade do óleo de andiroba. 61º Reunião Anual da SBPC – 2009

SILVEIRA, B. I. & CARIOCA, C. R. F. Hidrólise de óleo de andiroba através da catalise ácida e básica. In: Anais do 12ºC Congresso Brasileiro de Catálise, Rio de Janeiro, 2003.


VASCONCELOS, M.A.M.; MATTIETTO, R.A.; GONÇALVES, A.C.S.; OLIVEIRA, P.S ; MOREIRA, P.I.O. ; ALVES, S.M.; MOREIRA, D.K.T. Avaliação do processo de extração e caracterização do óleo e sementes de andiroba (Carapa guianensis Aublet). Anais da Conferência do Subprograma de Ciência e Tecnologia SPC&T Fase II/PPG7, realizado em Belém, Pará, Brasil, de 1 a 4 de dezembro de 2008. Brasília: CNPq, 2009. 579p.


ZAU, M.D.L; VASCONCELOS, R.P; GIACON, V.M; ROCCO F.A.L. Chemical, physical and mechanical properties of particleboardproduced with Amazon wood waste - Cumaru (Dipteryx Odorata) - and castor oil based polyurethane adhesive. Polímeros vol.24 no.6 São Carlos Nov,/Dec. 2014.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ