DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CaCO3 EM AMOSTRAS DE PASTAS DE DENTES COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE BELÉM (PA) ATRAVÉS DE VOLUMETRIA DE RETORNO.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Analítica

Autores

Maia, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Oliveira, A.F.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Mendes, M.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, T.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Costa, M.R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Pereira, S.F.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Os dentifrícios são produtos disponíveis no mercado com a finalidade de limpar e impedir a formação de afecções relacionadas aos dentes. Os abrasivos são os componentes mais importantes nos dentifrícios, pois promovem o polimento dentário. Este trabalho teve o objetivo de determinar o teor de CaCO3 em amostras de pastas de dentes comercializadas no município de Belém (PA) através de volumetria de retorno. Os resultados mostraram que as amostras analisadas possuem concentrações que variam de 32 a 42% em massa de CaCO3. É possível que ocorra o uso abusivo de carbonato de cálcio nesses produtos, uma vez que não se tem controle acerca do uso desse composto em dentifrícios. Conclui-se que a técnica adotada pode ser utilizada para determinar a concentração de CaCO3 em pastas de dente.

Palavras chaves

PASTAS DE DENTE; ABRASIVOS; RETROTITULAÇÃO

Introdução

Os dentifrícios são produtos desenvolvidos a fim de facilitar a remoção ou desorganização da placa e possibilitar a administração de fluoreto à superfície dos dentes. Os dentifrícios são constituídos basicamente por agentes ativos (fluoreto, agentes para melhorar a ação do fluoreto e para controle da placa bacteriana), agentes abrasivos, detergentes, flavorizantes, preservativos e corantes, espessantes, agentes reguladores da viscosidade, umectantes e água (AXELSSON, 2004). A presença de abrasivos nos dentifrícios é importante para a remoção da placa e de manchas, promovendo o polimento dentário. Os abrasivos mais comuns são fosfato de cálcio, sílica hidratada, carbonato de cálcio, dentre outros (MAGALHÃES et al., 2011). Não obstante, o excesso de abrasivos pode causar o desgaste da estrutura dentária, além de ocasionar problemas em pessoas com sensibilidade (MARTINS et al., 2012). Os danos mais comuns causados pelo excesso de abrasivos são: retração da margem gengival e abrasão cervical, além de levar a patologias pulpares e periapicais (JUNIOR et al., 1998). A falta de legislação quanto ao uso de abrasivos, especialmente cálcio, o mais comum entre as pastas de dente mais populares, dificulta o controle do uso dessas substâncias, o que pode levar ao abuso da utilização desses agentes. De acordo com Silva et al. (2001), a composição típica de dentifrícios inclui concentração na faixa de 20 a 55% em massa. Todavia, nenhum estudo é encontrado na literatura relatando a concentração adequada dessas substâncias. Nesse contexto, este trabalho teve o objetivo de determinar a concentração de carbonato de cálcio (CaCO3) em três marcas de pastas de dentes mais populares, comercializadas no município de Belém (PA) através de volumetria de retorno ácido-base, ou retrotitulação.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM-UFPA). Foram selecionadas três marcas de pastas de dente, por serem as mais populares no município de Belém. A técnica consistiu na pesagem de aproximadamente 0,3-0,5 g de pasta de dente em um copo becker, por meio de balança analítica, e adição de 1 mL de solução de HCl 1:1 (4,725 mol/L). Adicionou-se em seguida 10 mL de água destilada, agitando vagarosamente para não formar espuma. O Becker foi levado então a um banho de areia e aquecido a 90 °C por 5 minutos. Após o resfriamento da amostra, adicionou-se mais 40 mL de água destilada. A amostra dissolvida foi então titulada com solução de NaOH 0,1 mol/L usando a fenolftaleína como indicador até a solução adquirir coloração rósea persistente. Todas as amostras foram realizadas em triplicata. Os cálculos realizados neste trabalho foram baseados na estequiometria da reação entre o HCl e o CaCO3: CaCO3 + HCl  CaCl2 + H2O + CO2 A volumetria de retorno é um método usado para determinar a quantidade de um determinado analito, reagindo-o com uma quantidade identificada de excesso de reagente (ácido). O excesso de ácido adicionado à amostra geralmente não reage com outras espécies, então fica dissolvido na solução. Esse excesso é então titulado com um segundo reagente (base) até o ponto de viragem, resultando na quantidade do ácido em excesso, que também revelará a quantidade de matéria de ácido que reagiu e, portanto, a quantidade de matéria de analito. A volumetria de retorno é comumente usada porque sempre fornece uma quantidade exata de reagente e um ponto final preciso de uma reação. Os materiais utilizados em uma retrotitulação são os mesmos utilizados nas titulações comuns.

Resultado e discussão

Os resultados encontrados para as três marcas estão apresentados na Tabela 1. Observa-se que a menor concentração de CaCO3 ocorre para a Marca B, com 32,685%. Nas embalagens dos produtos não há especificação da quantidade de CaCO3 presente em nenhuma das amostras, tornando-se, portanto, difícil o controle de qualidade desses produtos. A maior média de concentração ocorreu para a Marca A, com 42,31%. Junior et al. (1998) realizaram estudo com 15 marcas de pastas de dente e observaram que os 7 dentifrícios menos abrasivos utilizavam carbonato de cálcio como agente de polimento principal. No entanto, os autores não determinaram o teor de carbonato de cálcio presente nas amostras estudadas. Os valores de concentração encontrados neste estudo estão de acordo com a faixa observada por Silva et al. (2001), que indica que a composição típica de dentifrícios inclui concentração de abrasivos variando na faixa de 20 a 55% em massa. Não obstante, ao avaliar a abrasividade das amostras estudadas deve-se levar em consideração o fato de que outros compostos além do carbonato de cálcio podem contribuir para o acréscimo da abrasividade desses produtos, como a sílica e a mica. Os resultados levantam ainda a discussão acerca do uso indiscriminado de carbonato de cálcio em dentifrícios, uma vez que não há nenhuma norma legal que estabeleça limites de carbonato de cálcio nesses produtos, impossibilitando a fiscalização sobre o seu uso. A falta de dados na literatura acerca do uso adequado de abrasivos nas pastas de dente também contribui para esse pouco entendimento dessas questões.

Tabela 1

Resultados encontrados para as três marcas.

Conclusões

Conclui-se que a técnica adotada neste estudo pode ser utilizada para determinar o teor de CaCO3 em pastas de dente. A abrasividade, todavia, não depende apenas do CaCO3. Nesse sentido, a técnica adotada neste trabalho não é capaz de identificar outros agentes abrasivos, como mica, sílica hidratada, dióxido de silício, etc. As marcas utilizadas neste trabalho apresentaram concentração de carbonato de cálcio entre 32,6 a 42,31% em massa. Porém, não há nenhuma faixa de concentração permitida para o CaCO3 ou qualquer outro abrasivo.

Agradecimentos

Os autores agradecem aos técnicos do Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM).

Referências

AXELSSON, P. Use of fluorides. In: AXELSSON, P, editor. Preventive materials, methods and programs. Quintessence Books, p. 263-8, Slovakia, 2004.
JUNIOR, A. C. C. A.; ANDRADE, M. R. T. C.; MACHADO, W. A. S.; FISCHER, R. G. Estudo in vitro da abrasividade de dentifrícios. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo. v.12, n.3,1998.
MAGALHÃES, A. C.; MORON, B. M.; COMAR, L. P.; BUZALAF, M. A. R. Uso racional dos dentifrícios. Rev Gaúcha Odontol. v.59, n.4, p.615-625, 2011.
MARTINS, R. S.; MACÊDO, J. B.; MUNIZ, F. W. M. G.; CARVALHO, R. S; MOREIRA, M. M. S. Composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios: uma revisão da literatura entre 1989 e 2011. Journal of the Health Sciences Institute. v.30, n.3, p.287-91, 2012.
SILVA, R. R.; FERREIRA, G. A. L.; BAPTISTA, J. A.; DINIZ, F. V. A Química e a Conservação dos Dentes. Química Nova na Escola. v.13, p.3-8, 2001.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ