DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CÁLCIO EM AMOSTRAS DE DENTIFRÍCIOS POR MEIO DE VOLUMETRIA DE RETORNO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Analítica

Autores

Mendes, M.H.S. (UFPA) ; Oliveira, A.F.S. (UFPA) ; Maia, M.S. (UFPA) ; Silva, T.M. (UFPA) ; Pereira, S.F.P. (UFPA)

Resumo

Os dentifrícios contêm em sua composição substâncias químicas chamadas abrasivos, responsáveis pelo polimento dentário, sendo o carbonato de cálcio (CaCO3) um dos mais comuns. O excesso desses abrasivos pode causar problemas de descoloração e sensibilidade nos dentes. Nesse contexto, este trabalho tem a finalidade de avaliar os teores de CaCO 3 em pastas de dente e géis dentais por meio de volumetria de retorno. Os resultados mostraram que a técnica é viável de ser empregada para a quantificação de CaCO 3 em dentifrícios. Verificou-se que os géis não contém CaCO 3 , enquanto que as pastas possuem teores que variam entre 32-42% em massa de CaCO 3 , sinalizando a necessidade do estabelecimento de níveis seguros de abrasivos em dentifrícios.

Palavras chaves

Volumetria de retorno; Carbonato de cálcio ; Dentifrício

Introdução

Os dentifrícios são produtos que tem como principal finalidade a manutenção da limpeza do sistema bucal e impedir que problemas relacionados à saúde dos dentes se desenvolvam. Possuem a consistência de pastas ou géis compostos por diferentes substâncias químicas, cada uma com uma função no que se refere à finalidade dos mesmos (MAGALHÃES et al., 2011). Esses produtos devem ser suficientemente abrasivos de tal modo que permitam o polimento da superfície do dente, permitindo a remoção de manchas e sujeitas aderidas a ele, mas não demasiado, para não desgastar o esmalte exageradamente (SILVA et al., 2001). Os abrasivos são os componentes mais importantes em um dentifrício, pois agem aumentando o atrito com o dente, raspando sua superfície e removendo a placa bacteriana formada. Os abrasivos mais usados são carbonato de cálcio, sílica hidratada, pirofosfato de cálcio, dióxido de silício, mica, dentre outros (MARTINS et al., 2012). O carbonato de cálcio (CaCO3) é um abrasivo amplamente utilizado na produção de pasta de dentes, dentifrícios especiais e produtos orais. A maioria dos abrasivos consiste em uma substância não prejudicial para o esmalte, no entanto, pode danificar o esmalte do dente, se muita quantidade é usada com frequência. Como o carbonato de cálcio contém um poder de limpeza, podendo a maior parte de seu uso servindo para remover manchas difíceis como café, chá e refrigerantes na cavidade oral, seu excesso nas pastas e géis dentais como abrasivo também pode causar descoloração e sensibilidade do dente (LANG et al., 1992). Nesse contexto, este trabalho tem a finalidade de avaliar os teores de carbonato de cálcio utilizado como abrasivo em pastas e géis dentais, empregando volumetria de retorno ácido-base, retrotitulação ácido-base.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM-UFPA). Foram selecionadas três marcas de pastas de dente e duas marcas de géis dentais, comercializados no município de Belém(PA). Foram pesados aproximadamente 0,5 g de pasta de dente e cerca de 0,3g de gel dental. A pesagem foi realizada em um copo de Becker com auxílio de uma balança analítica. À pasta de dente foi adicionado 1 mL de solução de HCl 1:1 ,cuja concentração molar era 4,725 mol/L. Nos béqueres com os géis, foram adicionados 20 mL de solução de HCl 0,1 mol/L, agitados e levados a aquecimento de 90 a 95 ºC por 5 minutos para total solubilização.Nos béqueres com as pastas foram adicionados 10 mL de água destilada, e agitados para solubilizar a pasta. Os frascos foram levados a aquecimento a 90-95 °C por 5 minutos para sua total solubilização.Após o resfriamento das amostras, foram adicionados 30 mL de água destilada aos frascos com gel e 40 mL de água destilada aos frascos contendo pasta, totalizando 50mL de solução. Às amostras dissolvidas foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína e tituladas com solução de hidróxido de sódio (NaOH)0,1 mol/L até a solução adquirir coloração rósea persistente. Todas as amostras foram realizadas em triplicata. Os cálculos realizados neste trabalho foram baseados na estequiometria da reação entre o HCl e o CaCO3: CaCO3 + HCl  CaCl2 + H2O + CO2 A volumetria de retorno consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, de reagente ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu, usando um segundo reagente. Diversas aplicações da volumetria de retorno são possíveis, como na determinação de fosfito em amostras ambientais (FRANZINI & NETO, 2007) e na precipitação de íons pelo método de Volhard(VIEIRA et al.,2017).

Resultado e discussão

Os resultados encontrados para as amostras de gel estão apresentados na Tabela 1. Observa-se que as concentrações de CaCO 3 nas amostras de gel dental são inferiores a 0,1% para as duas marcas. No entanto, é possível que esse valor seja correspondente a erros durante a análise. Já para as pastas de dente as concentrações variaram entre 32,69% a 42,31%. A análise dos rótulos mostrou que nenhuma das marcas de gel apresentava carbonato de cálcio em sua composição, justificando, assim, os baixíssimos valores encontrados. Os abrasivos utilizados por essas duas marcas eram a sílica hidratada e a mica, ambos inertes frente ao HCl. No entanto, para as marcas de pasta de dente o CaCO3 foi identificado, sendo o único componente abrasivo para as marcas PA e PC. Para a marca PB, além do CaCO3 foi identificado na rotulagem a presença de sílica. É possível que os menores valores de concentração de CaCO3 para a marca PB seja em decorrência da combinação de dois abrasivos em um único produto. Todavia, não é possível afirmar que as concentrações de CaCO3 nesses dentifrícios estejam dentro de um limite seguro, uma vez que não existe nenhum tipo de legislação que estabeleça níveis aceitáveis de nenhum tipo de abrasivo em pastas de dente ou géis dentais. A falta de dados na literatura referentes a essa questão sinaliza a necessidade de serem realizados estudos para a indicação de níveis seguros desses compostos químicos nos dentifrícios, pelo risco que podem representar principalmente às crianças, idosos e pessoas com sensibilidade. A técnica de volumetria de retorno, ou apenas retrotitulação, apresentou-se confiável para a análise de CaCO3 . Entretanto não é capaz de quantificar outros abrasivos, como a sílica hidratada ou a mica, inertes ao HCl, como foi constatado pela análise dos géis.

Médias do creme dental e do gel dental

A figura em questão mostra as médias de creme dental e gel dental encontradas no experimento feito.

Conclusões

Conclui-se que a técnica de volumetria de retorno é capaz de determinar a concentração de carbonato de cálcio em pastas e géis dentais. As marcas de géis utilizadas neste estudo apresentaram teores abaixo de 0,1%, evidenciando o que a rotulagem dos produtos indicava: a ausência de carbonato de cálcio. Já as pastas de dente apresentaram concentrações elevadas de CaCO 3 , em torno de 30% a 40% em massa, o que sinaliza a necessidade de limites legais aceitáveis de abrasivos nesses produtos, em vista do risco à saúde dos dentes, principalmente de crianças, idosos e pessoas com sensibilidade.

Agradecimentos

Os autores agradecem aos técnicos do Laboratório de Química Analítica e Ambiental.

Referências

FRANZINI, V. P.; NETO, J. A. G. Método Titrimétrico para determinar Fosfito em amostras agroindustriais. Quimica. Nova, v.30, n.2, p.308-311, 2007.
LANG, N. P.; KARRING, T.; LINDHE. J. Chemicals in Periodontics. Quintessence, p.234- 239, Berlin, 1997.

MAGALHÃES, A. C.; MORON, B. M.; COMAR, L. P.; BUZALAF, M. A. R. Uso
racional dos dentifrícios. Revista Gaúcha de Odontologia. v.59, n.4, p.615-625, 2011.
MARTINS, R. S.; MACÊDO, J. B.; MUNIZ, F. W. M. G.; CARVALHO, R. S;
MOREIRA, M. M. S. Composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios: uma revisão da literatura entre 1989 e 2011. Journal of the Health Sciences Institute. v.30, n.3, p.287-91, 2012.
SILVA, R. R.; FERREIRA, G. A. L.; BAPTISTA, J. A.; DINIZ, F. V. A Química e a Conservação dos Dentes. Química Nova na Escola. v.13, p.3-8, 2001.
VIEIRA, B. H. S.; LÃ, R. B. P.; JUNIOR, J. G. R.; LÃ, O. R.; BARRA, C. M. Substituição do Nitrobenzeno pelo Óleo de Soja como uma Proposta para o Ensino do Método de Volhard em Análise Quantitativa. Quimica. Nova, v.40, n9, p.1130-1135, 2017.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ