AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TELES PIRES, MATO GROSSO, NA OCASIÃO DE MORTANDADE DE PEIXES

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Santos, O.A.C. (IFMT) ; Franco, E.O. (IFMT) ; Barros, E.A.N. (IFMT) ; Gomes, A.A. (IFMT) ; Brito, M.C.C.P. (IFMT) ; Pinheiro, M.H.S. (IFMT) ; Santos, O.A.M. (IFMT)

Resumo

O rio Teles Pires, em território mato-grossense, tem a sua maior extensão em área agrícola. Episódios de mortandades de peixes em rios inseridos em áreas agrícolas do Estado têm sido frequentes.A coleta foi feita no rio Teles Pires,município de Sorriso,na ocasião de grande mortandade de peixes. Foram feitas as análises: Temperatura, condutividade, DQO, DBO, pH, sólidos dissolvidos totais, fosforo total, Cl-, PO43-, NO3-, SO42-, Na+, K+,NH4+, Ca2+ e Mg2+. A maioria dos parâmetros avaliados atendem os valores estabelecidos na legislação brasileira. Destaque para os valores de Ca2+, K+ e NO3- podem estar associados a lixiviação do solo, presumindo que esse fenômeno possa ter transportado pesticidas, uma vez que o local com maior número de peixes mortos está inserido em área agrícola

Palavras chaves

Poluição aquática; Pesticidas; Fertilizantes

Introdução

O Estado de Mato Grosso tem uma das maiores reservas de água doce do mundo, com nascentes de inúmeros cursos d’água que formam três grandes bacias hidrográficas do Brasil: a Amazônica, a Platina e a Araguaia-Tocantina (MATO GROSSO, 2018). O rio Teles Pires, um dos mais importantes rios do Estado, com a maior parte da sua extensão em área agrícola. O Estado de Mato Grosso tem sua vocação agrícola consolidada, com reconhecimento no cenário nacional e internacional. Condição que faz do Estado o maior consumidor de fertilizante do país, com mais de 5 milhões de toneladas anuais (ANDA, 2014; IPNI, 2018).Outro destaque é liderança no consumo de pesticida, situação que faz com que o Estado tenha uma exposição média anual de 46 litros por habitante, enquanto que a média nacional é de 7 litros per capita/ano (MPT-MT, 2018). Resíduos de pesticidas são a segunda principal fonte de contaminação das águas brasileiras, atrás apenas do esgoto sanitário (CARRASCO, 2011).O potencial de contaminação ambiental e humana pelos agrotóxicos usados na produção de grãos e algodão na Região de MT, bem como seus impactos sobre a biota, é presumível, embora não tenham estudos mais aprofundados que caracterizem esse impacto (PALMA, 2011). Os Episódios de mortandades de peixes dos rios inseridos nas áreas agrícolas de Mato Grosso têm sido freqüentes, 2015 e 2017,relatos de morte de grande quantidade de peixes no rio Teles Pires a jusante de uma usina hidrelétrica da região (Midia News, 2015;HENTGES, 2017). Neste contexto, este trabalho contribui com a caracterização química preliminar da água do rio Teles Pires, na ocasião de grande mortandade de peixes, tem como principal objetivo o levantamento de dados, para conhecimento da realidade e ponto de partida para novos estudos

Material e métodos

A amostragem foi realizada no rio Teles Pires, no município de Sorriso, em Mato Grosso, próximo ao salto Magessi. A Bacia do rio Teles Pires ocupa uma área de aproximadamente 146.600 km2 incluindo os Estados de Mato Grosso e Pará, Figura 1.O rio Teles Pires com suas nascentes no município de Primavera do Leste, em Mato Grosso, tem a sua maior extensão inserida em área com intensa produtividade agrícola, a principal atividade econômica desenvolvida no Estado. A amostragem foi realizada no dia 11 de novembro de 2017, 3 dias após relato de moradores de morte de grande quantidade de peixes. Foram coletadas 5 amostras entre as coordenadas 13° 36’ 3,37” S 55° 12’ 54,16” W e 13° 35’ 30,53” S 55° 16’ 0,44” W no leito do rio, as amostras foram armazenadas em caixas térmicas e transferidas para o laboratório central da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SEMA). Foram realizadas as seguintes analises: Temperatura da água, condutividade, demanda química de oxigênio (DQO), demanda biológica de oxigênio (DBO), pH, sólidos dissolvidos totais (SDT), fosforo total, cloreto, fosfato, nitrato, sulfato, sódio, potássio,amônio, cálcio e magnésio.As quantificações seguiram a metodologia descrita no 22nd Editionof Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater

Resultado e discussão

Os valores máximos de potássio, nitrato, cálcio, magnésio, temperatura e fosforo total e menor pH (Tabela 1) foram encontrados em pontos próximos a pequeno afluente. Estudos com quantificações de composição iônica de águas superficiais tem sido feitos em vários lugares do mundo, buscando conhecer possíveis fontes dessas espécies para o sistema aquático (ZONG-JIE et al., 2018; PANT et al., 2018; LI et al., 2019; MENTZAFOU; DIMITRIOU, 2019). Dentre as espécies avaliadas, o nitrogênio tem sido alvo de grande preocupação ambiental, estimativas recentes indicam escoamento de espécies nitrogenadas de solo agrícola para o sistema aquático, na ordem de 5 kg por ano por hectare (LIU et al., 2018; LI et al., 2019). A concentração de nitrato na água do rio Teles Pires, na ocasião de grande mortandade de peixes, está próxima dos valores encontrados em estudo recente sobre a taxa de escoamento de nitrato de solos agrícola para corpos d’água, com 86% do escoamento na estação chuvosa (LI et al., 2019). O fenômeno de mortandade de peixes no rio Teles Pires ocorreu no início da estação chuvosa, após um forte evento de chuva na região, período de plantio da soja na região. Na estação chuvosa mais partículas de solos podem ser lançadas no rio, facilitados pela erosão, pelo manejo agrícola do solo, pela topografia do terreno,pelo desmatamento e ausência de mata ciliar (LIU et al., 2018). O local onde foram encontrados a maior quantidade de peixes mortos está inserido em área de intensa atividade agrícola, com ausência da vegetação nativa e de mata ciliar. Com a transferência de solo agrícola para o rio, presume a transferência de sementes tratadas com pesticidas, fertilizantes e resíduos de pesticidas aderidos as partículas de solo, carga com potencial para o fenômeno observado.

Tabela 1

Valores médios, mínimos e máximos das quantificações realizadas nas amostras de água do rio Teles Pires

Figura 1

Localização do sítio amostral (A), amostra sendo coletada (B), vista da margem do rio (C) e peixe morto boiando na superfície do rio (D)

Conclusões

Os resultados obtidos com distribuições de nitrato, potássio, cálcio e magnésio na água do rio, associados a intensa atividade agrícola na região, a ausência de vegetação nativa incluindo a mata ciliar, o evento de chuva, o período de plantio que mesmo sendo direto implica em revolvimento de solos, são condições que possibilitam presumir transferência de partículas de solos agrícolas e ou sementes transportando moléculas com potencial para causar mortes dos peixes.

Agradecimentos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - Propes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Bela Vista

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA DIFUSÃO DE ADUBOS (ANDA). Disponível em: <http://www.anda.org.br/index. php?mpg=03.00.00&ver=por>. Acesso em: 16 ago. 2018.

CARRASCO, L. IBGE: Água contaminada por agrotóxicos. 2011. Disponível em: <http://www.organicsnet.com.br/2011/11/ibge-agua-contaminada-por-agrotoxicos/>. Acesso em: 08 ago. 2018.

HENTGES, A. Legislativo. 2017. Disponível em: <http://www.rdnews.com.br/legislativo/vereador-encontra-peixes-mortos-e-cobra-fiscalizacao-no-rio-teles-pires/85373 >. Acesso em: 08 ago. 2018.

INTERNATIONAL PLANT NUTRITION INSTITUTE (IPNI). Evolução do consumo aparente de N, P, K e Total de NPK no Brasil.Georgia, 2012. Disponível em: <http://brasil.ipni.net/article/BRS-3132#evolucao>. Acesso em: 13 mai. 2018.

LI, C. et al. Identificationofsourcesandtransformationsofnitrate in theXijiang River usingnitrateisotopesandBayesianmodel. Science of The Total Environment, v. 646, p. 801-810, 2019.

LIU, C. et al. Soilcarbonandnitrogensourcesandredistribution as affectedbyerosionanddeposition processes: A case study in a loesshilly-gullycatchment, China. Agriculture, Ecosystems & Environment, v. 253, p. 11-22, 2018.

MATO GROSSO. Geografia. 2018. Disponível em: <http://www.mt.gov.br/geografia>. Acesso em: 08 ago. 2018.

MENTZAFOU. A.; DIMITRIOU, E. Nitrogenloadingand natural pressuresonthewaterqualityof a shallowMediterraneanlake. Science of The Total Environment, v. 646, p. 134-143, 2019.

MIDIANEWS.COTIDIANO / CRIME AMBIENTAL. 2015.Disponível em: <http://midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=247826>. Acesso em: 08 ago. 2018.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EM MATO GROSSO (MPT-MT). 2018. . Disponível em: <http://www.organicsnet.com.br/2011/11/ibge-agua-contaminada-por-agrotoxicos/>. Acessoem: 08 ago. 2018.

PANT, R. R. et al. Spatiotemporalvariationsofhydrogeochemistryand its controllingfactors in theGandaki River Basin, Central Himalaya Nepal. Science of The Total Environment, v. 622-623, p. 770-782, 2018.

ZONG-JIE, L. et al. Environmentsignificanceandhydrochemicalcharacteristicsofsupra-permafrostwater in thesourceregionoftheYangtze River. Science of The Total Environment, v. 644, n. 10, p. 1141-1151, 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ