APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA LARANJA: UMA REVISÃO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Douglas Ferreira da Silva, M. (ULBRA) ; Marques Silva, L. (ULBRA) ; Pereira Santos, S. (ULBRA) ; da Silva Borges, W. (ULBRA)

Resumo

O Brasil esta colocado mundialmente como o maior produtor e exportador do suco de laranja o que gera o acúmulo de toneladas de subprodutos,sendo que tais resíduos possuem grande potencial nutritivo e econômico. Diante deste problema foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório para um levantamento quantitativo com a utilização de dados científicos e então concluímos que os dejetos orgânicos possuem suas infinitas funcionalidades que podem ser expandidas além das indústrias trazendo benefícios para os investidores e reduzindo os impactos ambientais causados por estes resíduos.

Palavras chaves

Aproveitamento; Laranja; Subprodutos

Introdução

Em ranking mundial de produção e exportação do suco de laranja o Brasil se mantém à frente de todos e recentemente a safra brasileira aumentou em 29% nas exportações, então 1,15 milhão de toneladas de suco de laranja concentrado foram exportados pelo país (TOLEDO, 2018; G1, 2016). Assim cotidianamente a indústria de alimentos no Brasil produz grande quantidade de resíduos sólidos orgânicos, sendo os mesmos, grandes poluentes do ecossistema. Os materiais de descartes são cascas, albedo, sementes, aparas e vesículas que possuem capacidade econômica e nutricional elevada (NASCIMENTO, et al., 2013). Na presença deste problema alguns resíduos industriais são direcionados para se tornarem ração animal e fertilizantes, porém a demanda destes produtos é variável, o que torna mais do que necessário a criação de métodos eficazes para o fim destes resíduos (SCHIEBER, et al., 2001). Portanto, esta revisão bibliográfica tem como objetivo apresentar diferentes maneiras de aproveitamento dos subprodutos da laranja, pois segundo Lima et al (2014) esses resíduos possuem potencial como matéria-prima agregando valor nutricional a outros alimentos e consequentemente reduzindo os impactos ambientais.

Material e métodos

Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório para um levantamento quantitativo com a utilização de dados científicos acessados por meio eletrônico na Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e também em outras fontes de pesquisas de artigos. O intervalo de tempo utilizado foi de 2009-2018. Foi selecionado artigos de áreas distintas para que se tivesse uma análise das principais aplicações dos resíduos e quais compostos se poderiam formar ou ser analisados com tais resíduos. O critério adotado para seleção de arquivos teve como base data de publicação, variedades de espécies alvo sendo iguais as espécies comercializadas no Brasil, ou com características semelhantes, para que o foco de se estudar resíduos da laranja e realizar a comparação com outros resíduos resultasse em dados atuais e relevantes levando em conta agropecuária atual do Brasil.

Resultado e discussão

Resíduos orgânicos possui inúmeras funcionalidades e a junção de diferentes tipos podem trazer resultados notáveis, como na produção de carvão ativado, Cavalcante (2015) pontua que esse produto provoca a diminuição do pH, turbidez e da condutividade elétrica na filtragem da água, tendo assim potencial para substituir produtos não sustentáveis e abundantes como tais resíduos. Segundo Dias (2009), a pectina é um composto com alto poder geleificante, sendo utilizado na indústria para dar a textura característica do Iogurtes, já os óleos essenciais são conhecidos na indústria de fármacos como antimicrobianos, citotóxicos e antinflamatórios. A tabela 1, com dados de Rojas (2009), apresenta valores centesimais da extração da pectina partir de subprodutos de cítricos e teores centesimais dos óleos essenciais. A fibra da laranja pode ser um ótimo substituto de gordura de gordura panificação sem que haja alterações em suas características visuais e tecnológicas, além de que alimentos ricos em fibras são mais absorvidos pelo organismo e possuem inúmeros benefícios, como o controle glicêmico. (STOLL, 2015.; CARVALHO, 2012). A tabela 2 mostra dados de carboidratos e fibras de resíduos Storck et al (2015) constatou que a farinha dos resíduos da laranja tem um nível de pH próximo a 4.2, enquanto da acerola ficou em 3.6, e 3.7 para as farinhas da maçã e uva, sendo assim a farinha dos resíduos da laranja tem uma farinha mais próxima da neutralidade do pH, tendo um impacto menor no sabor final ao produto a ser incrementado. Segundo o mesmo estudo, a farinha da laranja possui três vezes mais grupos de polifenol da acerola e 3.5 vezes a quantidade centesimal da maçã, ficando atrás da farinha da uva, que é cerca de 45% maior do que o percentual.

Tabela 1: teor de nutrientes da casca, bagaço e albedo de citros.

*Extraída dos subprodutos da extração do suco **Extraída dos resíduos remanescentes da hidrodestilação

Tabela 2: rendimento centesimal de resíduos de frutos

*Marques (2010) ** Stefanello (2012)

Conclusões

Sendo assim com os devidos dados estudados e apresentados, temos que o benefício da utilização de resíduos da laranja vai além da área de sustentabilidade, produtos formados a partir de tais resíduos podem ser utilizados em diversas áreas como na indústria, com o carvão ativado e o uso de sua pectina, sendo o uso na produção de alimentos funcionais a sua área de maior potencial, visto seu alto índice de fibra e baixo nível de carboidrato, como também a grande presença de grupos polifenóicos, que segundo Pandey (2009) são capazes de atuar no controle da absorção da glicose.

Agradecimentos

Ao professor Dr. Wesley da Silva Borges, pela orientação, suporte e confiança.

Referências

CARVALHO, F. S.; NETTO, A. P.; SACHS, A.; ZACH, P.; ZANETTA, M. T. Importância da orientação nutricional e do teor de fibras da dieta no controle glicêmico de pacientes diabéticos tipo 2 sob intervenção educacional intensiva. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 2012.
CAVALCANTE, V. R. Produção de carvão ativado a partir de resíduos de coco, banana e laranja. Universidade Católica de Pernambuco, Fev. 2015.
DIAS, B. M.; PULZATTO, M. E. Elaboração e avaliação de iogurte adicionado de pectina obtida da casca de laranja pêra (Citrus sinensis L. Osbeck). Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 64, n. 367, p. 26-35, 2009.
G1. Brasil é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja. Disponível em: < http://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-a-industria-riqueza-do-brasil/noticia/2016/09/brasil-e-o-maior-produtor-e-exportador-mundial-de-suco-de-laranja.html > Acesso em 28 de agosto de 2018
LIMA, I. O. S.; MARCONDES, K. C. B.; MOREIRA, A. J.; PEREIRA, M. R. R.; SOUZA, G. F. M. Extração da pectina dos resíduos da casca da laranja e maracujá. Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, Maio. 2014.
MARQUES, A.; CHICAYBAM, G.; ARAUJO, M. T.; MANHÃES, L. R. T.; SABAA-SRUR, A. U. O. Composição centesimal e de minerais de casca e polpa de manga (mangifera indica l.) cv. tommy Atkins. Revista Brasileira de Fruticultura 2010, 32, 1206.
NASCIMENTO, E. M. G. C. do.; ASCHERI, J. L. R.; CARVALHO, C. W. P de.; GALDEANO, M. C. Benefícios e perigos do aproveitamento da casca de maracujá (Passiflora edulis) como ingrediente na produção de alimentos. Rev Inst Adolfo Lutz. 2013; 72(1):1-9
PANDEY, K.B.; RIZVI, S.I. (2009). Plant polyphenols as dietary antioxidants in human health and disease. Oxid Med Cell Longev. 2(5), 270–278
ROJAS LL, J. P.; PEREA V, A.; STASHENKO, E. E. Obtención de aceites esenciales y pectinas a partir de subproductos de jugos cítricos. Vitae, Medellín , v. 16, n. 1, p. 110-115, Jan. 2009.
SCHIEBER, A.; STINTZING, F. C. CARLE, R.; Byproducts of plant food processing as a source of functional compounds: recent developments. Trends Food Science Technology, Cambridge, v. 12, p. 401-41, 2001.
STEFANELLO, C. L.; ROSA, C. S. Composición aproximada de las cáscaras de diferentes frutas. Revista Ciência e Tecnologia 2012, 14, 34.
STOLL, L.; THYS, R. C. S.; FLORES, S. H. Fibra de casca de laranja como substituto de gordura em pão de forma. Cienc. Rural, Santa Maria, v. 45, n. 3, p. 567-573, mar. 2015.
STORCK, C. R.; BASSO, C.; FAVARIN, F. R.; RODRIGUES, A. C. Qualidade microbiológica e composição de farinhas de resíduos da produção de suco de frutas em diferentes granulometrias. Braz. J. Food Technol., Campinas , v. 18, n. 4, p. 277-284, dez. 2015
TOLEDO, M. Brasil bate recorde de venda de suco de laranja ao exterior. Folha de Notícias de São Paulo. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/brasil-bate-recorde-de-venda-de-suco-de-laranja-ao-exterior.shtml > Acesso em 28 de agosto de 2018

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ