Investigação do saneamento básico e qualidade de vida no entorno da Lagoa do Vigário, em Campos – RJ.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Manhães de Souza, V. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA) ; dos Santos Vidal Pestana, M. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA) ; Maciel Lima, R. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA)

Resumo

O saneamento básico corresponde aos serviços que visam oferecer a população condições de infraestrutura promovendo a prevenção de doenças. A Lagoa do Vigário, em Campos dos Goytacazes, sofreu ocupações irregulares o que acarretou na precariedade dos serviços básicos onde os dejetos proveniente da população são eliminados diretamente na lagoa gerando um acumulo de resíduos. O objetivo do estudo é estabelecer relações entre as condições dos serviços básicos com a qualidade de vida dos moradores. Foi realizado analise de água da Lagoa, entrevistas e uma ação educacional com os alunos da Escola local. Os resultados revelaram prática educacional, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos, criando um senso crítico sobre os assuntos ambientais, e uma difusão na comunidade.

Palavras chaves

Educação Ambiental ; Saúde pública; sociedade

Introdução

O saneamento básico constitui-se no conjunto de serviços e instalações referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza pública, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Para Gondium (2008), a escassez de medidas sanitárias configura-se em sérios problemas de saúde pública por meio de patologias infectocontagiosas. O meio urbano vem crescendo nos últimos anos e estabelecendo diversas relações com o meio ambiente. No entanto, as construções e instalações de saneamento básico não acompanham o ritmo do crescimento das áreas urbanas acarretando na perda da qualidade de vida. No Brasil não é difícil identificar regiões que sofrem da escassez no sistema de saneamento. Em Campos dos Goytacazes - RJ, é constante observar bairros e distritos que apresentam deficiência nos serviços básicos, possibilitando encontrar disposição inadequada de resíduos sólidos no ambiente, vazão de esgoto in natura e abastecimento de água inadequado. A Lagoa do Vigário, localizada na área urbana de Campos dos Goytacazes, vem sofrendo ao longo do tempo agressões devido ao grande crescimento populacional. As margens da Lagoa são ocupadas por casas e matadouros que despejam seus dejetos e esgoto na água. Esta região possui uma grande importância econômica e social, pois provem dela parte dos alimentos que os moradores consomem como peixes e mariscos. Mediante a tal problematização, desenvolveu-se um estudo que pudesse identificar os principais problemas de saneamento básico, realizando-se um levantamento de dados sanitários do manejo de resíduos sólidos e analise de água e desenvolvendo um trabalho educacional promovendo a percepção da população quanto aos serviços públicos de saneamento.

Material e métodos

Foram realizadas visitas na comunidade no entorno da Lagoa do Vigário, pertencente ao município de Campos dos Goytacazes - RJ, com extensão de 0,3 km². O procedimento de avaliação do local, quanto as necessidade de saneamento básico foram divididos em quatro etapas: 1) Visitas e registros fotográficos para identificação de zonas com deficiências de serviços de saneamento básico; 2) Elaboração e aplicação de questionário na comunidade, em cinco pontos estratégicos no entorno da Lagoa que apresentaram necessidades de assistência de saneamento de acordo com a seleção na primeira etapa; 3) Coleta e análise de água das cinco zonas selecionadas, sendo de localidades com mais proximidades da lagoa; 4) Aplicação de questionário em escola municipal e conferida uma palestra com dinâmicas. As análises da água coletada foram realizadas na UPEA Campus Rio Paraíba do Sul-IF Fluminense segundo os critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente. (CONAMA) 357/2005 avaliando características físico-químicas e microbiológicas. Foram realizadas em triplicatas, analisando pH, turbidez, condutividade elétrica, solutos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido, temperatura, cloro total, coliformes totais e termotolerantes. As amostras de água para analise microbiológica foi utilizado o método de números mais provável (NMP/100ml) de coliformes termotolerantes. A técnica foi de caráter qualitativo usando o método enzima-substrato, que após completar diluição dos grânulos incubou-se a 35°C por 24h. A avaliação ocorreu com luz ultravioleta para verificar a presença ou ausência de coliformes. A aplicação de questionário para os alunos da Escola Municipal CIEP Brizolão 056 Custodio Siqueira foi realizada para coletar dados prévios. Proferiu-se palestra sobre Saneamento básico.

Resultado e discussão

Observou-se através de registros fotográficos alguns pontos de difícil acesso a orla da Lagoa, devido as ocupações irregulares, acarretando, consequentemente, a deficiência dos serviços básicos, ocasionando a deposição de esgoto, poluição e eutrofização na Lagoa. O acumulo de lixo na orla da Lagoa também promove a proliferação de vetores e transmissores de doenças. Nos questionários aplicados, constatou-se que 2% dos moradores da comunidade utilizam a água da Lagoa, mesmo sabendo que a água poluída pode ocasionar sérios problemas a saúde; 35% da comunidade da Lagoa já sofreu de alguma doença como Hepatite A, Amebíase, Leptospirose, Giardíase, Verminoses e Dengue. As três mais comuns são: Dengue (47%), Verminose (20%) e Hepatite A (12%). A mais comum na região é a Dengue proveniente do acúmulo de água parada. A verminose vem em seguida proveniente do contato dos moradores com os pontos críticos do entorno da lagoa. Para a análise de água, o pH da Lagoa variou entre 7,15 a 7,4, apresentando uma tendência do neutro para o alcalino. Em relação a turbidez, o maior valor medido foi de 8,6 NTU sendo 100 NTU o recomendado. Todos os pontos de coleta de água apresentaram contaminação para coliformes fecais e termotolorantes onde apenas o ponto 5 não apresentou contaminação acima do aceitável. Foram entrevistados em torno de 60 moradores do entorno da Lagoa e 45 alunos da escola local. A aplicação dos questionários permitiu a caracterização socioeconômica da população favorecendo uma relação entre os dados obtidos e as condições de saneamento básico da região. Os alunos mostraram interesse, o que levou consequentemente a realização de uma aula de campo, favorecendo assim uma discussão e conscientização dos principais problemas de saneamento e como eles afetam a população.

Conclusões

O estudo permitiu observar a precariedade nos serviços de saneamento no entorno da Lagoa do Vigário, em Campos dos Goytacazes – RJ, sendo preocupante a constante exposição dos moradores a água da Lagoa, possui resíduos e esgoto provenientes das casas dos próprios moradores, aumentando assim o índice doenças transmitidas por vetores. Desse modo, a pratica educacional torna-se de suma importância para os alunos da escola local promovendo uma conscientização e um censo crítico sobre os assuntos ambientais de modo a mudar os maus hábitos higiênico-sanitário que possam prejudicar o meio ambiente.

Agradecimentos

Referências

BOEING, Fábio. Saneamento ambiental e saúde pública: uma interface para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Revista eletrônica Professare da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP / Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. V.2, n.1. 2013, Caçador (SC): UNIARP, 2013.
BRASIL. Resolução n° 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluente, e da outras providencias. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Brasília, DF, 18 de mar. 2005. 2005. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf>. Acesso em 16 ago. 2018.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n 118, p189-205, 2003. Disponível em: <http:// www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 25 de jul. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ