ANÁLISE DO TEOR DE ELEMENTOS METÁLICOS EM CHÁS DE ERVAS MEDICINAIS PROVENIENTES DO POVOADO MÃE CHICA, ZONA URBANA DE SÃO LUÍS – MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Morais da Costa, G. (UFMA) ; Karla Castro Sousa, J. (UFMA) ; Meira Trindade, J. (UFMA) ; Pedro Dias, F. (UFMA) ; Silva Ferreira, M. (UFMA)

Resumo

O presente estudo determinou as concentrações de Fe, Ca, Cr, Hg, K, Mg, Mn, Na, P, Pb e Zn nas amostras de chás de boldo, erva-cidreira, capim-limão e santa-quitéria coletadas no povoado Mãe Chica, zona urbana de São Luís – MA utilizando as técnicas de EAA e ICP-OES. O trabalho objetiva a avaliação das concentrações dos metais nas ervas e verificar se estes estão em concordância com os valores recomendados pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dos valores obtidos, as amostras de chás de santa-quitéria analisadas apresentaram níveis de mercúrio preocupantes, cerca de 100 vezes acima, com relação aos índices diários recomendados, indicando que os moradores do povoado Mãe Chica/MA encontram-se seriamente expostos a elevadas concentrações de Hg.

Palavras chaves

Metais; Chás; Plantas medicinais

Introdução

A atividade minerária é considerada um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico e social de muitos países. Entretanto, apesar de gerar riquezas e crescimento para a economia brasileira, a indústria extrativa mineral está entre as atividades antrópicas que mais causam impactos socioeconômicos e ambientais negativos (FERNANDES et al., 2014). Dentre os impactos ligados a operação portuária, a poluição atmosférica afeta diretamente a qualidade do ar, solo, dos vegetais e da água tanto nos portos, quanto no seu entorno, podendo atingir comunidades próximas, pois a grande quantidade de material particulado (ou poeiras) que é gerada pelas operações de movimentação (descarga, transporte e armazenamento) fica suspensa no ar (GUEDES, 2005). Considerando que existam atividades industriais realizadas pelas companhias mineradoras na zona urbana de São Luís – MA, o presente estudo propôs-se a identificar e quantificar a concentração de minerais metálicos presente em espécies de ervas medicinais coletadas no povoado Mãe Chica, São Luís – MA através do preparo de chás de boldo (Plectranthus barbatus), erva-cidreira (Melissa officinalis), capim-limão (Cymbopogon citratus) e santa-quitéria (Bryophyllum calycinum) e empregando as técnicas analíticas de Espectrometria de Absorção Atômica (EAA) e Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-OES) a fim de verificar se os resultados obtidos das amostras apresentam elevadas concentrações de elementos metálicos, e se estão de acordo com o nível de ingestão diária recomendado pela ANVISA.

Material e métodos

Foram coletadas amostras de folhas frescas de boldo, erva-cidreira, capim-limão e santa-quitéria no povoado Mãe Chica, São Luís – MA, sendo que as três primeiras foram coletadas no período de estiagem, enquanto a última no período chuvoso. Através do método de infusão e fervura foram preparados os chás para cada erva, obedecendo os seguintes procedimentos: para infusão, aqueceu-se 100 ml de água destilada, até a ebulição, em seguida adicionou-se a uma massa de planta seca de aproximadamente 4,0 g, e tampou-se com um relógio de vidro, aguardou-se cerca de 15 minutos, filtrou-se para separar o material sólido (restos de folhas) do líquido (chá) e guardou-se em um frasco com tampa, previamente lavado até a análise. Para o preparo por fervura, pesou-se aproximadamente 4,0 g de folhas de cada amostra, levou-se à fervura com 100 mL de água destilada em uma chapa aquecedora. O chá ficou em repouso até chegar à temperatura ambiente e em seguida, foi filtrado e guardado em frasco com tampa, devidamente lavado até a análise. As análises dos metais foram realizadas em espectrômetro de absorção atômica com atomização em chama (Varian) para as amostras de boldo, erva-cidreira e capim-limão e em espectrômetro de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (Varian) para a amostra de santa-quitéria. A quantificação do teor de minerais nas amostras foi realizada utilizando-se o método da curva analítica de calibração, com soluções padrões de cada metal preparadas em diferentes concentrações.

Resultado e discussão

As concentrações de ferro para as amostras de chás de boldo, erva-cidreira e capim-limão encontram-se na Tabela 1. As concentrações do mineral avaliado contido nos chás foram comparadas com o valor de referência condizente aos teores diários recomendados que é de 14 mg/dia, segundo a Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC Nº 269, de 22 de setembro de 2005. Comparando-se os resultados obtidos com o que é decretado por lei, é observado que as plantas medicinais coletadas no período de estiagem apesar de apresentarem concentrações que não indicam riscos à saúde da comunidade, devido os valores mostrarem-se abaixo do valor recomendado pela Anvisa, mas percebe-se a presença de ferro dissolvido em todas as amostras, indicando um ambiente favorável à presença desse metal. Para as amostras de chás de santa-quitéria pelos preparos por infusão e fervura, as concentrações de Ca, Cr, Fe, Hg, K, Mg, Mn, Na, P, Pb e Zn foram quantificadas e apresentadas na Tabela 2, usando como referência a Resolução da ANVISA RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005 e Resolução nº 310, de 16 de junho de 1999, de acordo com os limites máximos permitidos das substâncias Hg, Cr e Pb. Os resultados para os chás de santa-quitéria mostram que o teor de mercúrio encontra-se numa concentração cerca de 100 vezes acima do valor máximo permitido pelas resoluções. Considerando que a comunidade frequentemente faz ingestão de chás, essas concentrações são preocupantes, uma vez que o mercúrio pode causar riscos sérios à saúde da comunidade, devido a capacidade de biomagnificação. Com exceção do cromo, que também apresentou concentração relativamente próxima ao valor máximo recomendado pela Anvisa, não foram determinadas concentrações fora das especificações para os outros metais.

Tabela 1

Valores das concentrações de Fe em preparações por infusão e fervura das amostras de chá de boldo, erva- cidreira e capim-limão por EAA.

Tabela 2

Teores dos metais determinados por ICP-OES nas amostras de chás das folhas de Santa Quitéria coletadas no povoado Mãe Chica.

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a região escolhida para coleta das amostras (boldo, capim-limão, erva cidreira e santa quitéria) pode estar suscetível à presença de metais pesados, considerando que grande parte das amostras mostrou a presença desses contaminantes, dando indícios que a região pode ter pontos de contaminação, principalmente por mercúrio. Dessa forma, é necessário um olhar mais sensível àquela região no que diz respeito a análises químicas desses metais em grande diversidade de matrizes.

Agradecimentos

Aos Laboratório de Química do BiCT e Laboratório de Pesquisa em Química Analítica da UFMA, por toda estrutura e equipamento disponibilizados. A João Reis Salgado Costa Sobrinho, pela análise das amostras da planta santa-quitéria.

Referências

FERNANDES, F. R. C. et al. Recursos Minerais e Comunidades: impactos humanos, socioambientais e econômicos. Rio de Janeiro: CETEM/MTC/CNPQ, 2014.
GUEDES, Luis Fernando de Oliveira. Subsídios para a implantação do sistema de gestão ambiental em portos organizados. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Programa de Pós-Graduação Engenharia de Transportes, Instituto Militar de Engenharia, RJ, 2005.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ