DESTINAÇÃO E CONSEQUÊNCIA DO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO CÓRREGO DO PÂNTANO (BEBERIBE-CE)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Silva, C.S. (UECE)

Resumo

Este trabalho enfatiza a importância da educação ambiental e a responsabilidade da população e dos órgãos públicos competentes para a destinação final dos resíduos sólidos no bairro do Córrego do Pântano no município de Beberibe-CE, tendo como argumentos as consequências causadas pelo descarte inapropriado do lixo. Um exemplo principal na visão dos moradores da consequência causada pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos na comunidade são as doenças, provocadas pelo acúmulo e descarte inapropriado de lixo no bairro. Outro exemplo de consequência causada pelo excesso do lixo é a contaminação dos solos e de nascentes de água. Desta forma, recomenda-se meios como os 4Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar) para a diminuição da produção de resíduos sólidos.

Palavras chaves

Resíduos sólidos; Educação Ambiental; Descarte de resíduos

Introdução

Tem-se como objetivo nesta pesquisa apresentar formas para o descarte dos resíduos sólidos, recomendar meios para a redução da produção de resíduos sólidos, conscientizar a população em relação as consequências que o lixo doméstico pode causar nas pessoas e na natureza, conscientizar a população que as queimadas são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente e sugerir a reciclagem como forma de reduzir o lixo e ter uma renda extra. A principal preocupação relacionada à produção de resíduos em todo o mundo está voltada para as repercussões que esses resíduos podem ter sobre a saúde humana e sobre a qualidade do meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, tanto em termos de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção (SANTOS, 2011). Os resíduos sólidos urbanos, vulgarmente conhecidos por lixo, resultam das atividades doméstica e comercial da rotina das cidades. Sua composição varia de acordo com o perfil de cada sociedade, da sua situação socioeconômica, das condições e hábitos de vida locais. Os resíduos geralmente são classificados como: a) Matéria orgânica - restos de comida, papel e papelão, jornais, revistas, caixas e embalagens; b) Plásticos - garrafas, garrafões, frascos e outras embalagens; c) Vidro - garrafas, frascos, copos; d) Metais - latas; e) Outros - roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, bem como resíduos informáticos e tecnológicos (CASSAS, 2016). Atualmente grande da quantidade de lixo gerado pela atividade cotidiana tornou-se um problema vivido pelas cidades pequenas, médias e grandes (PENNA et al., 2017).

Material e métodos

Este trabalho foi realizado nos meses de dezembro de 2017 a maio de 2018, na comunidade rural do bairro Córrego do Pântano, no município de Beberibe-CE. A primeira etapa do presente trabalho teve como base, leitura e análise bibliográfico dos conceitos relativos ao tema proposto, visando um embasamento teórico sobre a questão. A segunda etapa, teve como base conhecer e observar a comunidade do bairro, para descobrir como é feito o descarte dos resíduos sólidos. Foi possível observar que a coleta municipal de resíduos sólidos não abrange esse bairro, gerando consequências negativas para a população, por causa do descarte inapropriado desses resíduos. Constatou-se que muitos moradores enfrentam dificuldades para o descarte dos resíduos sólidos, por consequência, cada um desenvolveu o próprio meio de descartar o lixo. Para identificar as causas e consequências do descarte inapropriado dos resíduos sólidos, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e objetivas, com 40 moradores do bairro do Córrego do Pântano – Beberibe-CE. Com base no questionário foi possível analisar os resultados e dessa forma identificar as principais consequências que os resíduos sólidos em excesso podem causar em uma comunidade.

Resultado e discussão

No gráfico 1, percebe-se a falta de conhecimento dos moradores da comunidade do Córrego do Pântano – Beberibe-CE, 5% apenas da população soube dizer o que são resíduos sólidos, 32% já ouviram falar a respeito, mas não souberam responder, 13% entendiam pouco, mas não souberam afirmar com certeza o que é resíduo sólido, e a metade (50%) dos entrevistados nunca ouviram falar. No gráfico 2, observa-se que para 52% dos moradores, queimar os resíduos sólidos é a principal forma que eles encontraram para fazer o descarte do lixo doméstico, 3% queima ou enterra, 16% cava um buraco e enterra e 29% acumula o máximo de lixo e depois queima. 38 moradores responderam que a reciclagem é benéfica para o meio ambiente, sendo 95% dos entrevistados. Apenas 5% dos entrevistados disseram que a reciclagem não é benéfica para o meio ambiente (gráfico 3). Percebe-se com esse dado que existe o conhecimento da reciclagem como uma alternativa para diminuir os impactos negativos do acúmulo de resíduos sólidos no bairro observado, porém o necessário é que esse conhecimento se torne em ações para a diminuição da quantidade de lixo jogado ao meio ambiente, usando o sistema dos 4Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar). Foi possível observar que 5% da população do bairro tem a consciência da necessidade de haver a coleta seletiva, visando a proteção do meio ambiente, 2% acredita que deve ser feito o descarte do lixo através da queima, 3% respondeu que o ideal seria enterrar os resíduos sólidos e 90% dos entrevistados responderam que os descartes deveriam ser realizados através da coleta municipal de resíduos sólidos (gráfico 4). A população identifica que a principal consequência que o lixo pode trazer a comunidade são as doenças.


Você sabe o que são resíduos sólidos?

Gráfico 2

Qual a principal forma que você utiliza para o descarte dos resíduos sólidos da sua residência?

Gráfico 3

A destinação que os moradores dão para os resíduos sólidos em forma de reciclagem é benéfica para o meio ambiente. Você concorda?

Gráfico 4

Na sua opinião como deve ser feito o descarte dos resíduos sólidos?

Conclusões

Este trabalho espera contribuiu para o conhecimento e a conscientização da eliminação mais correta dos resíduos sólidos produzidos no bairro do Córrego do Pântano em Beberibe-CE. Conclui-se que o descarte inapropriado dos resíduos sólidos, traz consequências graves, como doenças, entretanto essas consequências podem tornar-se obsoletas, quando é passado o conhecimento em forma de educação ambiental para as famílias que vivem em situações de risco por causa do acúmulo de resíduos sólidos. 4Rs mostra o caminho que todos devem seguir antes de tudo: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura EaD em Química da UECE; Polo de Beberibe- CE; População do bairro Córrego do Pântano no município de Beberibe-CE

Referências

CASSAS, Fernando. Conscientização Socioambiental a respeito da Geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Extensio UFSC, ISSN 1807-0221, Florianópolis, v. 13, no 23, p. 142-156, 2016.

PENNA, Luiz Fernando da Rocha Penna, FIALHO, Kátia Cristina de Oliveira Fialho, ALMEIDA, Jane Bruna de Almeida, ASSIS, Flávio José de. Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Estudo de Caso no Município de Itanhomi-MG. VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Campo Grande/MS – 27 a 30/11/2017. Disponível em:
http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2017/III-024.pdf. Acesso em: 05 jun. 2018.

SANTOS, Guilherme Garcia Dias dos. Análise e Perspectivas de Alternativas de Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos: O Caso da Incineração e da Disposição em Aterros. Dissertação de Mestrado do Programa de Planejamento Energético, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:
http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/GuilhermeGarciaDiasDosSantos.pdf. Acesso em: 05 jun. 2018.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ