AVALIAÇÃO DO DESCARTE DE BATERIAS NAS ASSISTÊNCIA TÉCNICAS DE SMARTPHONES E CELULARES NO BAIRRO DA CAMPINA, BELÉM- PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Rodrigues, R.C.O.A. (IFPA - CAMPUS BELÉM) ; Ferreira, R.B.V. (IFPA - CAMPUS BELÉM) ; Oliveira, J.S. (IFPA - CAMPUS BELÉM) ; Rodrigues, E.A. (IFPA - CAMPUS BELÉM)

Resumo

No Brasil, o consumo de pilhas e baterias está crescendo rapidamente. E a carência de alternativas para o descarte correto e a falta de informação da população consumidora faz com que esses resíduos, que têm em sua composição metais pesados, sejam descartados de maneira inadequada, causando riscos ao meio ambiente e à saúde. O objetivo deste trabalho é avaliar o descarte de baterias pelas assistências técnicas de smartphones e celulares no bairro da Campina, Belém-PA. Os resultados obtidos através de questionários sinalizam a necessidade de orientar e capacitar os profissionais atuantes em assistências técnicas de smartphones e celulares do bairro estudado.

Palavras chaves

Baterias; Descarte; Meio ambiente

Introdução

Hoje em dia os smartphones tornaram-se necessidade básica para uma grande parcela da sociedade atual, suas utilidades estão na capacidade que um pequeno dispositivo de aparelho celular tem de nos aproximar da nossa família, amigos e colegas de trabalho, por diversos meios e de extrema importância para continuarmos antenados e conectados nas informações que acontecem em qualquer lugar do mundo. Com a inovação tecnológica e o aprimoramento de aparelhos celulares, com sistemas mais expressivos, virou um hábito trocar um aparelho de celular seminovo por um que possui uma tecnologia mais sofisticada. Sendo assim, gera o descarte de aparelho velho e ultrapassado para a compra de um mais moderno. Isso fortalece a idéia de que o número de resíduos químicos a serem descartados só tem a crescer. No Brasil, esse hábito ganha força pelo aumento de poder de consumo das pessoas, o brasileiro troca de aparelho celular em média a cada dois anos de uso (CNPQ, 2012). Os danos que uma pilha e bateria podem causar ao meio ambiente são inúmeros. Pois estes dispositivos contem em sua composição metais pesados, como: cádmio e lítio, entre outros. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo levantar informações sobre o descarte de baterias de celulares nas assistências técnicas no bairro da Campina, Belém-PA.

Material e métodos

O estudo foi desenvolvido em assistências técnicas de smartphones e celulares situadas no bairro da Campina, na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Esse bairro foi escolhido por ser o centro comercial da cidade de Belém e, por conseqüência, apresentar um expressivo número de assistências técnicas de celulares e atenderem não somente os habitantes do bairro, mas também grande parcela da população de Belém e região metropolitana. A coleta de dados foi realizada em uma etapa, por meio de questionários aplicados em 32 assistências técnicas, no período de novembro a dezembro de 2017. No total foram produzidas oito questões fechadas, que variam em dois parâmetros de avaliação: sim e não. Para elaboração do questionário foram levados em consideração aspectos referentes a presença de substâncias tóxicas nas baterias, dano ambiental provocado pelo descarte inadequado desses materiais, conhecimento da legislação vigente, responsabilidade da destinação correta, reciclagem desses resíduos, conhecimento de pontos de coletas na cidade, descarte de baterias pelas assistências técnicas e conscientização de clientes. Os dados coletados, resultantes das respostas advindas dos questionários, foram dispostos em planilhas e, após o tratamento dos dados, foram gerados gráficos no programa Microsoft Excel® 2007 com o objetivo de melhor visualizar os resultados.

Resultado e discussão

Comparando os resultados obtidos com os dados de outros autores, Tabela 01, é possível observar que, quando questionados sobre a presença de materiais tóxicos nas baterias (P1), sobre o perigo de descartar esse material no meio ambiente (P2), sobre conhecer a Resolução CONAMA 401/2008 (P3) e sobre ter ouvido falar sobre reciclagem de baterias (P5), as assistências técnicas de smartphones e celulares apresentaram maior conhecimento a respeito do tema pesquisado em relação a população em geral. Fato compreensível, pois esse é um público especializado. Ao serem indagados sobre conhecer postos de coleta na cidade (P6), os dados obtidos na literatura foram mais satisfatórios, o que possibilita inferir que as assistências técnicas sabem que as baterias podem ser recicladas, porém metade não conhece postos de coleta na cidade. Situação que pode ser justificada pela inexistência de estrutura de coleta e divulgação da localização dos pontos de coleta. Já sobre a forma de descarte escolhida pelas assistências (P7), apenas 47% descartam as baterias em postos de coleta, o que corrobora os 50% que conhecem postos de coleta. Mas o que chama a atenção é a parcela que tem o lixo comum (34%) como destinação das baterias. Na literatura, 71% da população sabem da localização de postos de coleta, porém menos de 18% depositam suas baterias nesses locais, sendo o lixo comum a forma de descarte prevalente entre a população. No Gráfico 01 é possível visualizar que há divergência de opinião sobre a responsabilidade do descarte de baterias, quando na legislação diz que a responsabilidade é compartilhada (BRASIL, 2010). O Gráfico 02 revela que 81% das assistências não fazem propaganda a respeito do descarte de baterias em suas lojas.

Tabela 1

Tabela de comparação dos resultados obtidos com os encontrados na literatura.

Gráficos da P4 e P8

resultados gráfico das perguntas 4 e 8 do questionário aplicado.

Conclusões

Foi constatado que a maior parte das assistências técnicas pesquisadas sabe que as baterias podem ser recicladas, porém menos da metade descartam as baterias usadas em postos de coleta. Também se tornou evidente o desconhecimento das leis e a falta de informações aos clientes a respeito do descarte correto das baterias, sinalizando a necessidade de orientar e capacitar os profissionais atuantes em assistências técnicas de smartphones e celulares do bairro da Campina em Belém.

Agradecimentos

Ao IFPA e às Assistências Técnicas pesquisadas.

Referências

ALMEIDA, G. S.; SILVA, D. S. S.; TRINDADE, C. S.; SALES, L. L. N. Destinação final de pilhas e baterias: um estudo de caso São Luís, Maranhão. Revista do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB-CEDS, São Luís, v. 1, n. 4, jan./jul. 2016. Disponível em: http://sou.undb.edu.br/ceds/revista/edicao/1/4?utm_
source=direto. Acessado em: 15 mai. 2018.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 401, de 04 de novembro de 2008. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=589. Acessado em: 27 abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em:http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos. Acessado em: 27 abr. 2018.

BRUM, Z. R. SILVEIRA, D. D. Educação ambiental no uso e descarte de pilhas e baterias. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria – RS, v. 2, n.2, p. 205-213, 2011.

CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Baterias de celular usadas: 42 toneladas serão descartadas no Brasil este ano – Julho de 2012. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/julho/pesquisa-preve-descarte-de-42-toneladas-de. Acessado em: 12 mai. 2018.

KEMERICH, P. D. C.; MENDES, S. A.; VORPAGEL, T. H.; PIOSEVAN, M. Descarte Indevido de Pilhas e Baterias: A Percepção do Problema no Município de Frederico Westphalen – Rs. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 8, n. 8, p. 1680-1688, Set./Dez, 2012.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ